sábado, 6 de junho de 2009

JOGO NA ÁREA - Marcelo de Quadro





GRÊMIO VENCE E AVANÇA NA TABELA Na quinta-feira o tricolor fez o dever de casa e, se não jogou bem, pelo menos acabou um pouco com a ansiedade e goleou o Náutico por 3 x 0. Agora o técnico Paulo Autuori tem um bom tempo até o jogo contra o Fluminense, no dia 14, no Maracanã. Até lá será possível avaliar melhor o plantel e começar a treinar a sua ideia de time. A vitória serve de alívio também para a campanha na Libertadores. Um time de bem com a vida, de cabeça fria e bem orientado, rende mais dentro de campo e tudo flui naturalmente. Até a solidariedade entre o s jogadores flui numa boa e aí entra o fator sorte. Para quem trabalha, bem e bastante e não fica devendo nada para ninguém. Mas não nos enganemos, valeu pela vitória.

O Náutico bem que teve as suas oportunidades e não abriu o placar por um destes fatores inexplicáveis do futebol. Aquela máxima continua valendo no esporte bretão: 'quem não faz, leva'. Foi o que aconteceu aos pernambucanos, que aliás, agora estão na 5ª colocação. Perderam uma posição por causa desta derrota para o Grêmio. Mas mostraram que tem um time regular e bem treinado por Waldemar Lemos. Há quem diga que o primeiro gol gremista foi em impedimento. Mas como a arbitragem validou...

Souza parece que não é mais o queridinho da torcida. Logo ele que marcou dois gols contra o Náutico. Além disso é o referencial técnico no time gremista. Claro, tem Tcheco que faz uma articulação eficiente e por vezes parece que some do jogo. Mas o Souza também padece deste sintoma. Faz grandes jogadas, belos chutes e gols importantes, mas de repente, cadê o Souza? Certamente Autuori vai ter que conversar com esta dupla que é cérebro e coração do tricolor.

Enquanto isso o argentino Maxi López vai se firmando como titular absoluto no comando do ataque. Lembram do Perea? Será que ainda está no Olímpico? Estava para ser negociado. Vou investigar isso e conto amanhã. Mas quando estava integrado ao plantel principal, o colombiano chegou a ser o número 1 do ataque. Depois vieram as lesões e a perda da potência do futebol. A fila andou: Alex Mineiro, Jonas, Herrera, Douglas Costa. Mais algum? A torcida tem demonstrado, pelo menos uma parte dela, que é apaixonada pelo gringo Maxi López.

O Internacional tem uma parada duríssima contra o Cruzeiro, neste domingo, 18h30, lá no Mineirão. D’Alessandro não joga. O substituto deve ser Andrezinho, ou mesmo Giuliano, que tem recebido oportunidades um pouco mais à frente. Vamos ver o que pensa o técnico Tite. Mas, apesar de ser um duelo com repercussão de clássico, nada, por enquanto é mais prioritário na cabeça dos colorados do que pensar nas duas partidas da decisão da Copa do Brasil.

A primeira partida contra o Corinthians será em São Paulo, dia 17, n o Pacaembu. A decisão será em casa, no Beira-Rio, no dia 1º de julho, às 15 horas. Fernando Carvalho, inteligentemente, já disse que é primeira vez neste ano que o Inter vai para uma decisão sem ser o favorito. É a tentativa de passar a responsabilidade para os comandados de Mano Menezes. Está certíssimo. Mostra que o Inter já começa a preparar a cabeça do torcedor, da mídia, dos seus jogadores e até do adversário. Que venha Mano Menezes e Ronaldo Nazário! Taison e Guiñazu vos aguardam para o combate final, na beira do rio. Vale uma vaga da Libertadores de 2010. Pode ser o presente do Inter para a sua torcida no ano do Centenário. Este título, se vier, certamente vai fazer com que o colorado atinja e supere a marca dos 100 mil sócios em 2009. É um marco invejável. A direção está de parabéns pelo empenho e estratégia até agora.


(Do site Lancenet)
‘CORINTHIANS É O FAVORITO - de acordo com o site da CNN International, está entre os cinco melhores treinadores da temporada 2008-2009.
Ao lado de Josep Guardiola, do Barcelona (ESP), Alex Fergunson, do Manchester United (ING), José Mourinho, da Inter de Milão (ITA), e de Manuel José de Jesus, Al-Ahly (EGT), Mano Menezes, pela segunda vez seguida finalista da Copa do Brasil com o Corinthians, foi citado na reportagem como o principal responsável pelo “ressurgimento” do clube paulista.
Comandando o clube do Parque São Jorge desde o dia 5 de dezembro de 2007, Mano contabiliza um ótimo desempenho. Em 105 jogos, o técnico soma 63 vitórias, 29 empates e 13 derrotas. Nesta temporada, o rendimento é ainda melhor: 36 jogos, 19 vitórias, 15 empates e apenas 3 derrotas.’ (fonte: Lancenet)


KAKÁ PODE SE IGUALAR A ZICO - (Do site Globoesporte)Artilheiro da Liga dos Campeões em 2006-2007, Kaká já mostrou que tem faro de gols. Agora, está perto de colocar seu nome ao lado de dois dos maiores goleadores do futebol brasileiro: se marcar mais duas vezes, o craque empatará com Romário e Zico como um dos artilheiros do Brasil na história das eliminatórias .

O Baixinho e o Galinho têm 11 gols, cada, no torneio classificatório para a Copa do Mundo. Tostão e Ronaldo, com 10, aparecem em seguida. Kaká está com nove, à frente de Rivaldo (oito), Bebeto e Adriano (sete), e Pelé e Careca (seis).
Desde que se apresentou a seleção, Kaká não deu entrevistas. O jogador está perto de ser anunciado como reforço do Real Madrid, que pagará €65 milhões (R$ 179,1 milhões) pelo ex-são-paulino ao Milan. Segundo a imprensa italiana, a transferência so será anunciada após as eleições do Parlamento Europeu, neste fim de semana, já que Silvio Berlusconi, primeiro-ministro do país e dono do Milan, teme perder votos com a saída de Kaká. A confirmação deve sair no próximo domingo. (fonte: site globoesporte)
Craques da seleção tentam o que jamais viram: bater o Uruguai em Montevidéu
‘Nenhum dos 23 convocados por Dunga era nascido em 1976, na última vitória brasileira no Centenário. Seleções duelam às 16h de sábado.

Há 33 anos, o Brasil não vence o Uruguai no estádio Centenário, em Montevidéu. Palco da partida deste sábado, às 16h (horário de Brasília), entre as duas seleções pela 13ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Faz tanto tempo que nenhum dos 23 jogadores convocados pelo técnico Dunga para o duelo era nascido. Uma geração inteira que nunca viu a seleção vencer o rival sul-americano no local histórico da final da primeira Copa do Mundo.’ (fonte: site globoesporte)

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 05.06.09
Quem é WARREN BUFFET ?
Warren E. Buffett nasceu no Nebraska, USA, filho de Howard Buffett, foi um corretor da bolsa e membro do Congresso dos Estados Unidos da América. Warren Buffett tem duas irmãs, Doris e Bertie. Seu avô era dono de uma loja de produtos alimentares em Omaha. Estudou na Universidade do Nebraska, e fez um mestrado em economia na Escola de Negócios de Colúmbia, sendo aluno de Benjamin Graham.Trabalhou com Graham, onde seguiu as regras de investimento de seu mestre. Voltou a Omaha em 1956 sem nenhum plano em mente, até que alguém lhe pediu que cuidasse de seus investimentos. Assim foi como Warren Buffett começou. Em 1969 tinha lucros anuais de cerca de 30%. Mais tarde desenvolveu todas as suas sociedades e adquiriu uma firma têxtil, a Berkshire Hathaway. . Com a crise econômica em 2008 perdeu 25 bilhões de dólares. Mesmo assim, segundo a revista Forbes, é a segunda pessoa mais rica do mundo no ranking de 2009, sendo ultrapassado por Bill Gates, que já havia permanecido com o título de homem mais rico do mundo durante 13 anos. Apesar de sua imensa fortuna, Buffet é famoso por levar uma vida frugal e despretensiosa, pois continua vivendo na mesma casa, no bairro de Dundee em Omaha, comprada em 1958 por 31.500 dólares. Sobre o destino de sua fortuna, Buffett costumava dizer que deixaria para os filhos apenas o suficiente para que eles fizessem o que quisessem,e não demais, senão eles não fariam coisa alguma, e o resto doaria para a caridade. Foi o que fez. Em junho de 2006, se comprometeu em doar sua fortuna para a caridade , sendo que 85% foram destinados para a Fundação Bill e Melinda Gates, fato que ganhou fama como a maior doação em dinheiro a uma instituição filantrópica da história. O desempenho de seus negócios espelha seu enorme talento para multiplicar dinheiro – dele e dos outros. Em 1965, quando assumiu o controle da Berkshire Hathaway, então uma firma de origem no setor têxtil mas que também vendia seguros, as ações da companhia eram negociadas a menos de 10 dólares cada uma. Hoje, uma única ação custa quase cem mil dólares, uma assombrosa valorização de 1.000.000% em quarenta anos. Quem tivesse aplicado cem dólares na firma de Buffett, em 1965, teria hoje um milhão de dólares. Os mesmos 100 dólares aplicados na média do Dow Jones equivaleriam a praticamente 1 500 dólares.Buffett ganhou sua fortuna baseando seus investimentos em empresas com potencial de crescimento no longo prazo. Alguns de seus investimentos foram: American Express, Walt Disney Company, Coca-Cola Company, Gillette.
A partir de hoje, periódicamente vou registrar alguma frase atribuida ao mega investidor
"Grandes oportunidades de investimento surgem quando empresas excelentes estão cercadas de cirscunstâncias incomuns e que fazem suas ações serem a mal avaliadas."


Wall Street sem tendência uniforme.Lá fóra, o mercado encerrou a semana em dia de sessão instável, com certo animo por parte dos investidores mo inicio da tarde acabando por ceder pela pressão do setor financeiro. Além do movimento de ajuste em relação aos recentes ganhos, as bolsas norte-americanas foram pressionadas também pelas palavras da presidente do Fed de São Francisco, que declarou que a elevação nos yields dos Treasuries pode ser um alerta para pressões inflacionárias. Por outro lado, os dados sobre o mercado de trabalho dos EUA trouxeram ânimo aos investidores, com os indicadores do nivel de emprego sinalizado avanço maior que esperado da taxa de desemprego, de 8,9% para 9,4% (previsões eram de 9,2%), mas o destaque ficou para o fechamento de 345 mil postos de trabalho na economia, que ficou bem abaixo das estimativas do mercado que rondavam a casa de 520 mil a menos. Na esfera corporativa, dando os primeiros passos do processo de reestruturação após a concordata no início desta semana, a General Motors teve disparada de 16% em seus papeis nesta sessão com o anuncio de que venderá sua divisão Saturn para a Penske Automotive Group, por algo entre US$ 100 milhões e US$ 200 milhões, conforme noticiado pela agência CNN.


Já o Petróleo, recua após renovar máxima do ano durante a tarde e fecha com leve perda. Em Londres o BRENT fechou a US$ 68,37 ( queda de 0,49% ) , e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 68,45 por barril ( queda de 0,54% ). As cotações,recuaram devido ao ganho do dolar frente a outras moedas globais, o que geralmente exerce pressão de queda na cotação do barril de petróleo, tanto para compensar a variação do câmbio (visto que o preço do petróleo é expresso em dólares) quanto pela migração de investidores para outras aplicações.




Por aqui, contagiado pelo mau humor externo de Wall Street e sob pressão dos papéis de Petrobras, influenciada pala baixa cotação do barril do petróleo, e pelas produtoras de celulose, o indice doméstico acabou cedendo nesta sexta-feira , embora apresentando a sua terceira alta semanal. Também entre os destaques de baixa do índice, os ativos do setor de papel e celulose tiveram forte baixa depois dos ganhos da véspera, com destaque novamente para VCP e Aracruz, sebdo que o destaque negativo do dia, ficou por conta dos papéis da JBS , depois da forte subida de ontem. Oscilando entre os 53.050 pts e os 54.626 pts, com um volume financeiro R$ 4,86 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando na máxima do dia, aos 53.341 pontos, representando uma pequena perda de 0,23% em relação ao fechamento de ontem. No diário, em movimento lateral em canal lateral e ainda se mantém sem tendência definida.
As maiores altas do dia ficaram por conta da Usiminas ON ( 5,28% ), Cemig PN ( 2,75% ), Lojas Renner ON ( 1,79% ), Usiminas PNA ( 1,64% ) e Sid Nac ON ( 1,57% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da JBS ON ( 5,45% ), VCP PN ( 3,66% ) Cosan ON ( 3,06% ), ALL UNT ( 3,01% ) e TIM Part ON ( 2,80% ).
Já o dolar comercial, teve dia de forte volatilidade com ganhos amenizados ao final da sessão. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9560 apresentando uma uma alta de 0,77% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 0,86%, e no ano de 2009 acumula desvalorização de 16,22%. No mercado paralelo ainda se manteve estável nos R$2,3000, representando um ágio de 17,59% em relação ao dólar comercial.

IBOVESPA praticamente fecha na estabilidade aos 53.350 pontos.
INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,15%
Standard & Poor's 500 - queda de 0,25%
Nasdaq - queda de 0,03%
FTSE 100 - alta de 0,18%
Nikkei - alta de 1,18%
Merval - queda de 0,99%
WINFUT queda de 0,27% - 53.115,00 pontos - no ano 39,78%.
IBOVESPA queda de 0,23% - 53.341,01 pontos - no ano 42,05%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- PETR4 queda de 0,32% - 33,98 ( MIN 33,80, MAX 34,87 ) no ano 48,77%
- VALE5 alta de 0,25% - 32,50 ( MIN 32,40, MAX 33,40 ) no ano 36,04%
- GGBR4 alta de 0,67% - 22,40 ( MIN 22,30, MAX 22,98 ) no ano 48,74%
- ITUB4 queda de 0,84% - 31,73 ( MIN 31,16, MAX 32,65 ) no ano 21,57% ( Antiga ITAU4 )
- CSNA3 alta de 1,57% - 48,65 ( MIN 48,20, MAX 49,65 ) no ano 67,76%
- USIM5 alta de 1,64% - 40,35 ( MIN 39,72, MAX 41,05 ) no ano 52,15%
IBOVESPA - Subiu 2,13% nos primeiros 10 minutos quando obteve a máxima do dia. A partir dai inverteu e passou o restante do intraday em canal de queda e com pequena recuperação ao final do pregão acabou fechando aos 53.341 pontos, representando uma pequena perda de 0,23% em relação ao fechamento de ontem. No diário, em movimento lateral em canal lateral e ainda se mantém sem tendência definida.
MIN do dia 53.050 pontos / MAX do dia 54.626 pontos

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tarcísio recebe ministro Carlos Luppi na Prefeitura



A visita do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, movimentou a manhã desta sexta-feira, 5, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Além do prefeito Tarcísio Zimmermann e da vice-prefeita Lorena Mayer, Luppi foi recepcionado pelo secretariado hamburguense, vereadores, lideranças sindicais e imprensa. O objetivo do encontro, que aproveitou a passagem do ministro pelo RS, foi apresentar a ele dois temas de grande importância para Novo Hamburgo: a solicitação de que a unidade local do Sistema Nacional de Emprego (SINE) seja municipalizada e a necessidade de investimentos na qualificação profissional de trabalhadores e empreendedores hamburguenses.

A proposta da municipalização do SINE foi apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Carlos Finck. Segundo ele, a situação atual sobrecarrega o município que, através da Agência Municipal de Empregos (AME), realiza a maioria das ações que seriam de responsabilidade do SINE, mas não recebe recursos para isso. “Quando assumimos, o SINE não estava mais fazendo nem as carteiras de trabalho. A AME tinha que fazer tudo, mas contando apenas com a verba própria”, explicou. O prefeito Tarcísio complementou a justificativa da solicitação, explicando que o objetivo é integrar todos os serviços relacionados ao trabalho num só local. “Queremos criar um Centro de Desenvolvimento, Trabalho e Renda completamente integrado, que assuma todas as demandas ligadas ao tema. Já dispomos inclusive de linhas de fomento e microcrédito, em parceria com a Caixa RS”, salientou.

Luppi orientou para que seja feito o cadastro do município junto ao Ministério, pois este é o primeiro passo para a formalização do convênio necessário. Segundo ele, no entanto, é difícil que esta mudança seja concretizada ainda em 2009, em função das leis relativas ao exercício fiscal e à destinação orçamentária. “Há alguns empecilhos para realizarmos a mudança ainda neste ano, mas no próximo com certeza poderemos implementar um SINE municipal”, comprometeu-se o ministro.

Conforme o secretário Finck, uma pesquisa realizada pela SEDETUR revela que Novo Hamburgo possui forte carência na área de qualificação, inclusive com relação aos empreendedores, fato que exige investimentos neste setor. “Precisamos de alguma ferramenta mais efetiva para superar este déficit, uma ação de maior porte, e para isso contamos com o Ministério”, expôs Finck. A área prioritária para este investimento, conforme o prefeito Tarcísio, seria a de tecnologia da informação e a qualificação será feita através de parcerias com entidades como a Fundação Liberato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Quanto a este tema, o ministro acredita poder contribuir mais rapidamente. “Já tenho à mão o Plano Nacional de Qualificação (PLANSEQ). Então, o que podemos fazer de imediato é encaminhar um ‘x’ de vagas para Novo Hamburgo”, afirmou. De acordo com ele, o ideal é realizar um convênio direto entre Município e Federação. No entanto, Luppi destacou que é preciso ter uma definição clara dos cursos que se pretende oferecer, pois um dos pré-requisitos para a adesão federal é que eles resultem em contratação de no mínimo 30% dos participantes por empresas do município.

Ao final da audiência, houve espaço para os líderes sindicais Júlio César de Melo Ferraz, diretor- executivo regional do Sindicato dos Telefônicos do RS (SINTTEL/RS) e Lauro Pinto do Amaral, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Novo Hamburgo (SINIMETAL/NH), apresentarem suas reivindicações. Ferraz expôs a situação gerada pela fusão das empresas Brasil Telecom e Oi que, segundo ele, prejudicaram os trabalhadores. Amaral, por sua vez, levantou a problemática do seguro-desemprego com relação à sua categoria, que sofreu uma forte queda do número de postos de trabalho no final de 2008. Carlos Luppi pediu um pouco de paciência para a resolução dos temas, que já eram de seu conhecimento e sobre os quais tem tomado providências. Ao final da visita, o prefeito Tarcísio Zimmermann resumiu a avaliação sobre a presença do ministro: “No dia do Meio Ambiente, plantamos mais uma mudinha”.

Coordenadoria da Mulher realiza oficina de responsabilidade ambiental



A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPMULHER), realizou nesta sexta-feira, 5 de junho, no CTG Essência da Tradição, uma oficina de responsabilidade ambiental. O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAN). A oficina reuniu aproximadamente 40 mulheres do bairro Canudos para ensinar como se fabrica o sabão ecológico, além de oferecer dicas de economia doméstica e de orientar para o correto destino ao óleo de cozinha.

Para o prefeito Tarcísio Zimmermann, ensinar as donas-de-casa sobre a reutilização e o aproveitamento de determinados produtos é de fundamental importância. “Essas mulheres aprenderam a reutilizar alguns produtos que iriam jogar fora. Mas o ensinamento mais importante dessa oficina foi o de incentivá-las a dar o destino correto aos resíduos produzidos nas residências, como por exemplo, o óleo de cozinha, que não deve ser jogado na água, respeitando assim, o Meio Ambiente”, comentou o prefeito, que participou da abertura da atividade.

Para a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Fraga, o evento alcançou seus objetivos. “As mulheres comentaram que aprenderam muito com a oficina e que vão levar essas experiências adquiridas para dentro de suas casas, principalmente porque auxiliam na economia doméstica”, comenta Fátima.

Funcionários públicos discutem a sustentabilidade do Centro Administrativo

SEMAM- Sustentabilidade no Centro Administrativo é discutida por funcionários da prefeitura.JPG

Na Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, os funcionários da Prefeitura Municipal participaram na noite de quinta-feira, 4, do seminário “Sustentabilidade no Centro Administrativo”, no qual iniciou-se um processo de discussão em torno do uso racional da água, luz, papel e outros materiais, para redução do desperdiço e da produção de resíduos no Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Presente ao evento, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou a importância de se discutir a sustentabilidade. “O tema ambiental surge tardiamente para a nossa geração. Esse é um assunto pelo qual ainda não estamos intuitivamente preparados. É algo que está em construção e há muita coisa que podemos fazer. É um desafio de cidadão”, disse Tarcísio. Durante o seminário, os funcionários entregaram fichas em que relataram o que o seu setor está fazendo para economizar e que tipo de economia se relaciona com a sustentabilidade. Além disso, deram sugestões do que poderia ser melhorado. As fichas irão compor um painel que será exposto na prefeitura.

O secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Ernani Galvão, falou sobre o assunto e contribuiu com sugestões. “Devemos repensar nossos atos. Aqui na prefeitura podemos reaproveitar a chuva e usar racionalmente a água”, sugeriu Galvão. De acordo com ele, atualmente o mundo consome 20% a mais do que a terra pode gerar. Já o titular da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, deu exemplos do que já é feito em seu setor. “Lá no 4º andar estamos trabalhando duro em uma proposta ambiental. Nós separamos o lixo, usamos os dois lados das folhas e desligamos os computadores quando não são usados”, revelou Carabajal.

Durante o seminário, foi formada uma comissão provisória composta por integrantes de todas as secretarias, que será responsável por fazer estudos e articular campanhas para a criação de um sistema de gestão ambiental.

SECULT prorroga inscrições para espaços de exposição

A Secretaria Municipal da Cultura (SECULT) prorrogou o prazo das inscrições para utilização do Espaço Aberto e da Pinacoteca Municipal, localizados no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz – Centro). Os interessados têm até o dia 15 de junho para inscrever seus trabalhos para exposição.

A Pinacoteca Municipal é um espaço destinado à exposição de trabalhos de artistas plásticos, brasileiros ou estrangeiros. Para compor a grade anual de exposições, serão selecionados oito trabalhos entre os inscritos. Os outros quatro trabalhos expostos serão de artistas convidados pela SECULT. Já o Espaço Aberto é reservado para apresentação de trabalhos de artistas plásticos, profissionais ou amadores.
As inscrições para exposições em ambos os espaços são gratuitas e poderão ser realizadas pessoalmente ou pelos Correios, na Secretaria de Cultura (rua Eng. Ignácio C. Plangg, nº 66 – centro). O período de inscrições vai até o dia 15 de junho. O edital e a ficha de inscrição da Pinacoteca Municipal e do Espaço Aberto estão disponíveis neste mesmo endereço eletrônico, no link da Secretaria de Cultura. Mais informações pelo telefone 3594-3946.

O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de junho, no site da Prefeitura (www.novohamburgo.rs.gov.br).

Mulheres hamburguenses participam de encontro para discutir segurança pública

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPMULHER) indicou duas hamburguenses para participar do encontro Mulheres - Diálogos sobre Segurança Pública, que acontece em Canoas, nos dias 13 e 14 de junho. A professora Hanaiz Wecker e a fisioterapeuta Maria Elena Farias integrarão o grupo de cerca de 150 mulheres que representam a região de Porto Alegre no evento promovido pela Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), do governo federal, em sete grandes cidades brasileiras. O objetivo da SPM é coletar as deliberações do grupo para apresentá-las na Conferência Nacional de Segurança Pública, que ocorrerá em agosto, em Brasília. Segundo Fátima Fraga, titular da CPMULHER, a escolha das representantes partiu de uma solicitação da própria SPM, que prevê a participação de mulheres que não tenham qualquer tipo de ligação com movimentos femininos, sindicais ou partidários nas discussões.

Novo Hamburgo sedia reunião de gestores de Juventude

Na próxima segunda-feira, 8 de junho, às 15h, Novo Hamburgo sediará a primeira reunião da Comissão Pró-Fórum Estadual de Gestores de Juventude. O objetivo do encontro, conforme o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude de Novo Hamburgo, Roger Correa, é aprofundar as discussões sobre a criação do Fórum Estadual de Gestores de Juventude. O evento acontece no 6º andar do Centro da Cidadania (rua David Canabarro, 20, Centro) e está prevista a participação de representantes de 12 municípios.
Segundo Correa, a Comissão discutirá a criação de um espaço permanente e autônomo, capaz de contribuir com o fortalecimento institucional das políticas de Juventude, sendo um canal de articulação, elaboração e debate. Além disso, serão debatidas ações que contribuam para a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional n°138/2003, conhecida como ‘PEC da Juventude’, em tramitação no Senado.
A criação de um Fórum Estadual de Gestores de Juventude foi um dos encaminhamentos do I Seminário de Gestores e Agentes de Juventude, realizado em Canoas nos dias 15 e 16 de maio. O evento contou com cerca de 250 participantes, representando aproximadamente 50 municípios.
A Comissão Pró-Fórum é composta por representantes de 12 cidades: Alvorada, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapiranga e Tramandaí. Eles serão os responsáveis por encaminhar a criação do Fórum Estadual de Gestores de Juventude, que deve ser ampliado para os demais municípios onde existem coordenadorias de Juventude.

RUA ÍCARO INTERROMPIDA PARA O TRÁFEGO NO DOMINGO

UTILIDADE PÚBLICA

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) informa que a Rua Ícaro, entre as ruas Kiel e Oslo, terá o tráfego de veículos interrompido neste domingo, dia 7, quando ocorre a procissão da Paróquia São José, do bairro Canudos.
Fiscais da Diretoria de Trânsito (DITRAN) vão interromper o trânsito de veículos a partir das 8h até as 10h. Neste horário, com o bloqueio da Rua Ícaro, a linha Canudos Esmeralda terá o seu trajeto desviado e passará pelas ruas Kiel, Odon Cavalcanti e Sevilha, retornando a Rua Ícaro.

Estudantes fazem caminhada no Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos de várias escolas de ensino médio de Novo Hamburgo participaram de uma caminhada nesta sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Os estudantes saíram de suas escolas e caminharam até a Praça do Imigrante, no Centro, onde assistiram a apresentação do grupo teatral Canal Livre, da Guarda Municipal. Também receberam dicas sobre preservação ambiental de técnicos e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM). “Queremos que as gerações que vão viver o futuro do planeta comecem a se conscientizar desde cedo”, disse o titular da pasta, Ernani Galvão. De acordo com ele, a humanidade destrói hoje 20% a mais do que a Terra é capaz de recuperar. “Se continuarmos neste ritmo, em 2035 teremos destruído 75% da biodiversidade do planeta”, alertou Galvão.
O prefeito Tarcísio Zimmermann participou da atividade e conversou com os estudantes, ressaltando a importância da preservação ambiental. “Todos temos que reaprender a viver em harmonia com a natureza”, disse Tarcísio.

Sábado é dia sem sacola plástica
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM) promove neste sábado, dia 6, uma grande mobilização de conscientização junto à comunidade.
Durante todo o dia, voluntários, representantes de entidades e organizações não-governamentais vão distribuir material informativo para conscientizar a população sobre o problema que representam as sacolas plásticas para o Meio Ambiente, e estimular o uso de sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis. Os agentes vão realizar blitzes nos semáforos e também nos supermercados. A atividade, que será desenvolvida em pontos estratégicos da cidade, já inicia na sexta.
De acordo com o diretor de Recursos Naturais, Áreas de Proteção, Licenciamento e Controle da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Moisés Medeiros, a campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso correto das sacolas. “Queremos estimular as pessoas a usarem sacolas reutilizáveis. As de plástico causam um impacto muito grande na natureza”, disse Medeiros. De acordo com ele, o material leva mais de 100 anos para se decompor. Além disso, quando jogadas nas ruas, as sacolas acabam entupindo os bueiros e causando inundações. “Uma prova da dimensão do problema é visível nos lixões. Lá podemos ver que o branco das sacolas predomina”, completa o diretor.

Passeio ciclístico estimula uso de transporte alternativo

No domingo, dia 7, os hamburguenses terão a oportunidade de se exercitar e ao mesmo tempo participar de uma atividade em prol da natureza. Isso porque será realizado um passeio ciclístico que integra a Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, que ocorre de 30 de maio a 7 de junho. O passeio começa às 9h30min, com saída da Praça do Imigrante e chegada no Parque Municipal Henrique Luís Roessler (Parcão). Ao todo, serão percorridos aproximadamente quatro quilômetros, com uma parada programada na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). No local, serão sorteadas duas bicicletas. Uma entre todos os participantes e outra para a escola que mais levar alunos.
Conforme o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Ernani Galvão, a ação tem o objetivo de incentivar a população a usar a bicicleta, reduzindo o uso de veículos movidos a combustão, proporcionando um maior contato com a natureza e melhorando a qualidade de vida das pessoas. “A luta pela diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa e pela redução do aquecimento global não vai passar despercebida pelos hamburguenses”, disse Galvão. Com a chegada no Parcão, os participantes se integrarão às atividades que serão realizadas ao longo do dia.

Cultura no Campus traz à Feevale Se Meu Ponto G Falasse e Nós Somos Mesmo Maravilhosas

Os ingressos estão à venda. O público em geral

paga R$ 10,00, estudantes e idosos pagam R$ 5,00


O Programa Cultura no Campus trará à Feevale, em parceria com a Rede Sinoscar, os espetáculos Nós Somos Mesmo Maravilhosas e Se meu Ponto G Falasse, que serão apresentados, respectivamente, nos dias 18 e 19 de junho, às 20h, no Salão de Atos do Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). O espetáculo Nós Somos Mesmo Maravilhosas, em cartaz desde 2004, já foi assistido por mais de 200 mil pessoas, sendo o espetáculo adulto mais apresentado no circuito gaúcho em 2008 e 2007. Se meu Ponto G Falasse, dirigido por Júlio Conte, trata com humor temas como: sexualidade, casamento, separação, profissão, beleza e medos. Um espetáculo que tem agradado homens e mulheres de todo o Estado.

O espetáculo Nós Somos Mesmo Maravilhosas acontece em volta de um fogão à lenha, em que Lúcia, uma senhora interiorana simpática, convida suas amigas Sidônia e Alvícia para tomar chimarrão e falar dos seus maridos. Uma comédia para todas as idades. Premiado como melhor espetáculo do Festival de Teatro de Novo Hamburgo (2006); melhor ator para Carlos Alberto Klein no Festival de Estância Velha e classificado para a final da etapa estadual de teatro; melhor texto no Festival de Teatro de Gravataí; e melhor espetáculo no Festival de Teatro de Rolante.

Se meu Ponto G Falasse traça com humor e uma pitada de auto-ajuda o perfil de duas amigas do final do século XX. Temas como sexualidade, casamento, separação, conquista profissional, medo, idade, beleza, auto-estima são desencadeadas ao longo das quatro fases (Cinderela, Bruxa, Loba e Profissional) que permeiam a história dessas mulheres aparentemente comuns, mas que, durante o espetáculo, mostram o seu encanto. Ao longo de uma quarta-feira sempre igual e sempre diferente, Bia e Ana desfilam suas esperanças, suas queixas, seus projetos, sua dor, seus desejos e fantasias sexuais, sua desilusão e sua intensa capacidade de se refazer e se reinventar.

Os ingressos podem ser adquiridos na Tesouraria dos campi I e II da Feevale, na loja da Rede Sinoscar em Novo Hamburgo e Farmácias Hamburguesa (Rua Bento Gonçalves, 2742, Centro, NH). O público em geral paga R$ 10,00, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam R$ 5,00.

O projeto Cultura no Campus conta com assessoria da produtora Um Cultural e é financiado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, onde os patrocinadores podem abater o investimento do imposto de renda. O programa tem o apoio da Auê Brindes. Mais informações pelo telefone (51) 3586-8822.

Atrações confirmadas:

Junho
18 (quinta-feira) - Nós Somos Mesmo Maravilhosas

19 (sexta-feira) - Se meu Ponto G Falasse

Julho
22 (quarta-feira) - Sacra Folia

23 (quinta-feira) - Inimigas Íntimas

Agosto
24 (segunda-feira) - Comédia dos Erros

25 (terça-feira) - Gaudêncio e Singela em busca de Odete

SMED divulga vencedores de concurso de redação

Redações sobre Meio Ambiente estão expostas no Centro Administrativo


As redações vencedoras do concurso promovido pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED) nas escolas municipais, durante a Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, estarão expostas no saguão do 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry até a próxima segunda-feira, dia 8.
Com o tema “Como posso contribuir para minha escola ser ecológica e sustentável”, foram escolhidos 14 trabalhos de alunos de 4º, 5º e 6º anos (confira abaixo a relação completa). Criatividade, forma de apresentação da idéia e estrutura textual foram os critérios utilizados pelos avaliadores dos trabalhos.

Vencedores

4º ano
Gabriel Chites dos Santos, 9 anos – EMEF Irmão Nilo
Matheus Borges da Silva, 11 anos – EMEF Marcos Moog
Rosângela Ferreira de Oliveira, 12 anos – EMEF Darcy Borges de Castilhos
Taine Ohlweiler Baptista, 10 anos – EMEF Jorge Ewaldo Koch
Yan Paim, 9 anos – EMEF Irmão Nilo

5º ano
Bruna Borges, 11 anos – EMEF Jorge Ewaldo Koch
Dener Wesley da Silva Nunes, 11 anos – EMEF Monteiro Lobato
Gabriel Alexandre da Silva Oliveira, 11 anos – EMEF Monteiro Lobato
Marcela Garces de Oliveira, 11 anos – EMEF Castro Alves
Micaela Romilda Oliveira do Nascimento, 10 anos – EMEF Darcy Borges de Castilhos

6º ano
Andressa Peterson Marques, 12 anos – EMEF Monteiro Lobato
Giovana Zanotti de Quadros, 11 anos – EMEF Monteiro Lobato
Kimberly Tuane Pacheco da Costa, 13 anos – EMEF São João
Rafael Ehms, 12 anos – EMEF Monteiro Lobato

Formação e valorização dos educadores é tema de debate

A comunidade escolar vai discutir na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, a valorização e formação dos educadores. É a quinta das seis pré-conferências da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizadas pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED). O início é às 19h, no CIEP, em Canudos (Rua Amalie Thön, s/n).

Para centralizar as discussões os organizadores programaram as palestras da professora e assessora pedagoga da Pró-Reitoria de Graduação da PUC, Ana Lúcia de Souza Freitas, e da professora e 2ª vice-presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio grande do Sul (CPERS/Sindicato), Neiva Lazzarotto. As duas abordarão o tema “Formação e valorização dos trabalhadores em educação”.

CONAE
Ao longo dos meses de maio e junho, a comunidade escolar está abordando os temas referentes à educação em seis pré-conferências (confira programação abaixo). Os encontros fazem parte da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será realizada nos dias 25 e 26 de junho, nos pavilhões da FENAC.
A CONAE tem como objetivo estruturar o ensino no país para os próximos 10 anos. Os temas discutidos no município serão levados até a etapa estadual do encontro e, posteriormente, seguirão para Brasília, na etapa nacional.

Secretaria de Saúde estuda atendimento à saúde do negro

Reunião discutiu primeiras ações sobre políticas públicas de saúde para a população negra de Novo Hamburgo

Em reunião nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde (SMS) e a Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial discutiram propostas para atender a comunidade negra hamburguense. No encontro, que teve a presença de Stênio Rodrigues, integrante da Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial do Grupo Hospital Conceição, de Porto Alegre, foram debatidas medidas que a SMS pode adotar para a prevenção e tratamento de doenças que afetam principalmente à população negra.

De acordo com Eduardo Gomes da Silva, o Tamborero, coordenador das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Novo Hamburgo possui uma parcela representativa de negros. “Estima-se que 16% da população hamburguense é negra, isso corresponde a quase 50 mil habitantes”, garante.

Segundo Rodrigues, é preciso criar políticas públicas de saúde capazes de atender a necessidades específicas da população negra, que é geneticamente diferente da população branca. “Sabemos que o homem negro tem três vezes mais chance de desenvolver câncer de próstata que o homem branco. Também é comprovado que a mulher negra está nove vezes mais propensa a desenvolver a miomatose uterina”, afirma Rodrigues.

Segundo Clarita de Souza, secretária de Saúde, uma das medidas imediatas que a SMS pretende desenvolver é debater o tema na conferência municipal de saúde, que será realizada em setembro. “Temos que rediscutir as políticas e especificar propostas específicas para o Plano Plurianual do governo. Com esse tema definido, será possível ampliar a atenção ao negro e desenvolver as ações de prevenção e tratamento de doenças que afligem esta população”, desta Clarita.

CURSO DE PRODUÇÃO GRÁFICA PARA RELAÇÕES PÚBLICAS

PRODUÇÃO GRÁFICA PARA RELAÇÕES PÚBLICAS

PROGRAMA
· História da Impressão
· Tipos de Impressão
· Papéis, Tintas e Acabamentos
· Pré-produção Digital
· Arte-Finalização
· Orçamento

PERÍODO
13 a 27 de junho de 2009

HORÁRIO
Sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

MINISTRANTE
Cristiano Max Pereira Pinheiro - É graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1999), mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2002), com a dissertação "Imagem Analógica, Digital e o Imaginário, e doutor em Comunicação Social, também pela PUCRS, com a tese "Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação". Atualmente, é coordenador do Curso de Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propagada) e professor do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Feevale em Novo Hamburgo/RS. É revisor da revista Gestão e Desenvolvimento (Novo Hamburgo). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Novas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: games, comunicação, criação publicitária, ludologia, narrativa e cibercultura.

Redação Publicitária: Dando algumas Letras

PROGRAMA
· A linguagem escrita
A linguagem escrita na propaganda
A busca da melhor redação
Técnicas para produções textuais
Laboratório para produções textuais
A função do redator publicitário
Debate sobre todos os trabalhos realizados

PERÍODO
27 de junho a 1º de agosto

HORÁRIO
Sábados, das 8h30min às 11h30min
**Dias 11 e 18 de julho, das 8h30min às 11h30min e das 12h30min às 15h30min

MINISTRANTE
Leandro Rodrigues Vargas: É publicitário e atuou em empresas como McCann-Erickson, Paim Comunicação, Competence, RBA, Parla, Escala, Globalcomm, SPR, entre outras. Atualmente, é redator na TH Comunicação onde recentemente conquistou o título redator na TH Comunicação, onde recentemente conquistou o título de Agência do Ano Mkt Promocional. Conquistou prêmios no Colunistas, Salão da Propaganda, Salão do Mercosul, Festival Mundial de Gramado (onde recebeu o Galo de Ouro) e The New York Festivals.

Inscrições e informações através do site www.feevale.br/extensao

MIRANTE

Esquenta a disputa interna no PDT hamburguense

O jornal Polegar, passado quase uma semana do fato, foi ouvir a versão de Osvaldo Silveira, sobre a sua não-nomeação para a administração municipal, depois que ele já se considerava, praticamente, empregado.

Primeiro ele ficou sabendo que iria para uma função no Hospital Municipal. Depois foi informado que, na verdade, estava sendo indicado para ser uma espécie de coordenador de feiras em Novo Hamburgo, órgão vinculado à Sedetur, do Secretário Carlos Finck.

Foi chamado à Prefeitura, falou com o Secretário José Luís Lauermann e, ao que parecia, estava tudo certo para que começasse o mais depressa possível na sua nova função. Aproveitando a oportunidade, já que estava na Prefeitura, resolveu descer alguns andares e dar uma passadinha na Semopsu (Secretaria de Obras), comandada por Lino de Negri, que é, nada mais nada menos, que o atual presidente do PDT em Novo Hamburgo. Conversa vai, conversa vem, Osvaldo teria dito a Lino que estava envolvido na criação de uma chapa para concorrer ao diretório trabalhista, em setembro. Isso, naturalmente, contraria a disposição da atual direção do PDT hamburguense.

Depois disso, para encurtar o roteiro, foi convidado para conversar com um trio de força no atual comando do PDT hamburguense: Lino de Negri, o Vereador Ica e a Vice-prefeita Maria Lorena Mayer. Qual não foi a sua surpresa ao ouvir do grupo que abandonasse a ideia de construção de chapa de oposição, que o partido deveria ficar unido, que o Prefeito Tarcísio gostava dele, etc, etc, etc. Chegaram a lhe oferecer dez vagas para indicados seus no novo diretório. A conversa navegou também por outros mares antes de encerrar. Mas nuvens carregadas, com promessa repentina de mudança no clima, se mostraram no horizonte próximo.

Resultado: quando novamente se apresentou ao Secretário Lauermann, agora já para já dar início a entrega de documentos, procurando ficar apto ao início na nova função, veio a gelada e inesperada gota d’água. Teria ouvido do Secretário que não era culpa, nem vontade dele, mas, por indicação do próprio partido do Osvaldo, havia uma solicitação para que a sua nomeação esperasse um pouco. The End. Fecham-se as cortinas, rapidamente.

Agora, até quando setembro vier, resta saber qual dos lados terá mais fôlego na luta para a montagem das chapas e o convencimento dos filiados trabalhistas de Novo Hamburgo. Até pode faltar ponte pra tanta água rolar por baixo. Um lado do PDT pró Airton e o outro pró Tarcísio. Estão abertas as apostas.

CICLO DE DEBATES - ESTUDOS ÉTNICOS

5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DA ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

“ Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, vistos sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação.” Jacques Yves Cousteau (1910 – 1997)

POLUIÇÃO E O MEIO AMBIENTE
O nível elevado de substâncias que poluem o ar, provindos de químicos – o monóxido, o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre e outros, causados pelos lixos em abertos, o tubo de escape dos carros, pesticidas etc, são agentes da poluição atmosférica. Distúrbios respiratórios, alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais, e o cancro, podem ser causados pelo ar, em cidades com elevada taxa de poluição atmosférica, apesar do homem não acreditar no mal que está causando a ele mesmo. A poluição do ar MATA!

A camada de ozônio, invisível, protege a superfície da Terra dos raios ultravioletas. Indispensável à sobrevivência dos seres vivos na terra, está sendo destruída pelo homem.A redução da camada de ozônio foi descoberta, primeiramente, sobre a Antárctida em 1986 pelo físico britânico Joe Farman. Noutras regiões "o escudo do ozono" está mais fino, permitindo a penetração dos raios ultravioleta e novos "buracos" poderão surgir sobre regiões populosas tornando-se um problema ambiental.

Porém, cientistas da NASA revelaram que o buraco de ozono sobre o Atlântico, está menor e dividido em dois. Isto devido às altas temperaturas verificadas na atmosfera nos últimos meses, podendo vir a desaparecer.

BIODIVERSIDADE – RIQUEZA NACIONAL

A privilegiada localização do Brasil na região tropical do globo terrestre, a dimensão territorial, com climas diferentes e solos diversos, condições favoráveis para a diversificação da grande riqueza nacional. Só na Amazônia existem 55 mil espécies de plantas, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios. A mata Atlântica é a segunda maior extensão original de florestas tropicais do Brasil. Na época do descobrimento do país, ocupava 1.3 milhões de quilômetros quadrados ao longo da costa brasileira, hoje reduzida a 12% desse número. O pau-brasil está em crescente extinção.


“Quando o homem pescar o último peixe, cortar a última árvore, matar o último animal, ele vai descobrir que não pode comer dinheiro.” Greenpeace

Colaboração Mauro Kern - Dep. Ecologia e Meio Ambiente
junho de 2006

quinta-feira, 4 de junho de 2009

PREFEITO TARCÍSIO RECEBE O MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO, CARLOS LUPI

Nesta sexta-feira, às 11h, o prefeito Tarcísio Zimmermannn recebe o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Na pauta do encontro, que acontece na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, estão assuntos como qualificação profissional, geração de trabalho e renda e municipalização do Sine.

Secretários debatem programa de prevenção à violência

Titulares de secretarias municipais reuniram-se nesta quinta-feira, dia 4, para avaliar e debater as propostas do Programa de Prevenção à Violência (PPV) para Novo Hamburgo. Participaram da reunião a secretária de Saúde, Clarita de Souza; o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal; o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias; a secretária de Cultura, Anita de Oliveira e a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o PPV tem como meta reduzir em pelo menos 20% os índices de violência em quatro anos, a partir de ações preventivas. Seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), a proposta é o enfrentamento da violência como um problema de saúde pública e não apenas de polícia. Participam do programa, criado no RS em 2007, os 50 municípios gaúchos com maiores índices de ocorrências por causas externas - suicídio, homicídio e acidentes de trânsito.

Durante o encontro com os secretários, foi apresentado um diagnóstico da violência no município, onde os bairros Canudos, Santo Afonso e São José aparecem como os mais violentos. Entre as medidas propostas pelo programa para Novo Hamburgo está a criação de cursos de capacitação profissional para adolescentes, programas de prevenção ao uso de drogas, realizados em parceria com a Guarda Municipal, além de programas de conscientização das mulheres vítimas de violência.
“Queremos operacionalizar propostas e gerar ações concretas em Novo Hamburgo”, disse a secretária de Saúde, Clarita de Souza. Ela também ressaltou a importância de que as unidades básicas de saúde (UBS) e o próprio Hospital Municipal informem sempre sobre atendimentos em que existam suspeitas da incidência de violência sobre o paciente, para que o caso seja analisado.

Passeio ciclístico estimula uso de transporte alternativo

No domingo, dia 7, os hamburguenses terão a oportunidade de se exercitar e ao mesmo tempo participar de uma atividade em prol da natureza. Isso porque será realizado um passeio ciclístico que integra a Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, que ocorre de 30 de maio a 7 de junho. O passeio começa às 9h30min, com saída da Praça do Imigrante e chegada no Parque Municipal Henrique Luís Roessler (Parcão). Ao todo, serão percorridos aproximadamente quatro quilômetros, com uma parada programada na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). No local, serão sorteadas duas bicicletas. Uma entre todos os participantes e outra para a escola que mais levar alunos.

Conforme o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Ernani Galvão, a ação tem o objetivo de incentivar a população a usar a bicicleta, reduzindo o uso de veículos movidos a combustão, proporcionando um maior contato com a natureza e melhorando a qualidade de vida das pessoas. “A luta pela diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa e pela redução do aquecimento global não vai passar despercebida pelos hamburguenses”, disse Galvão. Com a chegada no Parcão, os participantes se integrarão às atividades que serão realizadas ao longo do dia.

No sábado, dia 6, as fontes alternativas de obtenção de energia estarão na pauta da palestra “Aquecimento solar e captação de água da chuva em zonas rurais”. A atividade, que ocorre às 8h30min, no Centro de Educação Ambiental Professor Ernest Sarlet (Rua Afonso Höher, 1549, Lomba Grande), terá como palestrante o engenheiro eletricista José Cláudio Sicco. Já às 9h, será realizado o mutirão “Beleza e Natureza” na Praça Punta del Este, com plantio de flores e distribuição de mudas. Às 14h, ocorre o Encontro de Trocas Solidárias na Escola Vereador Arnaldo Reinhart (Rua Ângelo Provenzano, 705, Vila Iguaçu). Além disso, uma campanha pelo uso racional de sacolas plásticas será feita nos principais supermercados do município.

Na sexta-feira, dia 5, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Praça do Imigrante sedia uma intensa programação, que começa às 8h30min, com a Caminhada Ecológica, que parte das escolas estaduais em direção à praça, e termina no final da tarde, com apresentações artísticas e feira de doações de cães do Canil Municipal.

GUARDA MUICIPAL INTENSIFICA SEGURANÇA NO PETRÓPOLIS

O efetivo da Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GM), responsável pela segurança da subsecretaria de obras do bairro Rincão, vai intensificar a segurança no bairro Petrópolis. A presença de um maior número de viaturas e rondas mais freqüentes são algumas das ações preventivas em prol da segurança que a GM estará realizando no local a partir desta quinta-feira. Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, as iniciativas da Guarda são exemplares para a mobilização de outros órgãos de segurança e para que a população em geral atue de maneira preventiva.

SÁBADO É DIA SEM SACOLA PLÁSTICA

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM) promove neste sábado, dia 6, uma grande mobilização de conscientização junto à comunidade.

Durante todo o dia, voluntários, representantes de entidades e organizações não-governamentais vão distribuir material informativo para conscientizar a população sobre o problema que representam as sacolas plásticas para o Meio Ambiente, e estimular o uso de sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis. Os agentes vão realizar blitzes nos semáforos e também nos supermercados. A atividade, que será desenvolvida em pontos estratégicos da cidade, já inicia na sexta.

De acordo com o diretor de Recursos Naturais, Áreas de Proteção, Licenciamento e Controle da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Moisés Medeiros, a campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso correto das sacolas. “Queremos estimular as pessoas a usarem sacolas reutilizáveis. As de plástico causam um impacto muito grande na natureza”, disse Medeiros. De acordo com ele, o material leva mais de 100 anos para se decompor. Além disso, quando jogadas nas ruas, as sacolas acabam entupindo os bueiros e causando inundações. “Uma prova da dimensão do problema é visível nos lixões. Lá podemos ver que o branco das sacolas predomina”, completa o diretor.

Prefeitura capacita visitadores do programa Primeira Infância Melhor


Clarita de Souza, secretária de Saúde, e Jurema Guterres, secretária de Desenvolvimento Social, receberam os novos visitadores do PIM no primeiro dia da capacitação

Começou na manhã desta quinta-feira, dia 4 de junho, o curso de capacitação dos 15 novos visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Prefeitura de Novo Hamburgo. O primeiro encontro da formação foi realizado no 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry.

O PIM, que é coordenado pelas secretarias de Saúde (SMS), Educação e Desporto (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS), tem a função de realizar o diagnóstico inicial da comunidade, acompanhar e controlar a qualidade de orientação educativa que a família passa às crianças.

Para a secretária de Saúde, Clarita de Souza, o grupo tem como principal tarefa ajudar famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade em seu desenvolvimento integral. “Nós temos, no ano de 2009, o compromisso de diminuir a mortalidade infantil em Novo Hamburgo. O PIM busca justamente auxiliar na conquista dessa meta”, ressalta. Já a titular da SDS, Jurema Guterres, afirma que com o programa será possível estar mais próximo da população carente da cidade. “Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão preparados para atender as famílias que precisam de auxílio”, garante.

Capacitação

O curso, que segue até o dia 18 de junho, abordará temas como o Pacto para a Redução da Mortalidade Infantil no município, oficinas de música e brinquedos, legislação, o papel do visitador e a função do monitor.

Os 15 novos participantes do curso, contratados no início do mês de maio, serão divididos em duas equipes de atendimento no município. Um primeiro grupo integrará a equipe que já está atuando na escola municipal Francisco Xavier Kunst (Rua Quatro, 120 - Canudos) e uma nova equipe será formada para atuar na escola municipal Presidente Getúlio Vargas (Rua Paquistão, 257 - Rincão).

SMED promove encontro na Fenac

Cerca de 200 oficineiros, professores comunitários, coordenadores e diretores de escolas municipais que integram o programa Escola Aberta estarão reunidos neste sábado, dia 6 de junho, para o 1º Encontro de Oficineiros 2009. O evento, promovido pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED), pretende formar e estimular o trabalho em conjunto das 25 instituições que estão inseridas no programa.

O encontro será realizado no Centro de Eventos da Fenac, das 8h às 11h30. A programação inclui a palestra sobre motivação com a professora da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Isabel Lisakoski, apresentação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e exposição de trabalhos nas escolas que integram o programa Escola aberta.

Durante o evento, as unidades de ensino inseridas no programa Escola Aberta estarão fechadas (confira abaixo a relação das escolas municipais).

O quê: 1º Encontro de Oficineiros 2009 do programa Escola Aberta
Quando: Sábado, dia 6 de junho, das 8h às 11h30
Onde: Centro de Eventos da Fenac (entrada pela Rua 3 de Outubro)

Relação das escolas que integram o programa Escola Aberta:
EMEF Anita Garibaldi – fone: 3524-7935 / Mundo Novo, 222 - Canudos
EMEF Arnaldo Grin- fone : 3524-1774 / Montevidéu, 902 - Santo Afonso
EMEF Boa Saúde - fone : 3595-7765 / Av. 22 de Outubro, s/nº - Boa Saúde
EMEF Cecília Meireles- fone : 3594-3877 / Barão do Rio Branco, 665 - Operário
EMEF Cel. Guilerme Gaelzer Neto - fone :3595-8826 / Guia Lopes, 1541 - Santo Afonso
EMEF Darcy Borges de Castilhos - fone : 3587-5155 / Tabatinga, 430 - Liberdade
EMEF Eugênio Nelson Ritzel - fone : 3583-1150 / da Conquista, 411 - Vila Diehl
EMEF Francisca F. P. Saile - fone : 3582-9207 / Benjamim Altemeyer, 249 - Roselândia
EMEF Francisco Xavier Kunst - fone : 3524-3164 / Quatro, 120 - Canudos
EMEF Harry Roth - fone : 3587-7254 / Montevidéu, s/nº - Santo Afonso
EMEF Imperatiz Leopoldina - fone : 3587-1728 / Carlos Germano Bürkle, 508 - Ideal
EMEF José Bonifácio - fone : 3556-3862 / Etto Albano Cristmann, 70 - Primavera
EMEF Machado de Assis - fone : 3595-4444 / Walkíria Spindler, 110 - Canudos
EMEF Marcos Moog - fone : 3593-6472 / São Francisco de Assis, 296 - Jardim Mauá
EMEF Martha Wartenberg - fone : 3587-8898 / Sílvio G. Cristmann, 1351 - Canudos
EMEF Monteiro Lobato - fone : 3524-1151 / Irmã Lina, 240 - São Jorge
EMEF Padre Reus - fone : 3587-7838 / Flamengo, 186 - Santo Afonso
EMEF Pres. Affonso Penna - fone : 3581-5837 / Caxambú, 298 - Vila Nova
EMEF Pres. Castelo Branco3583-2200 Irmã Amália, 252 - Canudos
EMEF Pres. Deodoro da Fonseca - fone : 3524-4235 / Hamburgo, 635 - Canudos
EMEF Pres. Getúlio Vargas - fone : 3582-2822 / Paquistão, 257 - Rincão
EMEF Pres. Tancredo Neves - fone : 3524-0686 / Elvira da Conceição, 153 - Canudos
EMEF Samuel Dietschi3524-9076 Sobradinho, 27 - São Jorge
EMEF Sen. Salgado Filho - fone : 3595-3059 / Ver. Oscar Horn, 1046 - Canudos
EMEF Ver. Arnaldo Reinhardt - fone : 3524-3125 / Angelo Provenzano, 705 - Canudos

CORO MUNICIPAL ESTREIA MUSICA NA IGREJA

O Coro Municipal de Novo Hamburgo estreia no próximo domingo, dia 7, seu mais novo projeto, o Música na Igreja. Para a primeira apresentação, que acontece na Igreja Evangélica Martinho Lutero, no bairro Canudos, o coro preparou um repertório de músicas religiosas para acompanhar o culto, entre elas Cantate Domino, Pai Nosso, a Benção Araonica e a francesa Cantique, de Jean Racini. Ao final do culto, as apresentações seguem com um repertório mais popular, passando por Beatles, Rita Lee e Legião Urbana.

Segundo a regente do Coro, Liris Neumann, a iniciativa pretende circular por diversas instituições religiosas de Novo Hamburgo, levando o melhor da música erudita e popular para as comunidades de diferentes bairros. “Em julho, o Música na Igreja tem apresentações previstas em Hamburgo Velho e Lomba Grande”, diz a regente.

O coro
As atividades do Coro Municipal de Novo Hamburgo (CMNH), iniciaram em 1987, de modo independente. Foi oficializado em 27 de novembro de 1997, e vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). É formado por pessoas da comunidade, que participam voluntariamente dos ensaios e apresentações do grupo, conhecido por trabalhar com um repertório eclético.
O Coro Municipal de Novo Hamburgo, que desde 2002 é regido por Lirís Neumann, procura aliar qualidade técnica com projetos de cunho educativo e cultural, mudando a rotina de participações apenas em festivais para atuar como promotor de diversos eventos. O grupo atua ainda com finalidades sociais, nas quais os ingressos arrecadados são destinados a instituições.

O que: Estreia do projeto Música na Igreja, do Coro Municipal de Novo Hamburgo
Quando: Domingo, 7 de junho, às 8h30
Onde: Igreja Evangélica Martinho Lutero, Rua Colúmbia, 364 – Canudos

Equipes e atletas da Feevale encaram último final de semana dos 30º JUGS

30º Jogos Universitários Gaúchos encerram com as provas do basquete,futebol, voleibol, jiu-jitsu e xadrez, na Ulbra, em Canoas

Nos dias 6 e 7 de junho, os atletas e equipes esportivas da Feevale participam do último final de semana dos 30º Jogos Universitários Gaúchos - JUGS 2009. Neste final de semana, acontecem as disputas do basquete, futebol, voleibol, jiu-jitsu e xadrez. Os jogos acontecem no Complexo Desportivo da Ulbra, em Canoas.

Conforme o coordenador do projeto Esporte Universitário da Feevale, Marcelo Silva da Silva, este é o maior evento esportivo universitário no Rio Grande do Sul e a Feevale tem se destacado a cada ano, qualificando seus resultados a cada participação. "Este ano, a Instituição participa do evento com 153 atletas inscritos. Os primeiros finais de semana de competições, dias 23, 24, 30 e 31 de maio, foram muito positivos e esperamos manter os bons resultados na final", ressalta Silva.

Nos primeiros finais de semana de competições, a Feevale obteve excelentes resultados. A equipe do handebol feminino conquistou o pentacampeonato, o time de futsal masculino foi o tetracampeão e a equipe feminina de futsal conquistou o título de bicampeã da modalidade. Já o time de handebol masculino foi o terceiro colocado. Além disso, conquistou ótimos resultados com os esportistas da natação e do atletismo.

Os atletas que ficarem com a primeira colocação estão classificados para as Olimpíadas Universitárias - Jogos Universitários Brasileiros (JUBS 2009), que acontecem em agosto, em Fortaleza (CE). Mais informações podem ser obtidas no site da Federação Universitária Gaúcha de Esportes: www.fuge.com.br .

Coordenadoria da Mulher promove fórum para formação do COMDIM

No próximo dia 10, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPMULHER) promove o fórum para formação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM). Com início programado para as 14h30min, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo (Rua Almirante Barroso, nº 261 – centro), o fórum é um espaço de discussão onde serão tomadas as decisões que formatarão o anteprojeto de lei que fundamentam o Conselho.
Segundo a coordenadora da CPMULHER, Fátima Fraga, o COMDIM é de fundamental importância para Novo Hamburgo, pois será um órgão de articulação entre as entidades, constituído por representantes de órgãos públicos e privados. “O Conselho é consultivo, deliberativo e fiscalizador das ações dos grupos e entidades do município, inclusive da Prefeitura”, explica Fátima.
Os interessados em participar do evento podem realizar a inscrição gratuita às 13h30min, no mesmo dia da atividade, na Câmara de Vereadores. Mais informações pelo telefone 3594-9999, ramal 9210.

JOGO NA ÁREA - Marcelo de Quadro



Na final, mas com carimbo - O Inter passou pelo meio do mar e pelo deserto. Mas ainda precisa entrar na terra prometida. Quem vai liderar essa façanha no colorado?! Ontem o colorado se defendeu o quanto pôde em Curitiba. Mesmo assim acabou perdendo por 1x0 para o Coritiba. Como tinha feito 3x1 em Porto Alegre, ficou com uma das vagas para decidir o título com o poderoso Corinthians. Os paulistas conquistaram a vaga com um empate, sem gols, com o Vasco da Gama. O Vasco teve mais posse de bola e pressionou, mas o gol não saiu. Agora é o duelo final: Tite x Mano Menezes; Taison x Ronaldo Nazário. Quem vai para a Libertadores de 2010? Quem será o campeão da Copa do Brasil de 2009? Façam suas apostas.

Bolívar – Sabem qual a melhor participação de Bolívar no jogo de ontem? Foi aquela entrada desajeitada no meia-atacante Carlinhos Paraíba, o motorzinho do time do Coritiba. Depois da falta e do ‘pisão’ que recebeu do defensor colorado, ainda n o primeiro tempo, o jogador adversário não conseguiu mais render o que vinha produzindo em cima do meio-campo colorado. No final, Bolívar, depois de mais uma falta grave,acabou sem do expulso e criou pânico para Tite e seus comandados. A pressão do Coritiba foi intensa. Mas a defesa o Interresistiu e passou pela tormenta. O certo é que na primeira partida da final deve jogar Danilo Silva na ala colorada.

Marcelinho Paraíba – Quem pensava que este jogador já tivesse acabado para o futebol se enganou totalmente. Paraíbas, aliás o Carlinhos também, jogaram muito e mostraram o que podem espera r seus adversários no Brasileirão. Mas o Marcelinho deu uma aula de fôlego, liderança, aplicação tática e, o que todos sabem, tecnicamente muito bom. Quem esperava ver Guiñazu, Taison ou D’Alessandro se espantou com Marcelinho. Ele pintou o cabelo de loiro para enganar os adversários, que já o achavam vovô demais para o futebol. Que nada! Comandou o time do Cortiba contra o Inter. Correu o campo inteiro, fez lançamentos, ajudou na marcação e chutou a gol. Aliás, só lembrando, o passe do gol do Coritiba foi dele par ao atacante Ariel. Este Ariel também é muito chato para a zaga adversária. Tem força, velocidade, chuta bem e bom domínio de bola. Olho nele!

D’Alessandro – Fernando Carvalho conversou com Taison, no final do ano passado e deu certo. O atacante colorado passou a jogar muito, participando de todos os jogos e virando o principal goleador da equipe. Agora chegou a vez de conversar com D’Alessandro. O gringo não é nem sombra do que foi no Gauchão. Pode e precisa render mais. Ontem ele mostrou que não consegue se aproximar , com qualidade do ataque. Desse modo os atacantes, no caso Taison e Alecsandro, não recebem muitas bolas em condições de concluir. Foi o que aconteceu no jogo de ontem. Taison perdido numa das pontas e Alecsandro tendo que, a toda hora, sair da área para tentar jogar. Daí a zaga adversária também avança e vinha com tudo para cima do meio-campo do Inter.

Três volantes – Dessa forma os três volantes do Inter, Sandro, Magrão e Guiñazu, não davam conta e a defesa colorada viveu sobrecarregada. Lauro e os zagueiros tiveram muito trabalho. Aliás, o que o Magrão errou de passes na frente da área, no primeiro tempo, foi algo irritante. Ouso dizer algo que pode soar como uma bobagem. Mas aí vai: em 2010 o Glaydson terá que jogar nesse meio do Inter. Tem entrado bem e mostrado boa postura. Marca bem e tem agilidade, mais do que o Magrão. Tendo mais chances deve se firmar ao lado de Sandro e Guiñazu. Aí o Tite vai ter que escalar o time, digo, no esquema, talvez tenha que optar por um 3-5-2.
Ala-esquerda – É preciso olhar o mercado. Kléber está e deve continuar sendo convocado para a Seleção e Marcelo Cordeiro ainda não chegou no Beira-Rio. Ontem o ‘centralão’ passava sempre lotado. Aliás, na ala-direita precisa de um jogador incontestável, também.

Agora, o Grêmio – O jogo desta noite é contra o Náutico, pelo Brasileirão, no Olímpico. Simples, é só vencer. Mas, na real, não é bem assim. Os pernambucanos estão fazendo uma ótima campanha nestas rodadas iniciais e querem permanecer, pelo menos por enquanto, naquelas posições que classificam para a Libertadores de 2010. O náutico é 4º colocado, com 8 pontos, o Grêmio está na 13ª posição com 4 pontos. Mas o Grêmio é favorito por que é o Grêmio e mais do que isso. Além de precisar ganhar para levantar o astral, o tricolor nunca perdeu para o Náutico em Porto Alegre. É o que diz o retrospecto. Mas o jogo promete ser difícil para os gremistas. O técnico Paulo Autuori ainda procura conhecer o plantel, a forma de jogar de cada jogador, para só depois implantar um esquema ideal. Está jogando no 3-5-2,mas prefere o 4-4-2. Resta saber se, no elenco, terá jogadores para fazer o que pensa.

Outro quesito importante a ser levado em conta é a questão física. Todos sabem que o Grêmio está num momento importante da competição da Libertadores. É preciso muita atenção e, ao mesmo tempo, muita tranqüilidade para passar para a próxima fase. Isso desgasta. Por isso alguns atletas estão sendo poupados. A Libertadores é prioridade, ninguém nega. Mas não é possível ignorar a competição nacional. Tudo é importante. Aí entra o plantel e a preparação física. Como o Grêmio recém trocou de técnico, a preparação física ideal, como novo responsável também levará algum tempo até chegar numa fase ideal. É preciso inspira e expirar e encontrar o ponto de ajuste, se possível, sem perder pontos. Ou seja, é preciso avançar, apesar de tudo.

Maxi López x Souza – Parece que a insatisfação de Maxi López pelo seu isolamento no ataque gremista está sendo resolvida. Ele e Souza conversaram e devem chegar a um acordo para eliminar este problema. Afinal, não dá para criar probleminhas entre companheiros quando a tarefa a ser realizada precisa do empeno constante do conjunto. Aqui entra o comando de vestiário. Se não for do treinador Autuori, que chegou há duas semanas, terá que ser da direção de futebol. Para não deixar para amanhã, muito menos sem resolver. O tempo,nestes momentos, é fundamental não perder.

Fôlego – Depois da partida de hoje o técnico gremista terá tempo par avaliar melhor o plantel, treinar jogadas e planejar as competições onde o clube está envolvido neste momento, que são Libertadores e Brasileirão. Serão dez dias até a partida contra o Fluminense, dia 14, no Rio de Janeiro. Deve-se considerar, no caso do Grêmio, que além das partidas difíceis nas duas competições, ainda tem as viagens longas, principalmente na competição continental. O desgaste é muito grande e o risco de lesões se agrava.

Confira as escalações dos times que se enfrentam hoje à noite, no Olímpico, às 21 horas:
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Rever e Rafael Marques; Ruy, Túlio (Adilson), Tcheco , Souza e Fábio Santos; Maxi López e Alex Mineiro.

Náutico: Eduardo; Gladstone, Negretti eVágner; Galiardo, Eduardo Eré, Johny, Aílton e Anderson Santana; Carlinhos Bala e Gilmar.

PENSANDO NOVO HAMBURGO convida

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

MERCADO FINANCEIRO 03.06.09

Especialista - IBOVESPA descolou de fundamentos e pode sofrer pressão em junho
FONTE - INFOMONEY

"Mesmo com o forte movimento de alta registrado pelo Ibovespa recentemente, a palavra de ordem entre analistas para o mês de junho é cautela. Sem indícios mais sólidos de retomada pelo lado real da economia, sobram dúvidas sobre a manutenção do vigoroso fluxo externo positivo.Poucas são as discordâncias quando o tema é a superação dos piores momentos da crise. Contudo, aversão ao risco em queda livre e melhora em alguns indicadores econômicos seriam evidências concretas apenas do "final do início da crise", como define a corretora Spinelli.O entendimento entre os especialistas é de que houve descompasso na evolução dos índices acionários e dos fundamentos econômicos. "Os investidores parecem já flertar com a euforia", alerta a Spinelli.
Espaço para realização
A lógica, todavia, tem sido contrariada pela manutenção do forte fluxo de investimentos externos direcionado ao mercado acionário brasileiro.Considerando o cenário mais pessimista traçado no início do ano, a pontuação alvo estimada por analistas da Ativa Corretora de 55 mil pontos já foi praticamente alcançada - "o upside por essa metodologia acabou", concluem. Sem a comprovação de uma aceleração semelhante da economia real, os analistas da Ativa afirmam não estar "confortáveis com uma indicação de que o Ibovespa manterá essa trajetória de forte alta".
Atenção aos EUA
A equipe da corretora SLW preferiu destacar outro fator de risco sobre os mercados no curto prazo - a deterioração das contas públicas norte-americanas. Embora reconheça haver sinais de uma recuperação lenta da economia do país, "a questão fiscal nos EUA ainda será um ponto analisado pelos investidores e o seu desfecho não é certo", afirmam. Segundo a equipe do UBS Pactual, o ponto chave para a compreensão do mercado é o momento em que o foco deixará a normalização do prêmio por risco para bases mais ligadas aos fundamentos. "Alguma consolidação nos preços das ações deverá ocorrer no curto prazo", conclui."

CONCORDO PLENAMENTE.
DENARDIN


Wall Street romepu ciclo de altas e cai forte.
Lá fóra, depois de quatro altas seguidas, Wall Street interrompeu o ritmo positivoapós divulgação de uma sequência de indicadores desfavoráveis, e o alerta de Bernake do FED, para efeitos negativos da dívida na retomada do crescimento da economia dos Estados Unidos, solicitando comprometimento das autoridades em reduzir o déficit orçamentário de quase US$ 2 trilhões do país após a injeção agressiva de recursos na economia. Quanto aos indicadores, ADP Employment Report mostrou que foram fechadas 532 mil vagas de trabalho no setor privado do país na passagem entre abril e maio, enquanto o mercado esperava um corte em torno de 525 mil. No entanto, os números foram melhores do que na medição anterior, que indicou um corte de 545 mil postos. O setor de serviços também teve desempenho pior que o esperado, com o ISM Services registrando 44 pontos em maio. Já o volume de encomendas à indústria norte-americana, medido pelo Factory Orders, avançou 0,7% durante o mês de abril, mas também ficou levemente abaixo das projeções. Para completar o quadro, a divulgação do PIB da União Europeia, que contraiu 2,5% no primeiro trimestre em relação aos últimos três meses do ano passado, mostrando a maior retração desde 1995, quando o órgão oficial de estatística europeu iniciou a medição.

Já o Petróleo, apos divulgação de inesperado aumento nos estoques norte-americanos inverteu e caiu forte nos mercados. Em Londres o BRENT fechou a US$ 65,80 ( queda de 3,36% ) , e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 66,12 por barril ( queda de 3,54% ). O Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou durante o dia que os estoques de petróleo dos Estados Unidos subiram para 366 milhões de barris nas semanas terminadas em 22 e 29 de maio, configurando avanço de 2,9 milhões de barris e contrariando as expectativas dos analistas. Vale lembrar que os Estados Unidos são o maior consumidor mundial do produto.

Por aqui, após ciclo de ganhos, o indice doméstico teve seu seu segundo dia de perdas, e com ómente 4 ativos no positivo, hoje sob a influência das perdas vindas de fora e do fraco desempenho de suas blue chips produtoras de matérias-primas, como Vale, Petrobras e siderúrgicas. A Vale após sua rival Rio Tinto fechar reajuste de - 33% no preço do minério de ferro com siderúrgicas japonesas, e notícias advindas da China apontam que os produtores locais seguem sem abrir mão de uma redução entre 40% e 50% nos preços. A Petrobras sofreu com o forte recuo do valor dos contratos de petróleo no mercado internacional, em meio a um inesperado aumento nos níveis de estoques norte-americanos. Gerdau e CSN também contribuírem para as perdas em movimento de ajuste, após a Itaú Corretora rebaixar sua recomendação para os ativos do setor para underweight, ou seja, abaixo da média , papéis considerando "caros" após rali que acumulava oito sessões seguidas de alta. Desatque positivo para os ativos da Souza Cruz, que tiveram sua terceira valorização consecutiva e liderou no dia de hoje os unicos quatro papeis que aporesentaram ganhos. Oscilando entre os 51.643 pts e os 54.000 pts, com um expressivo volume financeiro R$ 6,48 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 52.086 pontos, representando uma expressiva desvalorização de 3,54% em relação ao ultimo fechamento. No diário, em movimento lateral próximo ao SUP do novo canal lateral.

As poucas latas do dia ficaram por conta da Souza Cruz ON ( 3,13% ), Cemig PN ( 1,93% ), Telesp PN ( 1,37% ) e Transpaulista PN ( 0,02% ). As maiores perdas ficaram por conta da Brasil T Par PN ( 6,90% ), Rossi Res ( 6,58% ), Embraer ON ( 6,34% ), B2W ON ( 6,15% ) e Sid Nac ON ( 6,08% ).
Já o dolar comercial, quebra sequencia de seis altas consecutivas, e sofre ajuste favorecida pela realização de ganhos nos mercados. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9640 representando uma uma expressiva recuperação de 2,24% em relação ao fechamento anterior. No mes ainda apresenta desvalorização de 0,46%, e no ano de 2009 acumula desvalorização de 15,88%. No mercado paralelo ainda se manteve estável nos R$2,3000, representando um ágio de 17,11% em relação ao dólar comercial.

IBOVESPA no patamar dos 52.000 pontos, com expressivo recuo no dia.
INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 0,75%
Standard & Poor's 500 - queda de 1,37%
Nasdaq - queda de 0,59%
FTSE 100 - queda de 2,09%
Nikkei - queda de 4,06%
Merval - alta de 0,39%
WINFUT queda de 3,31% - 52.240,00 pontos - no ano 37,47%.
IBOVESPA queda de 3,54% - 52.086,63 pontos - no ano 38,71%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :

- PETR4 queda de 4,05% - 33,15 ( MIN 32,85, MAX 34,34 ) no ano 45,14%
- VALE5 queda de 3,79% - 31,70 ( MIN 31,55, MAX 32,84 ) no ano 32,69%
- GGBR4 queda de 2,92% - 21,60 ( MIN 20,81, MAX 21,98 ) no ano 43,43%
- ITUB4 queda de 2,38% - 31,60 ( MIN 30,82, MAX 32,19 ) no ano 21,07% ( Antiga ITAU4 )
- CSNA3 queda de 6,08% - 47,11 ( MIN 49,66, MAX 51,48 ) no ano 62,45%
- USIM5 queda de 4,44% - 39,35 ( MIN 38,67, MAX 40,60 ) no ano 48,38%
IBOVESPA - Caiu cerca de 4,3% até por volta das 13,50 horas, quando atingiu a minima do dia. Com pequeno folego até o final do pregão, acabou fechando aos 52.086 pontos, representando uma expressiva desvalorização de 3,54% em relação ao ultimo fechamento. No diário, em movimento lateral próximo ao SUP do novo canal lateral.
MIN do dia 51.643 pontos / MAX do dia 54.000 pontos.

PAPO CULTURAL - Ione Jaeger


DIA DOS NAMORADOS


PEDIDO DE CASAMENTO
Pediu tanto,
tanto pro santo
fez novenas, promessas, tríduos,
seguiu procissão
recorreu a simpatias,
outras magias , benzedeiras, cartomantes, curandeiros,
foi , até , nos barbadinhos. Precisava saber
se alguém lhe cruzaria o caminho do altar.
Sofria de desespero só em pensar:
– Ficarei pra titia?
Queimou velas e mais velas
esperando que o santinho casamenteiro
desse a ela um pretendente que
a pedisse em matrimônio.
Apelou pra Iemanjá no dia dos namorados
(perturbando o namoro da sereia)
na beira do cais gritava:
– Minha Rainha do Mar, escutai-me os lamentos,
fala já pra Santo Antônio ouvir gesticulando
desesperada, descuidada
caiu nas águas, afundou, se afogando.
Salva- lhe um marinheiro
Precisou aplicar respiração boca-a-boca:
– Moça, a donzela me chamou?
– Meu nome é seu Antônio!
– A seu dispor!

Ione Jaeger.
Novo Hamburgo, 11 de junho de 2003
5h57min


P R O C U R A – S E

Encontra-se em lugar incerto e não sabido)


Onde anda um tal amado
fulano bem acanhado
teima em não me ver
Na timidez se anula
se faz surdo, se faz mudo
se esconde, não responde

Amante muito fajuto
tudo fiz, acreditei
que iria aparecer
Foge, não vem a mim
que tanto espera
quem dera, lhe conhecer!

Não precisa ser galã
sou anã, sou pequena
nas exigências do amado
Seja ele um bom sujeito
que ligeiro dê um jeito
na minha ardente carência!

Não quero, porém, um anônimo
antônimo de mim, jamais!
Venha de cara lavada
traga na face gravada
QI, paz, caráter sem mancha
cultura – dote elementar!

Cheque logo, homem, apure!
Não dê despesas ao tempo
na vida se compra o momento
com ágio, ufires e juros de mora
Não demore! Não vacile! Se apresente!
Coragem! Invista! Se atire!


Ione Jaeger - 12/06/00




C L A S S I F I C A D O S

Aluga-se um coração
Situado num peito ardente
Longe da Alameda da Razão
Não é prédio novo
Mas está em perfeito estado
Para receber o novo morador
É amplo. Não tem cercas nem limites
Claro, límpido, transparente, arejado
Sem trancas nas portas e nas janelas.
Música ambiental
O contrato reza:
_ cláusula 1: o prazo de locação deverá ser duradouro;
_ cláusula 2: aluguéis e encargos pagos com fidelidade;
_ cláusula 3: locado, exclusivamente, para um só morador;
_ cláusula 4: permitido depositar material inflamável – paixão;
_ cláusula 5: carta de fiança o juramento de grande amor;
_ cláusula 6: exige-se a caução de um amor eterno;
_ cláusula 7: se a locação encerrar, um dia, pede-se ao locatário
que não devolva as chaves, não apresente quitação de corte de luz, não faça reparos e pinturas. Eventuais estragos serão de difícil e dolorosa restauração. A deterioração decorrente do uso normal,ficará marcada para sempre nesse coração. Não há como devolvê-lo ao estado em que foi locado.Nada faça. Saia na madrugada, devagarinho,no silêncio. Não o faça sofrer mais uma vez!

Parágrafo Único: A locadora exclui qualquer cláusula de ajuizamento de
ação de despejo.
(Tratar direto com a proprietária)
Ione Jaeger - 1995



Primeiro Beijo
Caminhavam de mãos dadas. O sol brilhava forte. Duas da tarde. Dois jovens. Ela quatorze, ele quinze anos de idade. Passinhos miúdos. Dolentes. Despreocupados. Preguiçosos. Mãos coladas. Calados. As ondas batiam forte na amurada. Um curió cantava, suave, no galho do velho tamarindeiro. O vento sussurrava na areia.
Caminhavam de mãos dadas. Um teco-teco fazia evoluções. Rasava. Nada viam. O calor da mão dele emanava para a dela. Percorria os corpos. Circuito. Um menino passou gritando:– "Picolé! De mangaba! Picolé!...” Nem ela, nem ele viu. Nem ouviu...
Caminhavam de mãos dadas. Estavam chegando. À casa dela. Pararam no alpendre. Olharam-se. Nos olhos. Ela suspirou forte. Ele sério. Silêncio. Calados. Sol. Mar. Brisa. O vento tirou notas harmoniosas nas folhas do coqueiro.
De mãos dadas. Calados. Silêncio. Uma galinha besta cocoricou anunciando que havia mais um ovo. À-toa. Os olhos dele nos olhos dela. Os lábios tremeram. Suspiraram. O pensamento era um só – beijemo-nos. Ele desejava. Ela desejava.
Mãos dadas. Olhos fixos. Lábios imantados. Corações toc... toc... Uma nuvem elevou-a. Ele firme. Coragem. Mãos fortemente cingidas. Dedos entrelaçados. Num rádio longínquo, uma valsa. Os lábios se roçaram. Corações toc... toc... Beijaram-se!
O mundo parou!...

Ione Jaeger - Do livro Meteoros Angelicais, Ed. Alcance, POA/RS/BR,1995

Equinos do bairro Santo Afonso recebem atendimento em mutirão

Nesta quarta-feira, dia 3, as éguas e cavalos dos catadores de materiais recicláveis do bairro Santo Afonso receberam uma atenção especial. Um mutirão de atendimento a equinos foi realizado na Rua da Divisa, para orientar os criadores e medicar os animais. A atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, que ocorre de 30 de maio a 7 de junho.
A ação, que contou com a participação de duas veterinárias e um agente ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), teve como objetivo melhorar a qualidade de vida desses animais, submetidos diariamente ao trabalho intenso. De acordo com a veterinária Cristine Becker, um dos grandes problemas é a falta de alimentação apropriada. “Muitas pessoas não dão o tratamento adequado aos animais por falta de orientação. Explicamos aos criadores que os equinos têm um desgaste muito grande e a energia precisa ser reposta, principalmente com sais minerais”, disse Cristine. A veterinária explica que outro problema freqüente é a tosse. “Eles têm muita tosse por causa do excesso de umidade e pó no ambiente em que vivem”, diz ela.
Todos os animais foram examinados, pesados e medicados. Entre os medicamentos utilizados estão vermífugos e antibióticos.

Prefeitura apresenta diretrizes para revitalização de Hamburgo Velho em reunião na segunda-feira



As diretrizes gerais que vão orientar o projeto de revitalização do centro histórico de Hamburgo Velho serão apresentadas pela Prefeitura de Novo Hamburgo na reunião pública que acontece na próxima segunda-feira, 8 de junho, às 19 horas, no salão da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho (rua Júlio Kunz, nº75).
O prefeito Tarcísio Zimmermann, a secretária de Cultura, Anita Lucas de Oliveira, e a assessora para Políticas de Desenvolvimento, Júlia Ambros, vão apresentar as diretrizes, elaboradas a partir das demandas e opiniões apresentadas pela comunidade na primeira reunião pública, realizada no dia 27 de abril. Na ocasião, foi eleita uma comissão provisória, formada por moradores do bairro, representantes de entidades e professores, que junto com secretários e técnicos da prefeitura se reuniram no último dia 25 para debater novas idéias e discutir as diretrizes do projeto. Entre as propostas analisadas estavam a recuperação do centro histórico de Hamburgo Velho, a preservação da paisagem urbanística de ruas do bairro, além da previsão de restauração de prédios históricos, como o Lar da Menina, atingido por um incêndio no final da década de 90.
Segundo a assessora Júlia Ambos, agregando as idéias colocadas pela comissão com o conhecimento dos técnicos da prefeitura, conseguiu-se finalizar o projeto. “Desta forma queremos apresentar, nessa segunda-feira, as diretrizes do projeto montado a partir de todo esse desenvolvimento realizado pela Prefeitura juntamente com a comunidade”, diz Júlia.

Educadores e alunos discutem o financiamento da educação e controle social



Dezenas de pessoas participaram na noite desta terça-feira da quarta pré-conferência de Educação. No encontro, que debateu o tema “Financiamento da Educação e Controle Social”, o titular da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, ressaltou a importância de articular os esforços entre as redes municipais, estaduais e privadas de ensino no município. “Precisamos criar uma massa crítica para discutir o sistema nacional de educação”, afirma. Carabajal destacou ainda a necessidade da inserção do aluno nesse processo democrático.
A noite foi marcada pela palestra da professora e presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre, Rosa Mosna, que abordou o tema da pré-conferência noite foi marcada pela palestra da professora Rosa Mosna, que abordou o tema da rncontr. “A educação precisa ser universal e democrática”, garante a professora.

CONAE
Ao longo dos meses de maio e junho a comunidade escolar está abordando os temas referentes à educação em seis pré-conferências (confira programação abaixo). Os encontros fazem parte da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será realizada nos dias 25 e 26 de junho nos pavilhões da FENAC.
A CONAE visa estruturar o ensino no país para os próximos 10 anos. Os temas discutidos no município serão levados até a etapa estadual do encontro e, posteriormente, seguirão para Brasília, na etapa nacional.

Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor recebem capacitação

A partir desta quinta-feira, dia 4 de junho, às 8h30, 15 visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM) participarão de um curso de capacitação. Os encontros serão realizados no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (rua Guia Lopes, 4201 - Canudos). A formação dos visitadores seguirá até o dia 18 de junho.
O PIM, que é gestionado pelas secretarias de Saúde (SMS), Educação e Desporto (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS), atende famílias com crianças de 0 a 6 anos e tem como objetivo orientar essas famílias a partir de sua cultura e experiência, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças. Os visitadores têm a função de realizar o diagnóstico inicial da comunidade, acompanhar e controlar a qualidade de orientação educativa que a família passa às crianças.
Os 15 participantes do curso foram contratados no início do mês de maio e serão divididos em duas equipes de atendimento no município. O grupo que já está atuando na escola municipal Francisco Xavier Kunst (rua Quatro, 120 - Canudos) receberá um reforço no número de integrantes e uma nova equipe será formada na escola municipal Presidente Getúlio Vargas (rua Paquistão, 257 - Rincão).

O quê: Início do curso de capacitação dos visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM)
Quando: Quinta-feira, dia 4 de junho, às 8h30
Onde: Auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (rua Guia Lopes, 4201 - Canudos)

Prefeitura recebe doação de exemplares do livro “Novo Hamburgo – A cidade se revela”




Os fotógrafos Isa Reichert, Joel Reichert e o escritor Henrique Schneider estiveram no Centro Administrativo Leopoldo Petry na manhã desta quarta-feira, 3 de junho, para fazer a doação de exemplares do livro “Novo Hamburgo – A cidade se revela”, uma coletânea de 140 imagens do município. A obra, que mostra as belezas da Capital Nacional do Calçado, foi lançada no dia 5 de abril, durante a comemoração do aniversário de 82 anos do município.
Na solenidade, realizada esta manhã no auditório da SMED, foram entregues 78 livros para a Secretaria de Cultura (SECULT) e outros 212 para a Secretaria de Educação e Desporto (SMED), que deve distribuir os exemplares entre as escolas do município.
Para Alberto Carabajal, titular da SMED, é fundamental socializar entre alunos e professores o resgate histórico, cultural e artístico de nossa cidade, proporcionado pelo livro. “Valorizando essas questões dentro da sala de aula, contribuímos para a construção de uma rede de ensino fortificada e que se reconhece dentro da própria cidade”.
O livro “Novo Hamburgo – A cidade se revela” foi produzido pela Um Cultural, com patrocínio exclusivo da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia e financiamento do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

ENTREVISTA COM CELSO QUADRO

‘O PDT PRECISA SER SACUDIDO’


Há uma frase que diz ‘A Política dá muitas voltas’. E não há como negar que tenha um fundo de verdade. Os moradores da cidade e da região certamente já ouviram falar ou conhecem Celso Quadro, principalmente, por causa da política. Mas ele se apresenta também como um ex-desportista. Jogou futebol na várzea local, nos clubes do Adams, Madureira, Avenida e Veterano. Foi cinco vezes campeão do citadino. Mas sua paixão sempre foi a política. Na política foi um dos fundadores do PDT, em Novo Hamburgo, na época em que era secretário parlamentar do Deputado Américo Copetti. Foi o presidente do PDT na cidade por quatro oportunidades.

Além disso trabalhou com os Deputados Olímpio Albrecht e Carlos Araújo. E chegou a ser Vereador da Câmara hamburguense, Diretor de Desporto e Secretário de Assessoramento Especial. Atuou nas duas gestões do prefeito José Airton dos Santos, de 1997 a 2004. Foi um dos responsáveis pelas eleições de Airton, atuando nos bastidores do partido, como líder e também atuando em cima do caminhão de som, fazendo propaganda do seu candidato. Por causa de desentendimentos partidários saiu do PDT e foi para o PMDB, onde acabou participando da campanha vitoriosa de Jair Foscarini. Agora, Celso Quadro, quer voltar ao berço trabalhista.

Este hamburguense, de 66 anos de vida, confessa que a tradição trabalhista vem de família. Conhece a história desde as lutas de Getúlio Vargas até Leonel de Moura Brizola, este último que o fascinou a entrar de cabeça num partido político.

Sentados numa mesa isolada, nos fundos da Petisqueira Adegrill, no Centro e Novo Hamburgo, na última sexta-feira do maio de 2009, Celso Quadro, conversou com o jornal Polegar, tendo como bagagem de mão apenas um livro com a história do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Ele se diz um homem vaidoso, gostando de se vestir bem, com trajes sociais ou esporte e usar bons perfumes, dependendo da ocasião. Adora dançar, cantar e discursar. A sua informação vem através de jornal, revista, rádio e televisão. Considera-se um naturalista e seu principal exercício é caminhar.

Hoje Celso está aposentado e sem partido. Acabou de desligar-se do PMDB na segunda quinzena de maio deste ano. Partido que ele havia aderido no ano de 2004 e que acabou derrotando, com o prefeito Jair Foscarini, o então candidato escolhido pelo PDT para substituir José Airton dos Santos. O primeiro foi Ênio Saltiél e na sequência, Paulo Ritzel. Mas não pensem que Celso Quadro vai se aposentar da política. Não mesmo! Apenas está preparando sua próxima jogada nesta área. E vocês podem imaginar quem ele quer apoiar na sua volta ao PDT? Leia a entrevista.



POLEGAR – Faça uma análise sobre as duas gestões do prefeito José Airton dos Santos
CELSO QUADRO – O nosso partido, o PDT, havia anos vinha batendo na trave. Mas sempre esbarrávamos na questão financeira para ter uma candidatura viável, com condição de chegar na cabeça do poder. Aí surgiu o Airton e esta possibilidade foi alcançada. Antes nós dependíamos de muitas promoções e isso nunca foi suficiente. Foi um deslumbramento. Apesar de muitas pessoas terem medo da inexperiência do Airton em termos de política partidária; e até mesmo por causa da sua pouca formação escolar. Mas ele surpreendeu a todos com sua inteligência e capacidade de gerir, tomando grandes decisões na hora certa. E com isso foi conquistando e entusiasmando a todos, com seu pulso forte e também seu carisma. E fez uma grande administração. Aliás, duas gestões que colocaram Novo Hamburgo, novamente, no eixo do desenvolvimento. Até hoje, mesmo eu tendo trabalhado na campanha e na administração de Jair Foscarini vi, em muitos bairros, comentários favoráveis à administração do Airton dos Santos.

POLEGAR - E a gestão de Jair Foscarini?
CELSO QUADRO – Não posso falar mal dele por que foi um grande amigo e companheiro enquanto eu lá estive. O Jair, pelo que eu observei estando na administração, sempre se mostrou uma pessoa educada e séria. E fez o que podia fazer. Eu acho que talvez, para dar uma repercussão diferente na sua gestão, poderia ter ocupado alguns cargos de confiança com pessoas mais políticas, que conhecessem melhor a comunidade e pudessem levar a todos os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos pela administração.

POLEGAR – E os primeiros meses do prefeito Tarcísio?
CELSO QUADRO – Acredito que uma administração nova, quando assume o poder, a primeira coisa que precisa fazer é se reunir com os funcionários. Deve se apresentar e pedir colaboração, ser simpático. Afinal, são eles que conhecem e tocam a administração pública. Sem eles a casa fica embaraçada. Esta questão, a greve, logo no início, para mim foi uma surpresa. Logo na gestão do PT?! Também esta questão envolvendo acusações ao secretário da Fazenda e sua volta à Câmara de Vereadores. Quem é que ia imaginar uma coisa dessas?! Tem muita gente esperando que o prefeito Tarcísio assuma o município. Para muitos ele parece que continua sendo Deputado Federal, fazendo da Prefeitura uma extensão da Câmara dos Deputados. Acredito que ele tem viajado bastante neste início de gestão e poucas coisas têm sido resolvidas. Sabemos que todo governo tem dificuldades no início de uma nova gestão. Mas agora não é mais hora de chora e reclamar. É hora de reagir.

POLEGAR – E essa vontade de voltar ao PDT? É fato?
CELSO QUADRO – Hoje eu estou aposentado e sem partido. Mas não vou abandonar a política. Isso está no sangue. Mesmo antes de deixar o PMDB já estava comprometido com o grupo liderado pelo ex-prefeito José Airton dos Santos, para movimentar uma chapa e disputar a próxima convenção do PDT. Todos sabem que uma disputa mobiliza o partido. E o PDT precisa ser sacudido. O ano que vem tem eleição e solicitaram minha colaboração para mobilizar antigos trabalhistas que não tem mais aparecido no partido depois desta mudança. E eu me propus a ajudar o grupo que está do lado do Airton. Neste momento que antecede uma eleição para diretório sabemos que não é permitido uma filiação em massa, com o objetivo explícito de votação; e parece que o outro grupo fez o lançamento de uma mobilização neste sentido e até colocou em ata.

O nosso trabalho é visitar quem já está filiado, mostrando o nosso trabalho e a nossa intenção. Quando ainda estava no PDT, lembro da última convenção, quando perdi, justamente, para o Airton.Foi feito assim. E nós, agora, vamos agir da mesma forma. Vamos pegar a relação daqueles que foram cargos de confiança no governo do Airton e pedir apoio para a nossa chapa.

POLEGAR – Ainda está longe, mas já é um trabalho visando à eleição do próximo prefeito?
CELSO QUADRO – Olha, não é por amor próprio, por orgulho ou coisa assim. Política eu sempre fiz com realismo, com sensatez, com os pés no chão. E não sou eu que estou dizendo isso, é o povo. Tenho ouvido por todos os bairros e vilas por onde passo. Não tenho dúvidas, José Airton dos Santos é um grande nome em Novo Hamburgo.

POLEGAR – Mas então por que é que Tarcísio venceu a última eleição?
CELSO QUADRO – Assim como o Airton vinha batendo na trave, o Tarcísio fez um trabalho de quatro anos,mantendo contatos. E o prefeito Jair Foscarini não manteve contatos com a periferia durante o seu mandato. E essa pode ter sido a causa principal.



POLEGAR – O que significa fazer política?
CELSO QUADRO – Tem gente que faz política por interesse próprio e outros por ideologia. Alguns pensando em empregos e candidaturas. Eu faço pensando sempre em colaborar para melhorar a vida do cidadão. A minha vida toda foi de lutas. Como sindicalista, lutando por melhores salários. Depois, no partido político, tentando ser mais um a lutar pelo povo e pelo trabalhismo. Eu faço por ideologia. Acredito no trabalhismo. E isso vem de berço, é de família. Considero-me conhecedor profundo desta ideologia e acredito nela como tendo potencial para melhorar, de verdade, a vida da nossa gente. As obras de Getúlio Vargas estão aí, as de Brizola estão aí, e também em Novo Hamburgo, na gestão trabalhista de José Airton, deixamos muitas obras para a comunidade.

POLEGAR – E o governo Yeda Crusius?
CELSO QUADRO – Não dá pra negar. A imagem do governo do RS é de baixa.

POLEGAR – Fale sobre o governo Lula.
CELSO QUADRO – Olha, por mais que o governo Lula seja o governo mais popular que o Brasil já teve, uma coisa é certa: se a candidatura que se apresenta para sucedê-lo vier para as urnas não ganha eleição. O governo está bem nas pesquisas, mas não é o que eu penso. Se o seu governo tivesse resolvido a questão dos aposentados seria uma grande coisa. Mas não resolveu. E a voz do povo é a voz de Deus.

POLEGAR – Voltando a falar da questão municipal: Será que Airton volta a ser candidato?
CELSO QUADRO – Eu acredito que ele está empolgado com a possibilidade de voltar à ativa na vida política. Também acredito que o momento é favorável para ele. Até se ele decidir ser candidato, já no próximo ano, pode arrancar com uma grande votação de Novo Hamburgo, para a Assembléia Legislativa

POLEGAR – Quando o Celso Quadro volta para o PDT?
CELSO QUADRO – Não tem previsão a minha volta. Estou sem partido e trabalhando em favor do grupo do Airton, no PDT. A preocupação é eleger um diretório de trabalhistas. Não pretendo nem fazer parte deste diretório.

POLEGAR – E quanto ao atual diretório?
CELSO QUADRO – Todos são pedetistas. Não é uma crítica, só acho que existe um pouco de inexperiência. Veja que o Airton foi duas vezes Prefeito em Novo Hamburgo, a sua esposa foi Deputada Estadual. Os dois contribuíram para que o PDT de Novo Hamburgo servisse de exemplo, pelas obras realizadas, em todo o Rio Grande do Sul. Daí eu acho que ele foi maltratado no diretório. Disseram que o quadro com a sua foto e também a minha foram retirados da sede. Falta experiência para essa gente. Política não se faz com ódio e com raiva. Política é a arte de perdoar e multiplicar. É preciso aprender a conviver com todas as correntes que existam dentro do partido.

POLEGAR – Obrigado!
CELSO QUADRO – Sempre às ordens!