sexta-feira, 12 de junho de 2009

JOGO NA ÁREA - Marcelo de Quadro




SELEÇÃO DE DUNGA – Até seis meses atrás eram muitas as dúvidas se o Brasil conseguiria, com Dunga, sua classificação para a Copa do próximo ano, na África do Sul. Mas o técnico gaúcho sempre pareceu, a exemplo de Felipão, ciente do trabalho que estava realizando, com respaldo da CBF e não se importando com o que a mídia ou setores satélites, pertencentes ou torcedores de clubes e empresários, pudessem estar tramando para que ele fosse demitido ou mesmo pedisse para sair. Lembram do lobby a favor de Romário, quando Felipão ganhou o penta? Teve que colocar protetor nos ouvidos e engolir muitos sapinhos para fazer o que achava certo, e que acabou dando resultado.

Pois aí está, algo semelhante acontece , agora, com Dunga. Pode ser criticado pelo que fez e faz. Mas mostra responsabilidade, coerência e tem uma linha mestra no seu trabalho. Alguém pode dizer que Gilberto Silva não é mais jogador de seleção, que Josué nunca foi, que Felipe Mello foi inventado, que os alas da seleção não funcionam, que Robinho é pipoqueiro. E que os únicos atletas de quem se pode esperar alguma coisa positiva são Luís Fabiano e Kaká. Tudo bem, mas o Brasil, depois das duas últimas partidas, contra Uruguai (em Montevidéu) e com o Paraguai (no Recife) já é líder das Eliminatórias, está com um pé na Copa e chega de cabeça erguida, como um dos favoritos na Copa das Confederações, neste mês, também na África do Sul. Mérito de quem? Dos jogadores, muitos dirão. Certo. Mas quem convocou e escalou estes jogadores? É isso aí, o técnico.

Quando o time perde a culpa é do técnico. Vejam, por exemplo, o caso do Maradona, na Argentina, com a derrota sofrida nesta rodada para o Equador, está num inferno astral terrível. Hoje corre o risco de ter que disputar uma repescagem. Ainda está na quarta posição na tabela. Mas em setembro tem nova rodada pelas Eliminatórias. Adivinhem quem será o adversário de Maradona? Exatamente, Dunga. Argentina e Brasil. Duelo de titãs. Se os argentinos perderem caem ainda mais na tabela e correm risco de participar da Copa. E você acha que, perdendo para o Brasil de Dunga, Maradona permanece. O técnico argentino terá muitos enjôos até setembro. E se perder aí, para ele, será uma droga.

Brasileirão no final de semana – Grêmio, oitavo na tabela, com 7 pontos, enfrenta o Fluminense, neste domingo, no Rio de Janeiro. Autuori começa a mudar o time e vai iniciando a implantação do seu esquema preferido, um 4-4-2. A surpresa, pela necessidade, pode ser a ala direita, aliás, lateral-direita. William Thiego pode, aparecer por ali. Ruy e Joílson estão suspensos. Makelele também tem chances de atuar. O Grêmio que está tentando comprar Souza, Paris Saint-German, mas pode acabar perdendo Alex Mineiro para o futebol do Catar. Uma proposta oficial deve surgir nos próximos dias pelo atacante.

Se vencer o Fluminense , domingo, às 18h30, o Grêmio pode dar um grande salto na tabela e se aproximar dos primeiros na classificação. Se, porém, perder inverte a tendência e fica, outra vez, na zona do perigo, muito próxima da faixa dos rebaixados.

Inter vai de misto para enfrentar o Vitória – D’Alessandro, novamente, não tem condições de jogo para esta rodada, a sexta pelo Brasileirão. Kléber e Nilmar estão com a Seleção. Deste modo Tite vai ter que continuar utilizando o que tiver de melhor e em condições no plantel. O jogo contra o Vitória é importante para ficar na frente na tabela. Mas todos sabem que o time de Paulo César Carpegiani vem em busca de resultado positivo, pois é um bom time. Hoje os baianos estão em terceiro lugar com 9 pontos. Atrás apenas do vice que é o Atético-MG, que tem11 pontos e do Inter, que tem 13 pontos. O argentino D’Alessandro deve estar sendo poupado para o jogo contra o Corinthians, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, a primeira partida será disputada em São Paulo.

O mistão do Inter para encarar o Vitória deve ter a seguinte formação: Michel Alves; Bolívar, Danny Morais e Sorondo (Álvaro) e Marcelo Cordeiro; Maycon , Glaydson, Giuliano e Andrezinho; Talles Cunha e Alesandro. Um bom time, mas sem o entrosamento dos titulares.

Esta não é do esporte, mas temos que lançar na área. Quem já teve a oportunidade de ver o noticiário da Rede Brasil (TV ABC), canal 58 UHF, com Nei Gonçalves Dias, às 19 horas? Rapaz, que coisa impressionante! O homem, todos sabem, é jornalista experimentado e responsável. Mas está levando um baile do teleprompter ou teleponto (tela onde aprecem as notícias para o apresentador ler). Das duas uma: Ou ele fica muito nervoso, tendo que apresentar o telejornal de maneira formal, ou não consegue enxergar adequadamente as frases que vão aparecendo, talvez por causa da distância. E também parece que ele não leu a notícia antes de apresentar. Gagueja, tropeça nas palavras, não transmite a informação e ainda fica sério. Assim não dá! Só consegue algum equilíbrio e atenção de quem assiste quando ele sai da banqueta e vem para frente da câmera, comentar uma notícia. Este sempre foi o seu melhor estilo. Do jeito que está é bola fora. Os diretores do telejornal estão brincando com o espectador. Assim não dá, a notícia perde toda a credibilidade. E o jornalista também. Como é que o Nei Gonçalves Dias topou uma roubada dessas?!

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger




Quando analiso o mundo do presente,
me pergunto ante o mundo do passado:
- Foi o mundo que mudou e se perdeu,
ou fui eu que me perdi sem ter mudado?



Nemézio Miranda de Meirelles – baiano, soteropolitano, nasceu em dezembro de 1913, poeta, prosador, jornalista, militar, baiano, soteropolitano, mora, reside em Canoas/RS. Membro da Casa do Poeta Latino-americano (CAPOLAT); da Casa do Poeta Rio-Grandense (CAPORI); Grêmio Literário Castro Alves. Sócio Honorário da Casa do Poeta Esreiense. Fundador da Academia Canoense de Letras; Patrono da Imprensa Canoense.

Município prepara a vacinação contra paralisia infantil

A Secretaria de Saúde (SMS) já está se mobilizando para a vacinação contra a paralisia infantil. A campanha, que tem o lema “Vacinar é Cuidar Bem”, ocorrerá no próximo sábado, dia 20 de junho, a partir das 8 horas, em 70 pontos de município (confira abaixo os locais).

Todas as crianças menores de 5 anos devem comparecer a um dos pontos de vacinação para tomar as gotinhas. A meta da SMS é imunizar 95% das crianças de até cinco anos no município, o que corresponde a 16 mil aplicações.

Para fazer a vacina, os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças. Crianças com febre, vômitos ou diarréia não estão contra-indicadas e devem tomar as gotinhas mesmo assim.

Este ano, a SMS também está providenciando a vacinação nas escolas de educação infantil da rede municipal e particulares. Ao longo desta semana, agentes de saúde estarão visitando as instituições e aplicando a vacina. Além disso, em Lomba grande, uma equipe estará percorrendo as quatro localidades mais distantes para vacinar as crianças.

Bolsa FamíliaA SMS orienta as famílias que recebem o benefício do Bolsa Família e que forem vacinar seus filhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que levem junto o cartão do programa e aproveitem a oportunidade para fazer a pesagem das crianças com até 7 anos.

Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença transmitida através do contato com as fezes de uma pessoa infectada e que causa a paralisia dos membros e até a morte. Ela ocorre principalmente em crianças que vivem em locais com péssimas condições sanitárias e de higiene. No Brasil, o último caso registrado foi em 1989

Local e Horário
EMEF Anita Garibaldi - 8h às 17h
EMEF Arnaldo Grin - 8h às 17h
EMEF Boa Saúde - 8h às 17h
EMEF Castro Alves - 8h às 17h
EMEF Cel. Guilerme Gaelzer Neto - 8h às 17h
EMEF Elvira Brandi Grin - 8h às 17h
EMEF Francisca F. P. Saile - 8h às 17h
Francisco Xavier Kunst - 8h às 17h
EMEF Imperatiz Leopoldina - 8h às 17h
EMEF Irmão Nilo - 8h às 17h
EMEF Jorge Ewaldo Koch - 8h às 17h
EMEF Marcos Moog - 8h às 17h
EMEF Monteiro Lobato - 8h às 17h
EMEF Padre Reus - 8h às 17h
EMEF Pres. Affonso Penna - 8h às 17h
EMEF Pres. Campos Salles - 8h às 17h
EMEF Pres. Deodoro da Fonseca - 8h às 17h
EMEF Pres. Getúlio Vargas - 8h às 17h
EMEF Pres. Hermes da Fonseca - 8h às 17h
EMEF Pres. Nilo Peçanha - 8h às 17h
EMEF Pres. Prudente de Morais - 8h às 17h
EMEF Pres. Tancredo Neves - 8h às 17h
EMEF Profª Helena C. Sampaio - 8h às 17h
EMEF Sen. Salgado Filho - 8h às 17h
Escola Estadual Dom Pedro II - 8h às 17h
Escola Estadual Santo Afonso - 8h às 17h
Escola Estadual Leopoldo Petry - 8h às 17h
Casa de Vacinas - 8h às 18h
Centro de Especialidades - 8h às 18h
UBS Boa Saúde - 8h às 18h
UBS Canudos - 8h às 18h
UBS Guarani - 8h às 18h
UBS Kephas - 8h às 18h
UBS Liberdade - 8h às 18h
UBS Lomba Grande - 8h às 18h
UBS Primavera - 8h às 18h
UBS Rincão - 8h às 18h
UBS Rondônia - 8h às 18h
UBS Roselândia - 8h às 18h
UBS Santo Afonso - 8h às 18h
UBS Vila Kraemer - 8h às 18h
UBS Redentora - 8h às 18h
UBS Iguaçu - 8h às 18h
UBS São Jorge - 8h às 18h
Hipermercado Carrefour - 8h às 18h
Hipermercado Bourbon - 8h às 18h
Super Unidão - 8h às 18h
Associação Mundo Novo - 8h às 17h
Agafarma (paradão) - 8h às 17h
Praça do Imigrante - 8h às 17h
Lojas Paludo - 8h às 17h
Drogaria Famacro - 8h às 17h
Associação de Moradores Presidente Neves - 8h às 17h
Associação de Moradores Canudos - 8h às 17h
Desbravadores (rua Irmã Amália, 22) - 8h às 18h
Desbravadores (rua Joaquim Oliveira, 107) - 8h às 18h
Desbravadores (rua Ildefonso T. Garcia, 507) - 8h às 18h
Desbravadores (Praça Centenário) - 8h às 18h
Desbravadores (rua Vinconce de Taunay, 423) - 8h às 18h
Habbibs - 8h às 18h
Supermercado Ofertão - 8h às 17h
Casa de Apoio - 8h às 17h
Mc Donald's - 11h às 17h
Igreja Batista - 8h às 17h
Pedreira - Quinta-feira
Morro do Paula

Atleta da Feevale compete na Rústica Festa do Sapato

Neste domingo, dia 14, o atleta Iurquen Roese (Feevale) participa da 2ª edição da Rústica Festa do Sapato, evento esportivo que integra as atividades da Festa do Sapato de 2009. A largada e a chegada acontecem em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Koppitke, em Campo Bom. O início está marcado para às 9h, seguindo por várias ruas do Centro da cidade.

A prova está dividida nas categorias adulto e infantil (masculino e feminino). O percurso para os adultos é de 10 quilômetros, enquanto para as crianças o trajeto é de três quilômetros.

Esta é a primeira rústica que Roese compete em 2009. "Como estou dando preferência para as provas mais curtas, acho que vai me dificultar um pouco, mas como tenho um volume de treino muito grande, espero poder correr bem e fazer um bom resultado", destaca o aluno do curso de Educação Física da Feevale.

UJR/Feevale estréia na Sub-20

Neste domingo, dia 14, às 16h30min, a equipe Sub-20 da UJR/Feevale fará sua estréia no Estadual da categoria. O jogo que acontece na cidade de Alegrete, será contra a Escola de Futsal Alegrete - EFA. Na preliminar, a Sub-17, que estreou empatando em 3 x 3 com a CEPE/Canoas, faz sua segunda partida na competição. Tanto a Sub-20, como a Sub-17 foram vice-campeãs em 2008.

UTILIDADE PÚBLICA

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) informa que a Rua Rio dos Sinos terá o tráfego de veículos interrompido neste domingo, dia 14, entre as ruas Rio Jacuí e Rio Branco, para a festa de Santo Antônio, da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Liberdade.

Fiscais da Diretoria de Trânsito (DITRAN) vão interromper o trânsito de veículos a partir das 9h até as 18h.

-----

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) informa que a Rua Carmem Miranda, no trecho compreendido entre as ruas Vereador Oscar Horn, Castelo Branco e Balzac, terá o tráfego de veículos interrompido neste domingo, dia 14, quando ocorre a festa de Santo Antônio, da Igreja Santo Antônio ,no bairro Canudos.

Fiscais da Diretoria de Trânsito (DITRAN) vão interromper o trânsito de veículos a partir das 6h até as 18h30min. Neste horário, com o bloqueio da Rua Carmen Miranda, a linha Canudos Esmeralda terá o seu trajeto desviado e passará pelas ruas Vereador Oscar Horn, Ícaro e Castelo Branco.

SEMOPSU faz dragagem no Arroio Pampa



A Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) está fazendo uma nova dragagem do Arroio Pampa. Os trabalhos começaram no dia 4 de junho e devem seguir até a próxima semana. Até o momento, em uma extensão de dois quilômetros, foram retirados mais de 250 caminhões de materiais, que vão de restos de móveis a animais mortos. Com a dragagem, a profundidade do arroio aumentará em 2,5 metros, no trecho compreendido entre a rua Oscar Horn e a Avenida dos Municípios, no bairro Canudos.

Além de contribuir com a limpeza desse afluente do Rio dos Sinos, a dragagem evita o transbordamento do arroio em dias de chuva intensa. “Com esse trabalho, o problema das cheias fica minimizado. Pela quantidade de material que retiramos, esta é a maior dragagem feita no Pampa nos últimos anos”, disse o subdiretor central da SEMOPSU, Edison Kovalski.

De acordo com os moradores ribeirinhos, na última enchente a água atingiu meio metro dentro das casas. Conforme o diretor Geral de Obras da SEMOPSU, Heitor Lermen, essa e outras medidas estão sendo tomadas para evitar futuros problemas de alagamentos. “Estamos preparando a cidade para o inverno. Quando a chuva vier com mais intensidade e frequência, os sistemas de drenagem estarão preparados para suportar a quantidade excessiva de água”, falou Larmen. A ação está envolvendo seis homens, cinco caminhões e uma retroescavadeira.

No começo desta semana, as margens do Arroio Pampa já haviam sido limpas. Em dois dias de trabalho, foram retirados aproximadamente 34 caminhões de materiais de toda espécie. Nesta sexta-feira, 12, durante a dragagem, os técnicos da SEMOPSU constataram, com desânimo, que uma grande quantidade lixo já foi novamente jogada nas margens do Pampa após a limpeza, inclusive um sofá.

Coordenadoria busca a mobilização da juventude



Além da gestão de programas como o Projovem Urbano e Adolescente e o Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), vinculado ao PRONASCI, a Coordenadoria de Políticas para a Juventude de Novo Hamburgo se empenha na construção de espaços voltados ao debate e diálogo dos jovens. De acordo com o coordenador Roger Correa, o objetivo é ampliar os canais para que o jovem exerça sua cidadania e interfira nos rumos das políticas públicas destinadas à área. “Entendemos que não podemos tomar decisões em nome da juventude sem a participação dos maiores interessados, que são os próprios jovens e adolescentes”, argumenta Correa.

Uma das principais iniciativas neste sentido tomou forma durante o I Seminário de Gestores e Agentes de Juventude, realizado em Canoas nos dias 15 e 16 de maio. O evento contou com cerca de 250 representantes de aproximadamente 50 municípios, e possibilitou a organização da Comissão Pró-Fórum Estadual de Gestores de Juventude. Composta por coordenadores das cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapiranga e Tramandaí, a comissão quer criar um fórum permanente, que congregue agentes públicos de todo o Rio Grande do Sul.

Para legitimar esta nova instância política, que pretende organizar de forma global as alternativas para a juventude no estado, o grupo tem feito reuniões com os municípios onde já existem órgãos dedicados ao tema, e buscado fomentar a criação nos que ainda não dispõem. O primeiro encontro aconteceu em Novo Hamburgo, na segunda-feira, 8 de junho, quando 16 participantes, de 9 cidades, debateram os próximos passos. “É muito produtivo poder reunir gestores e criar instâncias de debate para a juventude. Não existe precedente de um canal amplo com essa finalidade, o que aumenta a importância deste espaço. Até porque ele fortalece o acesso ao governo federal nas questões ligadas ao jovem”, afirmou o Roger Correa, avaliando a reunião.

Além desta atividade, os gestores estão envolvidos na realização de uma agenda ampla, que pretende utilizar todos os espaços disponíveis para apresentar e debater o Projeto de Emenda Constitucional n°138/2003, conhecido como ‘PEC da Juventude’, em tramitação no Senado. A idéia é expor também a criação do Fórum de Gestores para o maior número possível de jovens, que devem se sentir contemplados e convidados ao debate, “e não meros espectadores”, conforme Correa.

O cronograma das ações inclui a participação no Fórum Social da Juventude, que acontece em Porto Alegre, no Campus da PUC/RS, nos dias 12 a 16 de julho. Na ocasião, um seminário sobre o fórum dos gestores deve integrar a agenda do evento. O grupo também articula a realização da Semana de Juventude nos municípios comprometidos com a proposta, no mês de agosto, e pretende regulamentar oficialmente o Fórum Estadual de Gestores de Juventude em setembro.

Complementam o cronograma as ações de organização do 10º Acampamento Intercontinental de Juventude, previsto para acontecer em paralelo ao Fórum Social Mundial 2010, que volta ao Rio Grande do Sul na última semana de janeiro de 2010, com eventos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Novo Hamburgo receberá R$ 22 milhões para macrodrenagem

O prefeito Tarcísio Zimmermann e o ministro das Cidades Marcio Fortes, na audiência em Brasília (Rodrigo Nunes/ Assessoria de Comunicação - Ministério das Cidades)

O prefeito Tarcísio Zimmermann assinou o convênio de R$ 22,7 milhões para projetos de macrodrenagem em Novo Hamburgo. A assinatura foi feita na terça-feira, dia 9, em audiência realizada no Ministério das Cidades, em Brasília.
A verba, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, será destinada a melhoria de infraestrutura de pontes, galerias pluviais e canalização de arroios.

De acordo com Tarcísio, a maior parte dos recursos será destinada ao bairro Canudos. “Pelo menos R$ 15,5 milhões estão previstos para a construção de dez pontes”, afirma. Além disso, a bacia dos arroios Pampa, Luiz Rau, Guarani e Gauchinho receberão gabiões, pontes e novas galerias. Juntas, estas obras somam mais de dois quilômetros de construção.

Foto:

Pré-conferências antecipam debates da assistência social



Nos dias 10 e 11 de julho, o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas/NH), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Novo Hamburgo. O evento, previsto para acontecer na Escola Oswaldo Cruz (Rua Bento Gonçalves, 2391, Centro), terá como tema principal “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social”. A proposta é ampliar o envolvimento comunitário nas questões relacionadas ao atendimento social fornecido pelos entes públicos.

Segundo a presidente do Comas/NH, Mara Klein, “o mais importante é conclamar, convidar todas as entidades, trabalhadores e categorias ligadas à área de assistência social, além dos próprios cidadãos usuários do sistema, para estarem presentes, pois as discussões são exatamente sobre a participação deles no controle das políticas públicas”.

A opinião da secretária Jurema Guterres, é de que a ocasião não poderia ser mais adequada para a realização da Conferência Municipal. De acordo com ela, “o reordenamento implantado na SDS, que busca organizar toda a assistência social do município a partir das normas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), faz deste um momento extremamente importante, porque os atores sociais precisam estar refletindo juntos sobre o SUAS”.

Para qualificar o debate durante a conferência, estão programadas sete atividades preparatórias, as pré-conferências, nas diferentes regiões do município atendidas pela SDS. As plenárias acontecerão simultaneamente, no dia 20 de junho, das 9h às 12h, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Referência. Em cada uma delas, serão escolhidos delegados que terão poder de voto na Conferência Municipal.

Conforme explica Mara Klein, cada uma das pré-conferências definirá 10 usuários da sociedade civil, dois representantes de entidades prestadoras de serviço social, dois profissionais da área (técnicos) e um representante governamental (gestor). Em todos os casos será nomeado um número equivalente de suplentes, que substituem os titulares em caso de qualquer imprevisto. Nos dias da conferência haverá ônibus gratuitos para o translado dos delegados. Eles saem às 8h dos CRAS e Unidades de Referência que realizarem as pré-Conferências, com retorno no final do evento.

Em função do regimento fornecido pelo governo federal, nesta etapa municipal são eleitos os delegados para a Conferência Estadual, agendada para os dias 8 e 9 de outubro. De lá, finalmente saem os representantes gaúchos, que conduzirão as propostas do estado à 7ª Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para os dias 30 de novembro a 3 de dezembro, em Brasília.

Conforme a secretária Jurema, todas estas etapas são fundamentais para a qualificação dos serviços públicos oferecidos para a área, pois, segundo ela, “é necessário que todos conheçam as diretrizes, normatizações e outros requisitos técnicos do SUAS, para que os projetos, tanto os governamentais quanto os da sociedade civil, tenham interlocução”. O objetivo maior, de acordo com ela, “é que as pessoas usuárias possam ser melhor assistidas. E outro aspecto importante é que o tema principal chama os usuários a estarem presentes, e são eles que trarão grande melhoria, pela visão de fora que irão apresentar.”

Confira os locais das pré-conferências:
CRAS Canudos II – Rua Breno Werner Storck, 1501 – Canudos
Unidade de Referência Monteiro Lobato – Rua Bananal, 155 – Canudos
CRAS Santo Afonso – Rua México, 466 – Santo Afonso
CRAS Kephas – Rua Tamoio, 52 – Vila Diehl
CRAS Primavera – Rua Marcírio J. Pereira, 201 - Primavera
Unidade de Referência Roselândia – Rua Francisco Alves, 180 - Roselândia
CRAS Centro de Cidadania – Rua David Canabarro, 20/5º andar - Centro

Senador Sérgio Zambiasi prestigiará apresentação de trabalho de mestranda

Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade tem sua primeira defesa nesta segunda

O senador Sérgio Zambiasi estará na Feevale nesta segunda-feira, dia 15, para prestigiar a primeira defesa de trabalho de conclusão do mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade. Na ocasião, a mestranda Sonia Mari Coelho Felippe dos Santos apresentará o trabalho "Eficiência de políticas públicas em duas capitais latinas - Porto Alegre e Montevidéu: um estudo comparado", que teve orientação do professor Everton Rodrigo Santos e co-orientação da professora Cristina Ennes da Silva.

A defesa acontecerá às 14 horas, no Auditório de Pesquisa e Pós-Graduação (200B, prédio Lilás), no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Na banca examinadora estarão os professores Eliana Perez Gonçalves de Moura (Feevale) e Cesar Marcelo Baquero Jacome (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Saiba mais sobre o mestrado:
A proposta do mestrado profissional em Inclusão Social e Acessibilidade foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) em julho de 2007. A partir da área de concentração e das linhas de pesquisa, que têm por objeto os processos de inclusão e exclusão social, o mestrado se propõe a atender à necessidade regional de formar profissionais que conheçam as políticas públicas voltadas para a inclusão. Estes poderão contribuir com sua revisão e com novas formulações, atuar na gestão de programas, implementar processos e desenvolver produtos.

Público-alvo:* profissionais da educação, como supervisores, psicopedagogos e orientadores educacionais, professores da Educação Básica e do Ensino Médio e de práticas de educação não-escolar;

* professores do Ensino Superior;

* gestores e profissionais das áreas da saúde, da educação física, da psicologia, da antropologia, da ciência política, da filosofia, do serviço social, da sociologia, da administração e de áreas correlatas;

* profissionais que atuam em órgãos públicos e privados, em organizações não-governamentais, em sindicatos e em movimentos sociais.

Objetivos:
* formar profissionais capazes de contribuir para a inclusão de sujeitos e grupos na sociedade;
* capacitar profissionais para que possam subsidiar a implantação e implementação de políticas, programas e ações de inclusão social e acessibilidade, no âmbito local e regional;
* qualificar profissionais capazes de intervir tecnológica e politicamente em seus espaços de trabalho, articulando corporeidade, tecnologia, qualidade de vida e saúde;
* contribuir com a inovação tecnológica para promover a inclusão digital, visualizada como recurso para a qualidade de vida;

* promover a utilização de tecnologias assistivas e de ambientes de aprendizagem informatizados.

Contas de água em braile

Nesta segunda- feira, dia 15, às 10h, no Gabinete do Prefeito, ocorre o lançamento da conta de água com escrita em braile.
A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência, em parceria com a COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.
Participam do lançamento o prefeito Tarcísio Zimmermann, representantes da COMUSA e o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência, Darwin Kremer.

BANDA A MÃE DO LADRÃO FAZ SUCESSO NO COCA COLA PARK

DEPOIMENTO DE UMA DAS MÃES DOS GAROTOS DA BANDA

Pessoal,
a todos que leram/receberam o e-mail que enviei anteriormente(segue abaixo + os anexos...só prá relembrar) e que conheceram (ouviram) o trabalho deles...


Quero dizer que o show deles BANDA MÃE DO LADRÃO no COCA COLA PARK/BAND COACHING, foi super bem no último dia 6/6 em POA ... um sucesso!

É isso ...a perseverança, paixão, envolvimentos e uma boa dose de generosidade e fé, chega-se ao que se quer alcançar. O trabalho deles é muito bom, merece ser conhecido /divulgado.
Agora é assim, no You Tube/COCA COLA PARK há um vídeo ...em que a soma dos acessos - cada dia só um acesso será contabilizado -não conta se fizermos várias vezes num mesmo dia- . Esta é uma nova etapa que consagrará 3(três) das 8(oito) bandas selecionadas.

Se puderem -e quiserem - ajudar , 'espalhem a notícia' para seus amigos , fornecendo este endereço com a respectiva orientação da votação. Vamos fazer uma 'corrente do bem, pró Banda Mãe do Ladrão/Tobias & Cia'....é preciso nos mobilizarmos para que a soma aconteça.

ÓBVIO que eu já estou fazendo isso.

Eis o endereço..é só clicar (NO TÍTULO DESTA MATÉRIA - ACIMA) e assistir


Abraços e muito obrigada à cada um de vocês,de verdade.
Mãe é mãe...mas eles tem muito valor! Por isso vale o esforço.
Angela



É SÓ CLICAR E CURTIR O TRABALHO DA BANDA.

-------------------------------------------------------------------------------------
Pessoal, família e amigos
Para quem o conhece , Tobias, meu filho caçula -23anos-, é vocalista de uma banda - ele & cia vem fazendo um trabalho que já somam 5 anos - até dois meses atrás chamava-se Hidrante - ....agora, com o novo formato e nome, chama-se "MÃE DO LADRÃO"- .

Participaram da seleção feita, num projeto da COCA-COLA, entre mais de 300 bandas no Estado do RS, onde somente oito (8) foram selecionadas no BAND COACHING .... eles conseguiram, foram selecionados.

Neste final de semana ,5,6 e 7, acontece em POA o COCA- COLA PARC, na Borges de Medeiros, 300-próximo ao Praia de Belas- eles se apresentarão sábado, amanhã, 6/6 as 15h30m no LOUGE -espaço onde as bandas vencedoras do concurso BAND COACHING vão tocar. A Zero Hora vem dando destaque, ontem saiu nas páginas 2 e 3 tudo o que vai acontecer (hoje não vi ainda..por isso cito a de ontem).

Além disso, estão sendo abertas 'portas' para a divulgação do trabalho deles. Entre estas, na POP ROCK, 107.1 FM, uma entrevista -segue anexo, CAFEZINHO- ...onde foram tocadas as músicas deles (composição própria).

Se o nome da Banda Mãe do Ladrão e suas músicas for 'lembrada e pedidas suas músicas' ...todos sabemos que é este o caminho que todas as bandas e grupos, fazem para conseguir um espaço e serem conhecidos e ouvidos pelo público....por isso, quem quiser conhecer/ouví-los e, ajudar na divulgação, acessem e escutem



Pois é, estou muito feliz e orgulhosa -aliás, meus filhos, Tobias e Lucas, são motivo de orgulho, sempre-, com tudo que estão conquistando -merecem- e por isso compartilho com vocês e peço que ajudem a divulgá-los.

www.palcomp3.com.br/maedoladrao (prá conhecer um pouquinho sobre o trabalho deles e ouvir as três músicas que os levou à essa escolha)

BANDA A MÃE DO LADRÃO FAZ SUCESSO NO COCA COLA PARK

Eis o endereço..é só clicar e assistir:
http://www.youtube.com/watch?v=sKNfZ79nc3M&eurl=http%3A%2F%2Fwww.cocacolapark.com.br%2FbandCoaching%2Fwinning&feature=player_embedded

quinta-feira, 11 de junho de 2009

MIRANTE - Marcelo de Quadro



‘Porta aberta e luz acesa’
De repente, lá estava ele, novamente, enfrentando a massa e se mostrando satisfeito e agradecido por isso. Não tinha microfone por que a massa era pequena e concentrada numa sala. Quer dizer, não tão pequena assim, umas cento e poucas almas espremidas dentro do salão do Veteran Car Club, no bairro Rondônia, numa ocasião especial. Mas todos podiam ouvir claramente os discursos. E a ansiedade de ouvir novamente aquelas palavras, e aquele que as emitia era tão grande que o silêncio, quase naturalmente, se impunha. Claro, ficavam aqueles sussurros de fundo, os cumprimentos, saudações, a recepção, os pedidos de bebidas no balcão, tudo isso fazia uma espécie de cortina musical para quem estivesse no comando das locuções. Também isso mostrava apenas que todos ali estavam vivos e sedentos de uma retomada. De uma nova ação em busca do elo perdido. Saudosos sim, de algo que foi feito na política hamburguense. Mas esperançosos pelo futuro e, principalmente, pela volta à ativa do ex-prefeito José Airton dos Santos. Sim, ele mesmo, a atração maior do encontro de terça-feira, dia 9 de junho. O encontro que serviu para encaminhar a formação de uma chapa para concorrer na eleição do diretório do PDT hamburguense, em setembro.

Parecia um comício das antigas. Trabalhistas antigos presentes, ex-secretários, diretores e cargos de confiança das duas gestões de Airton. Mas também simpatizantes da sua administração e outros desgostosos com a última gestão e com a atual. Cumprimentos calorosos, abraços, promessas, bebidas e uma suculenta e cheirosa refeição se anunciando, pelo aroma, pré-pronta, no fogão. Os cicerones foram Celso Quadro, Moacir Yllana, Osvaldo Silveira, Luiz Perci Denardin. Os discursos vieram. Foram breves, comprometidos, entusiasmados, incentivadores. Falaram Celso, Osvaldo, Yllana, Téo, Denardin, Renate, Edinei, da Guarda Municipal, um representante dos taxistas, o assessor do deputado estadual Gilmar Sossella, Otalíbio Sabiá e, claro, José Airton dos Santos.

Os que se pronunciaram antes do Airton deixaram claro que querem um novo procedimento dentro do partido: um “PDT para Todos”, foi uma pregação unânime. Quando Airton tomou a palavra, mostrou-se o mesmo, receptivo, agregador, incentivador, enérgico. A única coisa que mostrava que o tempo tinha passado era a quantidade de seus cabelos brancos que tinha aumentado. Colocou-se à disposição do grupo organizador, para qualquer ação a ser implementada, seja agora, em 2010 ou 2012. Também deixou claro que defende o tratamento igual dentro do partido ou da administração, para todos, desde o mais humilde até o mais graduado. “Porta aberta e luz acesa para todos”, foi a tônica de seu pronunciamento.

Claro, eram todos convidados. Mas sempre fica aquela impressão, desconfiança, ou que outro adjetivo se possa colocar nestas oportunidades, de que um ou outro esteve lá a mando da outra chapa ou de outro partido. Mas a política é assim mesmo, uma guerra de estratégia. É preciso vencer várias batalhas até vencer a guerra. Se será necessário plano B, num dos lados, veremos no desenrolar da campanha para a eleição do diretório Trabalhista. Por enquanto, apenas aquecimento para uma maratona que ainda não concluiu a primeira volta. Vamos aguardar o próximo posto de observação. Mas foi dada a largada.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin



Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 10.06.09


"Gerenciar sua carreira é como investir - o grau de dificuldade não acrescenta nada.
Portanto você pode poupar sofrimento e dinheiro pegando o trem certo."WARREN BUFFET


Wall Street novamente com cenário instável.
Lá fóra, as principais bolsas norte-americanas , invertendo a tendência da abertura, encerraram o dia novamente no campo negativo, com o foco nos indicadores econômicos de relevância, prevaleceu o temor em torno de possíveis pressões inflacionárias limitando a recuperação econômica. No que se refere ao setor financeiro, o Citigroup teve seus ativos valorizados em 2,05% em resposta ao acordo feito com o governo para recapitalizar-se com US$ 58 bilhões, o que pode fazer com que o Estado se torne o maior acionista do banco, com uma fatia de 34% ( registre-se que esta noticia vem do centro do capitalismo mundial ). Sobre a novela montadoras, a Fiat anunciou que fechou acordo com a norte-americana Chrysler, lembrando que ontem a Suprema Corte havia recusado a petição de um grupo de credores da Chrysler, contrários aos acordos entre ela e a italiana.

Já o Petróleo, renovou sua cotação maxima do ano, novamente por conta dos estoques nore-americanos caírem para abaixo do esperado. Em Londres o BRENT fechou a US$ 70,80 ( alta de 1,69% ) , e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 71,33 por barril ( alta de 1,89% ).


Por aqui, apos um dia de sobe e desce, o indice doméstico conseguiu fugir da instabilidade externa e encontrou espaço para um alta timida, impulsionado pelas principais blue chips. A Vale que anunciou pela manhã um corte de 28,2% nos contratos de longo prazo para o minério de ferro fino fornecido a siderúrgicas japonesas e sul-coreanas, ou seja , dentro das expectativas do mercado, o que teve positiva em seus ativos, e a Petrobras teve seus papeis valorizados em resposta a alta do petróleo. Após se destacar entre as altas da semana passada, a TAM voltou a figurar como principal destaque positivo no dia de hoje, acumulando sua quinta valorização consecutiva. Já na outra mão, o destaque negativo ficou com os papeis preferenciais da Vivo que estenderam as perdas de ontem. Oscilando entre os 52.819 pts e os 54.047 pts, novamente com um volume financeiro de R$ 4,8 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 53.1410 pontos, representando uma alta de 0,88% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral em canal lateral e ainda se mantém sem tendência definida.

As maiores altas do dia ficaram por conta da TAM PN ( 3,32% ), Copel PNB ( 2,51% ), L Renner ON ( 2,43% ), Usiminas ON ( 2,35% ) e ALL UNT ( 2,34% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Vivo Part PN ( 3,18% ), Aracruz PNB ( 2,79% ), Cyrela ON ( 2,79% ), VCP PN ( 2,78% ) e JBS ON ( 2,25% ).
Já o dolar comercial, apos apresentar leve queda na abertura, inverteu e foi neste dsentido até o final. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9490 apresentando uma uma alta de 0,72% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 1,22%, e no ano de 2009 acumula desvalorização de 16,52%. No mercado paralelo teve avanço para os R$2,0800, representando um ágio de 06,72% em relação ao dólar comercial.
IBOVESPA em movimento lateral na casa dos 53.400 pontos.

INDICES INTERNACIONAIS
Dow Jones - queda de 0,27%
Standard & Poor's 500 - queda de 0,35%
Nasdaq - queda de 0,38%
FTSE 100 - alta de 0,73%
Nikkei - alta de 2,09%
Merval - queda de 1,58%
WINFUT alta de 0,60% - 53.470,00 pontos - no ano 40,71%.
IBOVESPA alta de 0,48% - 53.410,93 pontos - no ano 42,24%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- PETR4 alta de 1,10% - 33,88 ( MIN 33,55, MAX 34,10 ) no ano 46,15%
- VALE5 alta de 1,12% - 33,45 ( MIN 33,00, MAX 33,68 ) no ano 40,02%
- GGBR4 queda de 0,32% - 21,49 ( MIN 21,03, MAX 22,08 ) no ano 42,70%
- ITUB4 alta de 0,38% - 31,52 ( MIN 30,96, MAX 32,07 ) no ano 20,77% ( Antiga ITAU4 )
- CSNA3 alta de 0,62% - 48,80 ( MIN 47,94, MAX 49,46 ) no ano 68,28%
- USIM5 alta de 0,29% - 41,02 ( MIN 40,52, MAX 41,85 ) no ano 54,68%
IBOVESPA - Subiu 1,68% nos primeiros 30 minutos do pregão onde apresentou a maxima do dia. Inverteu e caiu forte até por volta de 11:50 , voltou a subir até as 13:20, inverteu novamente e as 14:30 horas atingiu a minima do dia. Com alguma recuperação até o final do pregão, acabou fechando aos 53.1410 pontos, representando uma alta de 0,88% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral em canal lateral e ainda se mantém sem tendência definida.
MIN do dia 52.819 pontos / MAX do dia 54.047 pontos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


E é no palco da vida
que às vezes me faço atriz
rio da poesia sofrida
choro num verso feliz

(Ione)




PENA DE TALIÃO




– Patroa, a senhora soube o que aconteceu com os Bonfortti?
– Hum! O quê?
–Todo o mundo está sabendo.
– Fala, Militão!
Fato propalado na vizinhança num tempo que as crianças e donzelas não deviam escutar. Falava-se à boca-miúda entre os adultos, pelos cantos, não se esquecendo de colocar a mão côncava ao redor da boca. As exclamações vazavam;
– Credo! Virgem! Ave Maria! Minha Mãe do Céu!...
Eu era criança, 12 anos, mas tomei conhecimento do caso. Minha mãe, com a naturalidade que lhe era peculiar, falou tudo com detalhes para a filharada, não se descuidando de fazer comentários de valores morais e explicando algumas dúvidas e perguntas.
Doutor Juventino Bonfortti, dono de grande fazenda nas redondezas, era pai de três filhos: dois rapazes de maior idade e Maria Santa, a princesinha da casa. Pais, irmãos, avó e a velha ama-de-leite – amamentou dona Efigênia, esposa de Juventino, e seus cinco irmãos – mimavam a mocinha de dezessete anos. Família religiosa, benfeitora das obras pias da paróquia e caridosa com todo aquele que viesse à porta de sua casa pedir esmolas e donativos. Ninguém saía de mãos abanando.
Benta, a ama de leite, notou que a menina andava diferente. Sorumbática, sempre nos cantos. Encontrou-a chorando no quarto quando, numa noite antes de dormir, foi levar-lhe leite morno adoçado com açúcar mascavo. As bochechas de róseo marfim pareciam desbotadas, o brilho das pupilas azuis - opacos. Nada falou com receios de assustar o resto da família. A moça estudava muito e comia que nem passarinho. Beliscava. Pensou: nessa idade poderia pegar uma tuberculose... E foi correndo até a edícula, ajoelhando-se, penitenciou-se pelo pensamento pecaminoso.
Naquela manhã, Maria Santa acordou antes das seis com ânsias de vômitos. Foi um alvoroço. Todos da casa saíram dos seus aposentos para socorrê-la. E davam palpites:
– Comeu ambrosia quente!
– Comeu jaca mole e bebeu leite em seguida.
– Essa menina anda se alimentando muito mal. Juro que foi dormir de barriga vazia...
Quanto mais o pessoal falava, mais a menina se agoniava sem conseguir alívio.Desmaiou. Imediatamente foram buscar o doutor Freitas. Nunca a casa do médico esteve tão longe.
Examinou de relance a enferma. Solicitou ficar a sós com a doentinha que só chorava e não dizia uma única palavra. Freitas teve uma conversa reservada com os pais da menina. A mãe deu um sofrido grito:
– Nãããão! Não, pode! Culminando com síncope.
– Freitas, o amigo tem certeza? Comentou o pai, incrédulo, numa atitude de passividade nunca vista no Doutor Juventino Bonfortti.
– Meu caro Bonfortti, a Maria Santa não respondeu uma única pergunta de práxis e não permitiu que tocasse nela nem mesmo para ver pressão, ou pulso. Chorava todo o tempo, um pranto sentido e escondia o rosto no travesseiro...
– Ela não tem namorado, vive para os estudos, para o piano. Não sai sozinha. A Efigênia e eu, com o apoio dos irmãos, estamos programando um baile no aniversário de 18 anos. Convidaremos alguns rapazes, as colegas de aula, amigos. Aos irmãos coube contratar os melhores músicos das redondezas.
O grande evento dançante aconteceria no último dia do mês da primavera. Estávamos em meados de fevereiro. Depois de dolorosa confabulação com os familiares, os mais próximos, a mãe e a avó foram ter com a adolescente. Extirparam a verdade da boca da vítima com muita dificuldade, lágrimas, jaculatórias, invocações aos santos e água benta.
A avó, no final da reunião, se dirigindo aos demais parentes que aguardavam na sala de estar, repetia entre soluços abafados:
– É uma santa! Não só no nome. É verdadeira santa para agüentar calada este tormento durante mais de dois meses. Pobrezinha!
Silêncio amargurado tomou conta da grande casa da fazenda. Na hora das refeições um clima soturno reinava no ambiente. Falava-se o estrito necessário. Nada mais. Maria Santa, com a assistência diária do velho e santo padre da cidadezinha, aos poucos vinha se livrando de uma apática mudez. A mãe com o terço bento. vindo do Santuário de Fátima – Cova da Iria, em Portugal – andava cabisbaixa caminhando que nem alma penada. Envelheceu dez anos, ou mais, naqueles poucos dias. Não se alimentava. Era de dar pena. A avó, corajosa mulher de engenho, procurava ser mais forte que o nome herdado do falecido marido, dirigia as tarefas domésticas. A octogenária Benta se homiziou, se assim podemos dizer, diuturnamente, na capela da fazenda, dedilhando o antigo rosário confeccionado com contas lágrimas-de-nossa-senhora. Colocava à misericórdia divina o martírio que estavam vivendo, rogando forças para agüentar o pesado fardo e, também, conhecendo-a, juro que depositava ao juízo do Pai do Céu o perdão ao malfeitor.
Como pôde um único homem desmoronar uma família inteira?
Juventino Bonfortti, assim como os filhos – João de Deus e Francisco de Assis – nada falavam sobre o acontecido. Isto é, mas na surdina tramavam um castigo para o agressor. Sentença dada, passaram para a execução.
Num cair da tarde, tempo quente de estio, sol vermelho no horizonte, os três varões da família ultrajada saíram à caça do criminoso. Não foi difícil encontrá-lo. Não reagiu. Embarcou na caminhonete dos Bonfortti sem perguntar o porquê.
Já era noite fechada quando chegaram ao destino – um capuão lá nos fins das terras dos herdeiros do clã dos Bonfortti. Terras de se perder de vista, desde o tempo dos escravos. Pararam ao lado da choupana, totalmente erguida de palha, com pequena abertura por onde adentraram os quatro homens. No interior estava uma mesa de madeira de lei com os pés cimentados no chão e uma gaveta, apresentando uma fenda larga na abertura e fechadura com chaves. A banqueta tosca diante da mesa compunha o cenário. João de Deus, o morgado, acadêmico de Direito, ordenou:
– Sente-se, ó besta do apocalipse! Abaixe as calças!
O mau-caráter reclamava!
– Qui qui eu fiz?
O chefe da família ultrajada nada falava, mas os irmãos de Maria Santa, não eram complacentes. Francisco de Assis, ferido, acalmou-o:
– Animal! Nem merece ser chamado de animal. Pior que um irracional, vê-se que lhe falta, deveras, consciência. Tudo que você tinha que falar, já falou: as ameaças à sua presa - sem direito e capacidade para defender-se.
– Por amor de Deus, não me mate! Tenho mulher e filhos!
O irmão mais velho continuou:
– Agora, ó tinhoso, lembra de Deus? Você não sabe quem é Deus, pois se soubesse não mataria a ingenuidade, a pureza, de uma menina indefesa. Agora se lembra que tem mulher e filhos! Você pede que lhe poupemos a vida, mas jurou de morte a família da moça caso ela falasse para alguém! Você não merece viver e, muito menos, morrer... por nossas mãos.
– Vamos, abaixe as calças. Coloque para fora sua arma de maldades!
– Muito bem! Adiante! Ponha seu troço dentro da gaveta, ajeite no lado maior da abertura. Chaveie! Duas voltas na chave!
A fera acuada derramava copiosas lágrimas de medo:
– Por todos os Santos, não me maltrate!
Os três, Juventino, João de Deus e Francisco de Assis, impassíveis davam continuidade ao castigo. O pai, homem na casa dos quarenta, sólida formação cristã, sentindo-se um verdadeiro algoz, não se perdoava. Lembrando-se, porém, das torturas que passou a filha, o sofrimento da esposa, não conseguiu deter o castigo ao homem, invasor do sagrado recinto do seu lar. E o jovem acadêmico de advocacia dava continuidade ao castigo:
– Estamos indo embora, cabe a você, só a você, decidir...
João de Deus pôs a chave da gaveta pendurada no galho seco de um arbusto ressequido próximo à porta da choupana e no lugar deixou uma adaga afiadíssima, avisando para o miserável que soluçava implorando pela sua sorte. O pai e os irmãos da vítima do degenerado – de nome Venâncio – ao retirar-se do local um dos rapazes avisou:
– Está vendo isto aqui, mostrando um isqueiro, três minutos depois que nos afastarmos, atearemos fogo numa das pontas da cabana. Boa sorte!
.......................................................................................................................................................
No final da narrativa, uma voz de criança perguntou:
– Mamãe, por que você falou em pena de talião?



..............................................................................................................................................................................................
IONE JAEGER – 28/03/09

VIII edição do Festival Universitário de Dança acontece dia 19

No dia 19 de junho, alunos, professores e a comunidade terão a oportunidade de participar gratuitamente de um espetáculo de dança e arte. Neste dia, acontece a VIII edição do Festival Universitário de Dança da Feevale. O evento é promovido pelos alunos da disciplina de Metodologia do Ensino das Atividades Rítmicas e Expressivas, do curso de Educação Física da Feevale. As atividades acontecem às 20h, no Ginásio do Campus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo).

O Festival, que é realizado no final de cada semestre, se consolida como um evento educativo, mas também como um evento público. Além de contar com 20 apresentações, o evento reúne um público com mais de 400 pessoas. Segundo o coordenador do evento, o professor Marcelo Silva da Silva, as atividades têm como objetivo divulgar e promover a dança na Instituição, reunindo além de acadêmicos do curso de Educação Física, grupos de dança da região do Vale do Sinos, participantes de projetos sociais desenvolvidos pela Feevale e demais instituições da região, além de alunos das escolas de Educação Básica.

A VIII edição do Festival Universitário de Dança conta com o patrocínio da academia Companhia do Corpo, Rotary Clube de Novo Hamburgo, site Novo Hamburgo.Org, Cia Vídeo, Celsom Sonorização e Dog Mania. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: danca@feevale.br .

Prefeitura encaminha pedido de tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho



Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 10 de junho, a Prefeitura de Novo Hamburgo decidiu encaminhar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o pedido de tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho. De acordo com o prefeito Tarcísio Zimmermann, o bairro abriga o principal sítio histórico da colonização alemã. “E para podermos preservá-lo, precisamos buscar recursos federais”, afirma.

Segundo a assessora para Políticas de Desenvolvimento, Júlia Ambros, estes recursos viriam através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que possui verbas específicas para a recuperação do patrimônio histórico e cultural nacional. “Ocorre que o prazo para o envio dos projetos de ações para esta finalidade encerra no dia 22 de junho e, para habilitar-se à verba, o Município deve ter encaminhado antes o pedido de tombamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Fizemos isso hoje”, explica Julia.

Tarcísio esclarece que a Administração Municipal não está prometendo obras, mas sim trabalhando no sentido de viabilizá-las. “Estamos fazendo o possível para receber recursos que permitam a realização desse desejo que é da comunidade e também do Executivo. Vamos dar continuidade ao diálogo que já iniciamos para que possamos agir em conjunto, de acordo com as necessidades percebidas”, declarou o prefeito.
Além do prefeito Tarcísio Zimmermann, da secretária de Cultura, Anita Lucas de Oliveira, da assessora para Políticas de Desenvolvimento, Júlia Ambros, e da comissão que estuda o projeto de tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho, participaram da reunião representantes da Associação dos Moradores e Comerciantes de Hamburgo Velho, da Associação para Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo (Assocult), da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (ASAEC), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo (ACI-NH), da Feevale e do Grupo Pensando Novo Hamburgo.

Medidas em estudo

Na audiência pública realizada na última segunda-feira, dia 8, no Salão da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho, o prefeito Tarcísio Zimmermann explicou a necessidade de requalificar a paisagem urbana do bairro. Dentre as medidas que devem ser tomadas está a construção de redes subterrâneas de telefone e energia elétrica, e a conseqüente remoção de fios. De acordo com Julia Ambros, é necessário pensar também em implantar um calendário de festas, feiras e eventos do bairro, além de criar espaços para que as pessoas possam estacionar seus veículos para circular pelo Centro Histórico de Hamburgo Velho. “Além disso, é preciso oferecer infraestrutura para que os empresários da cidade sintam-se atraídos para abrir novos estabelecimentos comerciais como bistrôs, butiques e lojas conceito”, explica.

Para aumentar a segurança no bairro, está sendo avaliada a possibilidade de instalação de câmeras de vigilância para monitorar o fluxo de pedestres nas ruas e calçadas e a presença da Guarda Municipal (GM) em pontos estratégicos, para auxiliar na segurança dos pedestres e consumidores. A readequação do tráfego também deverá ser avaliada pelos técnicos da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR). Outra questão a ser analisada é a possibilidade de alargamento dos passeios públicos em pontos específicos, para facilitar o trânsito de pedestres.

O que é tombamento?
O tombamento é o instrumento legal que garante a preservação de um espaço significativo para a cultura do país, seja ele um bem público ou privado, em função do interesse coletivo. É também a ação que possibilita a guarda de um bem assegurado pelo poder público, por meio da inscrição no Livro do Tombo, composto por quatro livros: Histórico; das Belas Artes; Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, e das Artes Aplicadas. Qualquer intervenção em área preservada deve ter a autorização do IPHAN. É de responsabilidade do Instituto, dentre outras inúmeras funções, evitar a descaracterização do local, protegendo os valores que motivaram o seu tombamento.

Comunidade escolar discute inclusão,diversidade e igualdade social

A 6ª pré-conferência da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) será realizada na próxima terça-feira, dia 16 de junho. O encontro entre pais, alunos e educadores ocorrerá na escola municipal Eugênio Nelson Ritzel (Rua da Conquista, 411 – Vila Diehl), a partir das 19h.
No evento será debatido o tema “Justiça social, educação e trabalho: Inclusão, diversidade e igualdade” com a palestra dos professores Jorge Alberto Rosa Ribeiro e Francisco Dutra Júnior. Esta é a última das pré-conferências que antecedem a etapa municipal, que tem como objetivo estruturar o ensino no país para os próximos 10 anos.

CONAE
Os trabalhos desenvolvidos durante as pré-conferências serão compilados e apresentados na etapa municipal da Conferência Nacional de Educação, nos dias 25 e 26 de junho, na FENAC. A etapa nacional do CONAE será realizada entre os dias 23 e 27 de abril de 2010, em Brasília

SECULT apresenta pré-programação da Feira do Livro

Nesta quarta-feira, dia 10, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) reuniu entidades e parceiros no Centro de Cultura para apresentar a pré-programação da Feira do Livro 2009 e discutir idéias para o fechamento da programação oficial.
Segundo a secretária de Cultura, Anita Lucas de Oliveira, a feira de 2009 terá uma formatação diferenciada. A partir do lançamento oficial, que acontece no dia 6 de julho, serão realizadas diversas atividades com alunos e professores das escolas das três redes de ensino, como espetáculos teatrais, oficinas de minicontos e de RPG. “Esta programação antecede a feira comercial, que acontece de 9 a 18 de outubro”, explica a secretária.

Além disso, diversas atividades gratuitas estão programadas para a comunidade nos próximos quatro meses. “Vamos realizar oficinas com escritores e peças teatrais no Teatro Paschoal Carlos Magno ou no Espaço Cultural Albano Hartz,”, diz Anita.
Uma nova reunião será realizada pela secretaria no dia 29 de junho, quando será definido o patrono e o local onde será montada a feira este ano

Coordenadoria da Mulher elabora projeto para criação de conselho municipal



Na tarde desta quarta-feira, 10, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) promoveu um fórum para discutir a elaboração do projeto de lei para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

A vice-prefeita Lorena Mayer, integrantes das secretarias municipais de Novo Hamburgo, representantes de entidades e mulheres da comunidade debateram juntamente com a coordenadora Fátima Fraga a criação do COMDIM. Durante a reunião, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, foram feitas as modificações necessárias no documento, que será encaminhado para a avaliação do Executivo, e posteriormente do Legislativo, para a criação do Conselho.

Na plenária, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Jussara Brito, apresentou as atribuições, funções e a importância de um órgão como o COMDIM. Na avaliação da coordenadora do CMulher, Fátima Fraga, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será um aliado para lutar pelos direitos das mulheres em Novo Hamburgo.

Audiência pública debate revitalização do Centro

Na próxima quarta-feira, dia 17, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo (SEDETUR) promove uma audiência pública para debater a revitalização e requalificação do Centro da cidade. Aberto ao público, o evento inicia às 19h, no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz.
A requalificação da área central urbana faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado de Novo Hamburgo, e tem como objetivo proporcionar mais conforto, mobilidade e atratividade aos usuários, com áreas planejadas para encontro, lazer e eventos, além de espaço qualificado para compras e serviços, agregando valor ao comércio local.

O projeto abrange o perímetro compreendido entre as ruas Marcílio Dias, Joaquim Nabuco e Rua Bento Gonçalves e Avenida Nações Unidas. A revitalização física desta área tem como objetivo a requalificação do espaço urbano, compreendendo também ações e serviços que garantam a livre circulação e o acesso ao uso dos espaços públicos pelos usuários. Estão previstas melhorias na infraestrutura urbana, como iluminação pública, sistema de distribuição de energia elétrica, telefonia, cabos, microdrenagem urbana, sistema viário e sinalização.

Já existem idéias para a revitalização de alguns locais específicos dentro do perímetro estabelecido, que são a Praça do Imigrante; a Praça 20 de Setembro; as bancas da Praça do Imigrante; o Paradão; o Largo Povo de Canelones; o Calçadão Oswaldo Cruz e a Rua Magalhães Calvet.

A audiência de segunda-feira também abrirá espaço para debater a revitalização das funções urbanas, para a geração e manutenção de negócios. Além disso, a SEDETUR pretende colocar em pauta assuntos como a regulamentação para intervenções em prédios históricos e a colocação de publicidade em espaço público.

O que: Audiência pública para debater revitalização no centro da cidade.
Quando: Quarta-feira, dia 17, das 19 às 21 horas.
Onde: Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz

Inscrições para vestibular de inverno terminam na segunda-feira

Prova acontece no dia 21 de junho, às 13 horas

Termina na próxima segunda-feira, dia 15, o prazo para efetuar as inscrições para o vestibular de inverno da Feevale. A prova será realizada no dia 21 de junho, às 13 horas, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Nesta edição, são oferecidas 38 possibilidades de ingresso, entre cursos e habilitações, totalizando 1.410 vagas.

Locais de inscrição

Os candidatos podem se inscrever pela Internet (www.feevale.br/vestibular ), no Bourbon Shopping São Leopoldo (Av. Primeiro de Março, 821) ou em três locais diferentes em Novo Hamburgo: Bourbon Shopping Novo Hamburgo (Av. Nações Unidas, 2001), Campus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510) ou Campus II (RS-239, 2755).

Formas de seleção

Entre as novidades deste ano estão novas formas de seleção. Os candidatos poderão escolher uma das cinco opções:

1) Redação Feevale: realização somente da prova de redação elaborada pela Instituição;

2) Redação + prova objetiva Feevale: realização da prova de redação e da prova objetiva elaborada pela Instituição;

3) Redação ENEM*: aproveitamento da nota de redação do ENEM, a partir do ano de 2000;

4) Redação + prova objetiva ENEM*: aproveitamento das notas de redação e da prova objetiva do ENEM, a partir do ano de 2000;

5) Redação ENEM + prova objetiva Feevale: aproveitamento da nota de redação do ENEM, a partir do ano de 2000, e realização da prova objetiva elaborada pela Feevale.

* Os candidatos que optarem por ingressar através das formas de seleção 3 ou 4 não realizam prova no Campus. Assim, não necessitam comparecer à Feevale no dia do vestibular, devendo somente verificar a sua classificação posteriormente.


Cursos oferecidos neste vestibular


Confira, a seguir, os cursos oferecidos neste vestibular, bem como a modalidade de cada um:


- Administração (bacharelado)

- Arquitetura e Urbanismo (bacharelado)

- Artes Visuais (bacharelado)

- Biomedicina (bacharelado)

- Ciência da Computação (bacharelado)

- Ciências Biológicas - Ênfase em Controle Ambiental (bacharelado)

- Ciências Contábeis (bacharelado)

- Ciências Farmacêuticas (bacharelado)

- Comércio Exterior (tecnologia)

- Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (bacharelado)

- Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda (bacharelado)

- Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas (bacharelado)

- Construção de Edifícios (tecnologia)

- Design (bacharelado)

- Design de Moda e Tecnologia (bacharelado)

- Direito (bacharelado)

- Educação Física (licenciatura)

- Educação Física (bacharelado)

- Enfermagem (bacharelado)

- Engenharia de Produção - Habilitação em Calçados e Componentes (bacharelado)

- Engenharia Eletrônica (bacharelado)

- Engenharia Industrial - Habilitação em Engenharia Industrial Mecânica - Área de Concentração: Gerenciamento Industrial (bacharelado)

- Engenharia Industrial - Habilitação em Engenharia Industrial Química - Área de Concentração: Desenvolvimento de Matérias-primas (bacharelado)

- Engenharia Industrial - Habilitação em Engenharia Industrial Química - Área de Concentração: Gerenciamento Ambiental (bacharelado)

- Fisioterapia (bacharelado)

- Gestão da Produção (formação específica)

- Gestão de Recursos Humanos (tecnologia)

- Gestão Financeira (tecnologia)

- História (licenciatura)

- Jogos Digitais (tecnologia)

- Letras - Habilitação em Português/ Inglês e respectivas literaturas (licenciatura)

- Nutrição (bacharelado)

- Pedagogia (licenciatura)

- Psicologia (bacharelado)

- Quiropraxia (bacharelado)

- Sistemas de Informação (bacharelado)

- Sistemas para Internet (tecnologia)

- Turismo (bacharelado)


Possibilidades de financiamento

A Feevale oferece bolsas de estudo e créditos a seus estudantes, facilitando seu acesso a um ensino de qualidade. No site www.feevale.br/financiamento é possível obter informações sobre o ProUni, o FIES-Caixa, FES-Vestibulando, Estímulo ao Vestibulando, FES-TEC (específico para cursos de graduação tecnológica e de formação específica), FES-Reingresso e PraValer.


Mais informações

www.feevale.br/vestibular

Seminário aborda língua, literatura e ensino

As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, dia 12, no Setor de Atendimento do Campus II, na Secretaria de Extensão do Campus I ou através do site www.feevale.br/selli


Entre 17 e 19 de junho, a Feevale realiza o II Seminário de Língua e Literatura (SELLI), que terá como tema a sociolingüística e o ensino. O evento tem como objetivo discutir teorias lingüísticas e literárias e disseminar métodos e estratégias inovadoras voltadas para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, línguas estrangeiras e literatura.

Conforme a coordenadora do curso de Letras da Feevale, Marinês Andrea Kunz, o evento abordará como lidar com a língua que o aluno traz de sua realidade, que é, em geral, diferente daquela que se ensina em sala de aula. "Essa é uma preocupação de todos os professores e um dos grandes desafios para quem alfabetiza e para quem ensina língua portuguesa", afirma a professora.

O seminário, destinado a professores de língua e literatura, professores de séries iniciais, pedagogos, pesquisadores, acadêmicos e comunidade em geral, ocorrerá das 19h45min às 22h15min, no auditório do prédio Azul, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de junho no Setor de Atendimento do Campus II, na Secretaria de Extensão do Campus I ou através do site www.feevale.br/selli . Informações pelo telefone (51) 3586.8822.

Programação:


17 de junho (quarta-feira)

18h30min: credenciamento no hall do auditório do prédio Azul

19h15min: solenidade de abertura

19h45min: conferência "Sociolingüística e Ensino: espaços nos sistemas lingüísticos e implicações sociais"

Conferencista: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPEL)

Mediadora: Valéria Z. Ney

18 de junho (quinta-feira)

19h15min: conferência "A medição docente facilitando o processo de compreensão da leitura"

Conferencista: Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo (UnB)

Mediadora: Simone Daise Schneider

Sessão de autógrafos com a conferencista.

19 de junho (sexta-feira)

19h15min: mesa-redonda "Variação Lingüística: o português falado na região Sul do Brasil"

Debatedores: Cláudia Regina Brescancini (PUCRS) - "A Variação Lingüística"

Valéria Neto de Oliveira Monaretto (UFRGS) - "A Variação em Consoantes"

Maria José Blaskovski Vieira (UFPel) - "A Variação das Vogais Médias Postônicas"

Mediadora: Rosemari Lorenz Martins

COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONVIDA PARA O COMDIM

Fátima Fraga
Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres


A Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, convida para o FORUM de Formação do COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O evento terá a participação da Sra. Jussara Brito, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Data: 10/06/2009 às 14h30min Local: Câmara de Vereadores de NH
Rua Almirante Barroso, 261 – Centro – NH



INSCRIÇÕES: a partir das 13h30min no localInformações: mulher@novohamburgo.rs.gov.br 35949999 ramais 9210 e 9186

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 09.06.09


"A diversificação é uma proteção contra a ignorância. Faz pouquíssimo sentido para quem sabe o que está fazendo."WARREN BUFFET


Wall Street novamente sem tendência uniforme.
Lá fóra, as principais bolsas norte-americanas encerraram o dia novamente com sinais opostos. No dia de hoje, as instituições financeiras ganharam destaque com a decisão do Tesouro dos Estados Unidos quanto às devoluções das dívidas provenientes do TARP (Troubled Assets Relief Program), assim, o governo decidiu que dez bancos que pegaram empréstimos do fundo poderão quitar suas dívidas, o que viabilizará o retorno de cerca de US$ 68 bilhões para o Estado. No que se referr a novela montadoras, os ativos da General Motors dipararam 24%, em resposta a notícia de que o antigo chairman e CEO (Chief Executive Officer) da AT&T Edward Whitacre, assumirá o posto de chaiman da montadora reestruturada, e com relação à Chrysler, a Suprema Corte adiou a venda dos ativos da empresa para a Fiat, que segundo os termos do contrato, a italiana pode abandonar o acordo se ele não for finalizado até a próxima segunda-feira.


Já o Petróleo, em conforme com investidores se mostrando mais confiantes acerca de uma recuperação das condições de demanda, atingiu o seu o maior patamar dos últimos 7 meses. Em Londres o BRENT fechou a US$ 69,62 ( alta de 2,56% ) , e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 70,01 por barril ( alta de 2,82% ).


Por aqui, apos abrir em alta, o indice domestico inverteu sua trajetória já na primeira hora de pregão não acompanhando os mercados externos no dia de hoje, quando por um lado as blue chips ligadas ao setor siderúrgico, bancos e de petróleo contrbuindo com as perdas , por outro as cias ligadas ao setor de varejo e mineradoras limitando as mesmas. Na falta de notícias rasgadamente negativas, o investidor que nas últimas semanas vinha minimizando dados econômicos ruins, agora passou a ver a parte meio vazia do copo, e com um cenário de volatilidade e baixo volume de negócios, que já havia dado as caras na segunda-feira, revela a postura mais defensiva do investidor, especialmente na Bovespa. Oscilando entre os 52.844 pts e os 54.102 pts, novamente com um volume financeiro fraco de R$ 3,89 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 53.157 pontos, representando uma perda de 0,88% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral em canal lateral e ainda se mantém sem tendência definida.
Já o dolar comercial, apos apresentar duas altas consecutivas, a trajetória inverteu o sentido no dia de hoje. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9460 apresentando uma uma forte queda de 1,58% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 1,92%, e no ano de 2009 acumula desvalorização de 17,12%. No mercado paralelo teve expressivo recuo de 10,87% para os R$2,0500, representando um ágio de 05,94% em relação ao dólar comercial.
IBOVESPA com recuo de 09% , na casa dos 53.150 pontos.
INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 0,02%
Standard & Poor's 500 - alta de 0,35%
Nasdaq - alta de 0,96%
FTSE 100 - queda de 0,01%
Nikkei - queda de 0,80%
Merval - sem pregão
WINFUT queda de 1,28% - 53.150,00 pontos - no ano 39,87%.
IBOVESPA queda de 0,88% - 53.157,13 pontos - no ano 38,47%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- PETR4 queda de 1,09% - 33,51 ( MIN 33,34, MAX 34,05 ) no ano 46,72%
- VALE5 alta de 0,24% - 33,08 ( MIN 32,51, MAX 33,32 ) no ano 38,47%
- GGBR4 queda de 2,18% - 21,56 ( MIN 21,10, MAX 22,35 ) no ano 43,16%
- ITUB4 queda de 1,26% - 31,40 ( MIN 31,19, MAX 32,28 ) no ano 20,31% ( Antiga ITAU4 )
- CSNA3 queda de 0,92% - 48,50 ( MIN 47,85, MAX 49,50 ) no ano 67,24%
- USIM5 queda de 1,33% - 40,90 ( MIN 40,20, MAX 41,90 ) no ano 54,22%
IBOVESPA - Subiu 0,88% nos primeiros 20 minutos do pregão onde apresentou a maxima do dia. Inverteu e caiu forte até por volta de 11:50 quando atingiu a minima do dia. Em movimento lateral no restante do pregão, acabou fechando aos 53.157 pontos, representando uma perda de 0,88% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral em canal lateral e ainda se mantém sem tendência definida.
MIN do dia 52.844 pontos / MAX do dia 54.102 pontos.
Discurso de Sam Walton, fundador do WAL MART, fazendo a abertura de
um programa de treinamento para seus funcionários.
"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e paciente
mente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido"

"Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os
vendedores terminam suas conversas particulares"

"Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a
buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura
do seu jornal"

"Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial,
parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando
apenas ser notado"

"Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as
recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e
espera"

"Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade
de uma pessoa, mas não reclama pacientemente enquanto os
funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a
cabeça e fingem não me ver"

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo
que nunca cria problemas.

Engana-se.

Sabe quem eu sou???

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!!!

Divirto-me vendo milhares sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.

Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".

"CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA
BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR."

(WAL MART É A MAIOR REDE DE VAREJO DO MUNDO)

"A paciência é amarga, mas seu fruto é doce”
Jean Jacques Rousseau

FORTE ABRAÇO E SUCESSO!

ESCOLAS MUNICIPAIS TERÃO ATIVIDADES NESTE 12 DE JUNHO

Mais 26 mil alunos da rede municipal de ensino não terão aula nesta sexta-feira, dia 12 de junho. O dia não-letivo está previsto no calendário escolar, definido no início do ano pelas equipes diretivas das 76 unidades do município.
Tanto as escolas de educação infantil, quanto de ensino fundamental, não terão nenhum tipo de atividade neste dia. O dia não-letivo não interfere na carga horária mínima anual exigida por lei, que é de 800 horas aulas.

terça-feira, 9 de junho de 2009

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.
MERCADO FINANCEIRO 08.06.09

Repetindo, pois muitos não abriram no fim de semana

Quem é WARREN BUFFET ?

Warren E. Buffett nasceu no Nebraska, USA, filho de Howard Buffett, foi um corretor da bolsa e membro do Congresso dos Estados Unidos da América. Warren Buffett tem duas irmãs, Doris e Bertie. Seu avô era dono de uma loja de produtos alimentares em Omaha. Estudou na Universidade do Nebraska, e fez um mestrado em economia na Escola de Negócios de Colúmbia, sendo aluno de Benjamin Graham.Trabalhou com Graham, onde seguiu as regras de investimento de seu mestre. Voltou a Omaha em 1956 sem nenhum plano em mente, até que alguém lhe pediu que cuidasse de seus investimentos. Assim foi como Warren Buffett começou. Em 1969 tinha lucros anuais de cerca de 30%. Mais tarde desenvolveu todas as suas sociedades e adquiriu uma firma têxtil, a Berkshire Hathaway.

Com a crise econômica em 2008 perdeu 25 bilhões de dólares. Mesmo assim, segundo a revista Forbes, é a segunda pessoa mais rica do mundo no ranking de 2009, sendo ultrapassado por Bill Gates, que já havia permanecido com o título de homem mais rico do mundo durante 13 anos. Apesar de sua imensa fortuna, Buffet é famoso por levar uma vida frugal e despretensiosa, pois continua vivendo na mesma casa, no bairro de Dundee em Omaha, comprada em 1958 por 31.500 dólares. Sobre o destino de sua fortuna, Buffett costumava dizer que deixaria para os filhos apenas o suficiente para que eles fizessem o que quisessem,e não demais, senão eles não fariam coisa alguma, e o resto doaria para a caridade.

Foi o que fez. Em junho de 2006, se comprometeu em doar sua fortuna para a caridade , sendo que 85% foram destinados para a Fundação Bill e Melinda Gates, fato que ganhou fama como a maior doação em dinheiro a uma instituição filantrópica da história. O desempenho de seus negócios espelha seu enorme talento para multiplicar dinheiro – dele e dos outros. Em 1965, quando assumiu o controle da Berkshire Hathaway, então uma firma de origem no setor têxtil mas que também vendia seguros, as ações da companhia eram negociadas a menos de 10 dólares cada uma. Hoje, uma única ação custa quase cem mil dólares, uma assombrosa valorização de 1.000.000% em quarenta anos. Quem tivesse aplicado cem dólares na firma de Buffett, em 1965, teria hoje um milhão de dólares. Os mesmos 100 dólares aplicados na média do Dow Jones equivaleriam a praticamente 1 500 dólares.Buffett ganhou sua fortuna baseando seus investimentos em empresas com potencial de crescimento no longo prazo. Alguns de seus investimentos foram: American Express, Walt Disney Company, Coca-Cola Company, Gillette.

Repetindo - A partir da sexta-feira, periódicamente vou registrar alguma frase atribuida ao mega investidor
"Quando você combina ignorância com dinheiro emprestado, as consequencias podem ser interessantes."


Wall Street novamente sem tendência uniforme.
Lá fora, com pequeno folego ao final do pregão, Wall Street bem como a sprincipais bolsans norte-americanas encerraram este inicio da semana com tendencias dispares , com o Dow no campo positivo e praticamente na neutralidade ( conforme mostram os indices internacionais em sessão abaixo).


Já o Petróleo, cai em virtude das poucas referências economicas neste inicio de semana. Em Londres o BRENT fechou a US$ 67,88 ( queda de 0,67% ) , e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 68,04 por barril ( queda de 0,51% ). As cotações, recuaram devido ao ganho do dolar as principais divisas internacionais, o que geralmente exerce pressão de queda na cotação do barril de petróleo, tanto para compensar a variação do câmbio (visto que o preço do petróleo é expresso em dólares) quanto pela migração de investidores para outras aplicações.

Por aqui, a melhora externa deu fôlego extra para a bolsa mudar a trajetória do indice doméstico, ajudado pelo bom desempenho dos papeis da Vale e tendo como destaque positivs o desempenho dos ativos da Sadia, Perdigão e Usiminas, que figuraram entre as principais altas do Ibovespa. Na questão inflacionária, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) de 7 de junho marcou inflação de 0,43%, taxa 0,04 ponto percentual superior à registrada na medição anterior. O IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), por sua vez, apontou inflação de 0,18% no mês de maio, após a variação positiva de 0,04% vista em abril.

Já o emprego na indústria brasileira também fica em evidência ao registrar recuo de 5,6% em abril frente ao mesmo período do ano anterior, revelou pesquisa feita pelo IBGE , que também divulgou levantamento em que prevê uma queda de 7,5% na produção da safra agrícola brasileira em 2009. Oscilando entre os 52.482 pts e os 53.904 pts, com um volume financeiro pequeno de R$ 3,83 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando na máxima do dia, aos 53.630 pontos, representando um pequeno avanço de 0,54% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral em canal lateral e ainda se mantém sem tendência definida.

As maiores altas do dia ficaram por conta da Sadia PN ( 5,01% ), Perdigão ON ( 4,80% ), TIM Part ON ( 3,92% ), Usiminas ON ( 3,30% ) e Natura ON ( 3,10% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da B2W ON ( 3,58% ), Renner ON ( 3,17% ), Telemar PN ( 2,06% ), Pão de Açucar PN ( 1,97% ), Brasil Telecom PN ( 1,96% ).
Já o dolar comercial, em dia positivo, perde folego no final da sessão. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,96060 apresentando uma uma alta de 0,51% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 0,35%, e no ano de 2009 acumula desvalorização de 15,79%. No mercado paralelo ainda se manteve estável nos R$2,3000, representando um ágio de 16,99% em relação ao dólar comercial.

IBOVESPA com leve avanço na casa dos 53.600 pontos.
INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,02%
Standard & Poor's 500 - queda de 0,10%
Nasdaq - queda de 0,38%
FTSE 100 - queda de 0,75%
Nikkei - alta de 1,00%
Merval - queda de 1,58%
WINFUT alta de 0,35% - 53.840,00 pontos - no ano 41,68%.
IBOVESPA alta de 0,54% - 53.630,39 pontos - no ano 42,82%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- PETR4 queda de 0,29% - 33,88 ( MIN 33,30, MAX 34,22 ) no ano 48,34%
- VALE5 alta de 1,54% - 33,00 ( MIN 31,85, MAX 33,17 ) no ano 38,13%
- GGBR4 queda de 1,61% - 22,04 ( MIN 21,65, MAX 22,15 ) no ano 46,35%
- ITUB4 alta de 0,22% - 31,80 ( MIN 31,17, MAX 32,24 ) no ano 21,84% ( Antiga ITAU4 )
- CSNA3 alta de 0,62% - 48,95 ( MIN 47,00, MAX 48,95 ) no ano 68,79%
- USIM5 alta de 2,73% - 41,45 ( MIN 39,28, MAX 41,05 ) no ano 56,30%

IBOVESPA - Perdeu 1,63% até as 10:40 horas , quando atingiu a minima do dia. Com boa recuperação a partir das 13:00 horas, e com pequeno recuo no final, acabou fechando aos 53.630 pontos, representando um pequeno avanço de 0,54% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral em canal lateral e ainda se mantém sem tendência definida.
MIN do dia 52.482 pontos / MAX do dia 53.904 pontos

CORO MUNICIPAL NA PROMOÇÃO DA AMO

segunda-feira, 8 de junho de 2009

JOGO NA ÁREA - Marcelo de Quadro



Cléber x Serginho Chulapa – Pois é, lembram do Serginho?! Começou no São Paulo. Foi contemporâneo de Muricy Ramalho no ataque do tricolor paulista. Era alto, forte, centroavante e jogava muita bola; tanto que acabou naquela seleção magnífica de 1982, junto com Sócrates, Falcão, Júnior, Batista, Cerezzo e cia. Mas Serginho vivia encontrando dificuldades com a defesa adversária. Não levava desaforo para casa e gostava muito de provocar. É isso mesmo! Pois o Cléber, que se notabilizou atuando no ataque do Palmeiras no ano passado, também tem problemas semelhantes. Ótimo atacante: tem força, talento, bate bem na bola e não tem medo dos zagueiros. Mas, assim como Serginho, gosta de uma briguinha sempre que pode. Provoca, pensando que só ele é malandro. Neste ano foi parar no Cruzeiro e ontem, no jogo contra o Internacional, mostrou que apenas trocou de clube, o gênio continua o mesmo. Empurrou Marcelo Cordeiro, pisou no pé do goleiro Lauro, que reagiu, e conseguiu ser expulso da partida, junto com o goleiro colorado. É uma pena. Jogador assim, dificilmente, vai muito longe. Já tivemos outros exemplos neste sentido. Brigãos e malandros em excesso acabam ‘dando com os burros’ n’água.

Falando do jogo – Acredito que o resultado foi bom para o Inter, se considerarmos que o jogo foi fora de casa e contra o bom time do Cruzeiro, treinado pelo Adilson Batista. Um time que é considerado um dos favoritos ao título, junto com Inter, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Flamengo, Grêmio e outros. Mas o colorado poderia ter saído com a vitória do Mineirão. O colorado continua líder na classificação, tem 13 pontos contra 11 do Atlético-MG, treinado por Celso Roth. O gol do Inter foi de Magrão, logo no início do primeiro tempo. Taison teve a chance, ainda no primeiro tempo, de ampliar e Giuliano, no segundo tempo, teve uma clara oportunidade, mas acabou se precipitando. Tite foi ousado tirando Marcelo Cordeiro e colocando Danilo Silva, quando o Cruzeiro insistia em atacar e atormentar a defesa do Inter pelo lado esquerdo. Danilo Silva, polivalente, estabilizou o setor. Andrezinho, que esteve bem na articulação de jogadas, também foi substituído por Tite. Giuliano entrou no seu lugar para tentar fazer uma jogada mais aguda, o que acabou acontecendo. Foi um bom jogo entre duas grandes equipes. Mas o Inter esteve perto de manter 100% de aproveitamento.

No próximo domingo o colorado joga em casa, contra o Vitória. Outro jogo difícil para o Inter. Os baianos estão na terceira colocação, com nove pontos. São treinados por Paulo César Carpegiani e já venceram o Grêmio, com um gol de Leandro Domingues, nos descontos do segundo tempo. Mas não é só isso. Tem muitos jogadores titulares que estão fora desta partida. Lauro não joga, por que está expulso. Nilmar e Kléber estão na Seleção. D’Alessandro está lesionado. E tem mais, Tite precisa poupar os seus atletas para o jogo da sequência, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Corinthians. Esse primeiro jogo da decisão será em São Paulo.

Ouso dizer: a Copa do Brasil será decidida neste primeiro jogo. Todo cuidado é necessário. Aí está um desafio para o estilo Tite. Terá que jogar para ganhar, de preferência com dois gols de diferença. Não dá pra confiar apenas no jogo com o Beira-Rio lotado, no dia 1º de julho, no jogo da volta. Tite é inteligente e competente. Conhece o Inter, a torcida e sabe como a coisa pode dificultar no Beira-Rio. Certamente vai querer chegar aqui já com a mão na taça. É um duelo de titãs. Colorados devem tomar cuidados com seus corações e estômagos.

Brasil x Uruguai – Que jogaço de lavar a alma! Pena que o Luís Fabiano foi expulso. Mas mostrou que tem tudo que o torcedor brasileiro gosta. Conhece o atalho para o gol, não tem medo da cara feia de zagueiro, sabe usar bem o corpo, é bom de tabela e bate muito bem na bola. Fez um gol magnífico na goleada histórica, no último sábado, lá no estádio Centenário, em Montevidéu. E fazia 33 anos que o Brasil não vencia lá no Uruguai. Na quarta-feira o Brasil joga em casa, no Recife, contra o Paraguai. É o jogo dos líderes. Os dois tem 24 pontos. O Brasil tem uma vitória a menos, mas tem saldo de dez gols a mais que os paraguaios. Resta saber quem o técnico Dunga vai escalar para substituir Luis Fabiano: Nilmar ou Alexandre Pato.

Júlio César – Este é um goleiro que cresceu muito depois que começou a ser convocado até chegar a ser titular indiscutível do gol brasileiro. Hoje já é considerado um dos dois melhores goleiros do mundo. E mostrou isso contra o Uruguai. O homem tava possuído. Pegou tudo e mostrou que Dunga está muito bem servido de goleiros. Sabem quem é o seu reserva? Victor, do Grêmio e Gomes. Ou seja, a zaga, que também jogou muito com a volta de Juan,pode ficar tranqüila. Lá atrás a meta está segura. Quem deixou a desejar foi Kaká. Não esteve bem, errou passes, não aproximou dos atacantes e não experimentou seus chutes de fora da área. Será que foi o fator transferência par ao Real Madrid? Ou está se guardando para o jogo desta quarta-feira, contra o Paraguai. Destaque também para o ala Daniel Alves. Jogou muito. Acho que o Maicon terá que se apresentar para a bola. Se não...

CHIQUINHA


Chiquinha olhava o céu e as estrelas da janela do quarto. Estava no mundo da lua, Chamei:
- Minha Chica!
Olhou para mim, questionando-me:
- Que tu queres? Não vês que cá estou a meditar, não me interrompas, tá?
Hoje acertei com um profissional de fotografia (retratista) para tirar algumas fotos da jovem com fins de organizar um book fotográfico da mais nova modelo - a colunável Chiquinha Rocha Jaeger. Nemauro, meu genro, retirou-a da sarjeta numa manhã de primavera. Era pequeninha. Cabia na mão. Tomava leite de cabra num conta-gotas e miava o tempo todo. Minha filha Lena a deixou comigo num fim de samana e... ficou até hoje. Chica apagará 4 velinhas do bolo no final do mês de agosto. Considere-se convidado (a).
Já perguntei para a Chiquinha:
"O que fiz de tão bom para Papai do Céu me mandar uma coisinha tão mimosa, linda e querida?" Não me responde, só me olha com aqueles olhos graúdos, redondos, amarelos...
Ione
NH/ junho/2009