sábado, 26 de setembro de 2009

MARCELO SGUASSABIA

ZORAIDE PROPAGANDA







Tudo começou quando fui servir suco para o Dr. Célido e o Diretor Comercial na sala de reunião. Vi os dois falando sobre o anúncio que vocês criaram e dizendo que carecia aumentar o elefante no layout e enfiar uma tarja alaranjada perto da tromba dele, dizendo “últimos dias, aproveite” ou algo parecido. Não entendi patavina dessa história de retrato de elefante no reclame, já que até onde eu sei a empresa trabalha com fibra ótica e eu acho que tem que mostrar as coisas que a fábrica faz, quanto é que custa e colocar depois o endereço, que é pra pessoa se orientar e saber onde é que tem que ir pra comprar os negócios que a propaganda fala.



Vocês inventam umas doideiras, se sai uma propaganda dessa vão achar que é anúncio de circo. Só sei que eles continuaram até tarde trancados lá na sala, às vezes dando berros e rabiscando inteirinho o layout que a moça que trabalha aí com vocês trouxe anteontem. Depois vi que cada um ficou fazendo uma lista de frases, também pra colocar no anúncio, e ficavam falando sobre trocar de agência, que qualquer coisa era melhor que essa porcaria que vocês fazem. Desculpe a dureza das palavra, mas era desse jeito que eles falavam, e acho bom vocês ficarem sabendo logo da verdade verdadeira pra tomarem cuidado e já irem esperando pelo pior.



Mas, continuando, depois chegou a dona Izildinha do RH com sua meia preta desfiada e começou a dar um pitaco atrás do outro, com aquela vozinha esganiçada, falando que por ela tirava o elefante e punha no lugar uma porta de carro amassada com uns dizeres sobre tráfego seguro de dados, que era legal uma amalogia (é assim que fala?) de trafegar em alta velocidade e trânsito, e aí então falar da fibra ótica, etc etc. O Diretor Comercial disse pra ela fechar o comedor de lavagem e que ela só entendia de recrutamento e seleção e coisa e tal. Aí ela começou a tremer o lábio de nervoso e jogou o copo de suco na cara dele. Depois pegou a bombinha de ar dentro da bolsa e começou a se borrifar pra acalmar a asma, enquanto eu fui buscar um pouco de água com açúcar.



Veja bem minha situação, eu não quero de jeito nenhum meter minha colher nessa cumbuca, mas é que a minha irmã, que me arranjou emprego aqui, é faxineira de vocês, e acho que falando essas coisa eu estou ajudando ela também, pois com certeza a Crô vai pra rua se vocês se ferrarem de verde e amarelo. E a chance de vocês se darem muito mal é grande demais, a não ser que apareçam logo por aqui com anúncios bem chamativos, como por exemplo “A sua melhor opção de compra”, “O gerente ficou louco”, “A gente faz aniversário e quem ganha o presente é você” e outras frases de efeito que façam o sujeito se convencer que os nossos produtos são realmente ótimos. E deixaria o emblema da firma altamente enorme, com os produtos da fábrica em volta dele, parecendo o sol com os planeta girando em torno, sabe, acho que desse jeito funciona pois a pessoa enxerga de cara o que interessa. Mas agora chega de palpite que eu já estou parecendo a dona Izildinha.

Voltando ao Dr. Célido, ontem mesmo ele comentava pelos corredor que todos vocês aí na agência são uns malas sem alça, e que armaria uma embroscada gastromônica, uma intoxicação coletiva com queijo roquefort estragado. Aí o Diretor Comercial teve a ideia de sabotar o jatinho que vai levar o pessoal da agência até a próxima convenção de gerentes da firma, em Monte Mor. Segundo ele, seria uma boa forma de ver vocês todos mortinhos da silva de uma tacada só.



Lá pelas tantas, e na terceira rodada de Tang de uva na sala de reunião, começaram a falar da proposta que a firma recebeu de uma tal de “Tiro Certo Propaganda e Marqueting”. É bom vocês saberem que os caras já mandaram portfólio, meia dúzia de broche em formato de espingarda com o slogan “A gente acerta na mosca” e mais um ramalhete de flor pra recepcionista, a Dorinha.



Pouco tempo depois, pude ver pelo vão da porta o Dr. Célido sapateando em cima do reclame com seu Vulcabrás modelo Antônio Ermírio, juro que o homem parecia um pai de santo no auge da incorporação. É engraçado, quando ouvi pela primeira vez o nome Vulcabrás pensei que fosse uma estatal que cuidasse dos vulcão, mas aí lembrei que no Brasil não tem vulcão, pelo menos ativo. Só aposentado. E vulcão de estatal deve aposentar com salário integral, não é? Mas deixa pra lá, é só um comentário bobo de uma copeira sem estudo nem noção, e nem sei porque estou falando isso agora. O importante mesmo é que vocês precisa tomar cuidado. Quem avisa amiga é.



© Direitos Reservados

Últimos dias para aderir ao parcelamento de dívidas

A campanha de regularização dos contribuintes inadimplentes com algum tributo municipal, promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo chega ao fim nesta quarta-feira, dia 30 de setembro. Criada para incrementar as receitas do Município e minimizar a queda das arrecadações no último período, a Secretaria da Fazenda (SEMFAZ) contatou, em duas ocasiões, os mais de 20 mil cidadãos que possuem alguma pendência tributária, oferecendo a oportunidade de regularizá-las com benefícios especiais. O acordo prevê reparcelamento em até 48 vezes (parcela mínima de R$ 30,00), com redução de até 50% dos juros e 100% da multa.

Conforme o secretário da Fazenda, Luiz Fernando Jochims, quem perder esta oportunidade e não comparecer ao Centro Administrativo Leopoldo Petry até o dia 30 sofrerá prejuízo posterior, pois terá que arcar com os ônus da cobrança judicial. “É importante que todos os notificados compareçam, pois, além de evitar futuros transtornos, certamente estarão fazendo um bom negócio, para si e para os serviços prestados pelo Município”, destaca Jochims.

Para aderir ao parcelamento, os interessados devem procurar a SEMFAZ, no Centro Administrativo (Rua Guia Lopes, 4201, Bairro Canudos), no horário das 9 às 17 horas. Aqueles que já assinaram o reparcelamento não podem atrasar o pagamento das parcelas por mais de 60 dias. Em caso de não cumprimento deste prazo, o acordo é cancelado pela SEMFAZ e voltam a incidir sobre a dívida os encargos de juros e a multa processual. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-9999 ramais 9296, 9294 ou 9292.



O que pode ser parcelado

- débitos de natureza tributária em fase de execução fiscal ou cobrança já ajuizada, relativos à IPTU, ISSQN, ITBI, Taxas, e Contribuição de Melhoria.

- débitos de natureza não-tributária em fase de execução fiscal ou cobrança já ajuizada, relativos a multas administrativas, prestações e/ou parcelas decorrentes de contratos de compra e venda de imóveis, de concessão de uso, de permissão de uso, de cessão de uso, de autorizações de uso, de aluguéis, de arrendamentos, de penalidades pecuniárias.

- débitos em fase de cobrança administrativa que ainda não foram ajuizados no prazo máximo de 60 dias a partir da publicação da lei.



Quem pode aderir

Pessoas responsáveis pela respectiva obrigação tributária e/ou não-tributária, inclusive sucessores, responsáveis e/ou terceiros interessados. Para obtenção do parcelamento, as pessoas deverão anexar cópias dos seguintes documentos:



Pessoas físicas

- Cópia da cédula de identidade ou documento de identidade com foto;

- Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física no Ministério da Fazenda;

- Cópia de comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone fixo).



Pessoas jurídicas

- Cópia dos atos constitutivos que contenham expressamente a indicação do administrador e os poderes de representação da sociedade;

- Cópia do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;

- Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física no Ministério da Fazenda, do administrador;

- Cópia do comprovante de endereço (contas de luz, água e/ou telefone fixo) do administrador;

- Procuração por instrumento público, original ou cópia autenticada em cartório, ou original de procuração por instrumento particular com o devido reconhecimento de firma.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini





LA NACIÓN, Buenos Aires, Sábado, 17 de julio de 1937




LAS REVISTAS BRASILEÑAS



“!Goal! tiene notas típicas y cuadros alegres



La compañia de Jardel Jércolis la representó animadamente



La compañia de revistas brasileñas que dirige Jardel Jércolis renovó anoche, ante una sala bien concurrida, el cartel del tèatro de la Comedia, ofreciendo el estreno de la producción original del antes citado director en colaboración con Geisa de Boscoli y Nestor Tangerini, y música de Ercole Varetto, Benedicto Lacerda y Mesquita, titulada !Goal!, a la que dispensó el auditorio una acogida favorable. La nueva revista del elenco de referencia ofrece mayores motivos de éxito que las dos que sirvieron de presentación al mismo en nuestra metrópoli, por cuanto han sido contemplados con mayor abundamiento los comentarios de carácter regional que son, por otra parte, los que despiertan más interés en el auditorio, con arregio a la condición de la compañia que nos ocupa. Se inicia la producción estrenada anoche con un animado comentario de carácter deportivo, trazado en varios cuadros de efecto coreográfico bastante certero, y con algunas alusiones en el diálogo, de intención bien lograda y hasta con bastante gracejo en comentarios de índole diversa. El cuadro titulado Un negrito amerricano ofrece uma nota demarcado sabor típico que merició una interpretación plausible por la expresión que trasunta como manifestación popular del pueblo brasileño. Una nota de ambiente oriental de agradable visualidad y buenas evoluciones coreográficas se ofrece en el cuadro que lleva por título Casamiento árabe, que fue presentado con singular despliegue escénico. A continuación fue presentada la pequeña artista Zelinha do Amaral, que ofreció la interpretación de dos canciones típicas brasileñas, especialmente una ritmica zamba y un zapateado que destacó con plausible relieve poniendo una vez más de manifiesto el sentido perfecto que la diminuta artista tiene de la danza y la canción. Una sátira de efecto logrado con bastante acierto, que ganaria, empero, si fuera acortada en parte, es el cuadro que reproduce el interior de un estudio de cinematografia. La Sinfonia lilas es una nota de carácter coreográfico de bastante acierto, en la que han sido combinados con eficacia las evolu- ciones y los comentarios musicales. La página de color es en la nueva producción uno de los motivos coreográficos de mayor acierto en cuanto destaca de un modo preciso la cadencia y el sabor alegre del cancionero popular brasileño. El cuadro Luna de miel y el complementario que le sigue, no agregan, en cambio, nada en el género, y lo mismo cabe señalar, aun cuando tiene mayor originalidad, el titulado Una reunión ultra-elegante. En cambio, el cuadro que reproduce la celebrada canción Pirata d´areia, ya muy conocida en nuestra metrópoli, ofrece, no obstante su divulgación, un nuevo motivo de ambiente típico de buen efecto, como lo es también la nota que le sigue en la canción Você anda se encondendo de mi, que fué bien celebrada y la nueva producción se cierra com un animado desfile que há sido denominado Locura de rascacielos. El conjunto de Jardel Jércolis, brindó a la nueva revista una interpretación tan mesurada como certera, mereciendo destacarse en primer término la intervención de Deo Maia y Grande Otello, en varios cuadros de carácter regional, Vanise Meirelles en algunos motivos coreográficos, Malena de Toledo en un par de cuadros de letra, Noemia Soares, Laida y los actores. Danilo de Oliveira, que intervino encarnando varios tipos cómicos con acierto; Mario Fortuna, bastante eficaz; Hugo Cesarino, De Lorena y Carlos Lisboa en algunos pasajes de música, y el conjunto de girls que desempeñó su cometido con acierto y disciplina”.






Na foto, o teatrólogo Nestor Tangerini





ARQUIVO FAMÍLIA TANGERINI





nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger





SER POETA

Ser poeta é propor mais doçura num canto



quando a voz modular a oração matutina.



mas também é julgar a missão ser divina



se a caneta escrever com três gotas de pranto.




Ser poeta é reter com as asas do encanto



doze léguas de céu por dever, na rotina,



mas também é suprir os desvãos da oficina,



com recheios de amor extorquidos de um santo.




Ser poeta é mentir ao negar haver susto,



quando a morte exibir o seu lado sinistro



num recado cruel, enrugado...mas justo.



Ser poeta é dar cor às saudades em jorro



que o poema gentil já lhe fez o registro



e aprender a ser só... sem gritar por socorro.







Miguel Russowsky (Joaçaba/SC)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Inscrições abertas para o Mundo Feevale 2009

Além da mostra de profissões, a Instituição realiza, em outubro, o Simulado Online


Estão abertas, até 16 de outubro, as inscrições para o Mundo Feevale 2009 - Mostra de Profissões. O evento, voltado a estudantes do último ano do Ensino Médio e demais interessados, acontecerá de 20 a 23 de outubro, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.feevale.br/mundofeevale .


O Mundo Feevale busca auxiliar os futuros universitários a descobrirem seus talentos. Para isso, irá informar as características dos cursos oferecidos, bem como as possibilidades de atuação profissional futura. Entre as atrações, haverá visitas guiadas aos laboratórios, informações sobre os cursos e atividades práticas e interativas.


Já no período de 26 a 30 de outubro, a Feevale realizará o Simulado Online, uma prova virtual que representa uma oportunidade para quem quer se preparar para o vestibular ou ficar por dentro de como funciona um processo seletivo. A prova será composta por 40 questões e os candidatos poderão optar pela realização da prova de Inglês ou Espanhol. A prova, que é gratuita, poderá ser acessada, neste período, pelo site www.feevale.br/simulado .

Coordenadoria da Mulher organiza evento estadual

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (Cmulher) de Novo Hamburgo, juntamente com representantes de políticas públicas para as mulheres de quatro municípios da região, está organizando o Fórum Estadual sobre Gestão de Políticas Públicas para Mulheres.

O evento está previsto para ocorrer dia 5 de novembro, na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em Porto Alegre.

Segundo a coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, o fórum tem como principais finalidades a capacitação, a discussão de políticas para as mulheres e a divulgação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, além de estimular chefes dos executivos municipais para a criação de novas pastas para o tema.

Para articular e organizar o evento foi criada uma comissão estadual, formada pelos municípios de Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Cachoeirinha e São Leopoldo, que vem se reunindo mensalmente na FAMURS. No último encontro foram decididas questões como o nome e a programação do evento. “A coordenadoria está buscando maneiras de aumentar o número de políticas de gêneros em outros municípios, juntamente com uma comissão estadual, criada para debater assuntos referentes às mulheres no Rio Grande do Sul”, garante Fátima.

Parcelamento de dívidas pode ser feito neste sábado

Devido a grande demanda diária de atendimentos aos contribuintes que têm procurado a Prefeitura para adesão ao parcelamento de dívidas ativas em condições especiais, a Secretaria da Fazenda (SEMFAZ) de Novo Hamburgo realizará neste sábado, 26 de setembro, plantão extraordinário no Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, Canudos). Neste dia, das 9 às 17 horas, os guichês de atendimento e a Tesouraria receberão a população interessada em regularizar sua situação fiscal, ou que pretende efetuar o pagamento de alguma parcela já renegociada.



Conforme o secretário da Fazenda, Luiz Fernando Jochims, o plantão foi decidido em função da proximidade do encerramento da campanha, que ocorre na próxima quarta-feira, 30 de setembro. Ele acredita que os três últimos dias devem ser de intensa procura pela negociação, fator que inevitavelmente pode gerar uma sobrecarga ainda maior no sistema de atendimentos. “É importante que quem puder vir no sábado, venha, porque com certeza poderemos atender a todos com qualidade. Isso facilitará o atendimento e reduzirá o prazo de espera”, esclarece Jochims.



De acordo com o secretário, a data também foi escolhida por causa da dificuldade que algumas pessoas encontram para se deslocar até a Prefeitura durante a semana. “Não queremos que nenhuma pessoa perca a oportunidade de regularizar sua situação com o Município em condições favoráveis somente por não dispor de horário, então encontramos esta alternativa”, reforçou Jochims. Todos aqueles que procurarem a SEMFAZ poderão renegociar seus débitos de IPTU, Contribuição de Melhoria, ISSQN, ITBI, aluguéis, taxas, prestações e multas em condições especiais. O parcelamento pode ser feito em até 48 vezes (parcela mínima de R$ 30,00), com redução de até 50% dos juros e 100% da multa.



Oito mil hamburguenses já aderiram ao parcelamento



Conforme a Secretaria da Fazenda, dos mais de 20 mil hamburguenses inadimplentes com relação a algum tributo do Município, mais de oito mil já estiveram no Centro Administrativo Leopoldo Petry para assinar adesão à campanha. Atualmente a Prefeitura já recuperou, por meio das renegociações amigáveis, um milhão de reais. Outros R$ 8 milhões tiveram a confissão de dívida assinada.

Após a adesão, o contribuinte não pode atrasar o pagamento das parcelas por mais de 60 dias. Em caso de não cumprimento deste prazo, o acordo é cancelado pela SEMFAZ e voltam a incidir sobre a dívida os encargos de juros e a multa processual. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-9999 ramais 9296, 9294 ou 9292.

O que pode ser parcelado

- débitos de natureza tributária em fase de execução fiscal ou cobrança já ajuizada, relativos à IPTU, ISSQN, ITBI, Taxas, e Contribuição de Melhoria.

- débitos de natureza não-tributária em fase de execução fiscal ou cobrança já ajuizada, relativos a multas administrativas, prestações e/ou parcelas decorrentes de contratos de compra e venda de imóveis, de concessão de uso, de permissão de uso, de cessão de uso, de autorizações de uso, de aluguéis, de arrendamentos, de penalidades pecuniárias.

- débitos em fase de cobrança administrativa que ainda não foram ajuizados no prazo máximo de 60 dias a partir da publicação da lei.

Quem pode aderir

Pessoas responsáveis pela respectiva obrigação tributária e/ou não-tributária, inclusive sucessores, responsáveis e/ou terceiros interessados. Para obtenção do parcelamento, as pessoas deverão anexar cópias dos seguintes documentos:

Pessoas físicas

- Cópia da cédula de identidade ou documento de identidade com foto;

- Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física no Ministério da Fazenda;

- Cópia de comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone fixo).

Pessoas jurídicas

- Cópia dos atos constitutivos que contenham expressamente a indicação do administrador e os poderes de representação da sociedade;

- Cópia do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;

- Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física no Ministério da Fazenda, do administrador;

- Cópia do comprovante de endereço (contas de luz, água e/ou telefone fixo) do administrador;

- Procuração por instrumento público, original ou cópia autenticada em cartório, ou original de procuração por instrumento particular com o devido reconhecimento de firma.

Legenda fotos: O balcão de atendimento nesta quinta-feira.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial










VISUALGRAF


- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081



Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757



MERCADO 24/09/09



PODER, na visão de Anthony Robbins ?

"Vivemos numa época onde muitas pessoas sào capazes de conseguir coisas maravilhosas quase qie do dia para a noite, sucessos inimagináveis. O que essas pessoas tem em comum, além do prodigioso e espantodo sucesso ? A resposta, claro, é "PODER". Poder é uma palavra muito emocional, para algumas pessoas tem conotação negativa, outras o cobiçam e outras sentem-se tentadas por ele, como se fosse alguma coisa venal ou suspeita. Quanto poder você quer ? Quanto acha que é correto obter ou desenvolver? O que o poder significa para você ? Não encaro o poder em termos de conquistar pessoas, nem penso nisso como algo para ser imposto, pois essa espécie de poder, raramente dura. Mas voçe deve perceber que o poder é uma constante no mundo. Ou voçê modela as suas percepções ou alguém modela para voçê. Você faz o que quer fazer, ou cumpre os planos que alguém faz para voçê. Entendo que poder supremo, é a habilidade de produzir os resulatdos que mais deseja e criar valores para outros no processo. Poder é a habilidade de mudar sua vida, dar forma as suas percepções, fazer com que as coisas trabalhem a seu favor, e não contra voçê. O poder verdadeiro, é compartilhado, não imposto. É a habilidade de definir as necessidades humanas e resolvê-las, tanto as suas como das pessoas que lhe são caras. PODER é a habilidade de dirigir seu próprio reino pessoal, seu processo de pensamento, seu comportamento, e desta forma voçê consegue com precisão os resultados que deseja." John Kenneth Galbraith, escreveu que na sociedade industrial o combustível era o dinheiro, mas na sociedade tecnológica de hoje, o poder é informação, conhecimento. Mas conhecimeno, informação são apenas poder potencial, até que chegue às mãos de alguém que saiba como transformá-lo em ação efetiva, ou seja, na verdade, PODER é a habilidade de agir.

"Para cada esforço disciplinado, existem múltiplas recompensas."

Jim Rohn



Principais bolsas norte-americanas com novo recuo.

Lá fora, os principais mercados globais enfrentaram mais uma sessão de correções no dia de hoje, em meio a dúvidas sobre a força e velocidade da recuperação da economia, depois da divulgação de dados piores do que o esperado sobre o mercado imobiliário norte-americano e a confiança do consumidor na Alemanha. A sessão marcou ainda o início da reunião do G-20 em Pittsburgh, fato que não desperta muitas esperanças na comunidade econômica, pois embora os líderes do grupo reúnam-se para discutir os próximos passos em relação aos problemas iniciados pela crise financeira mundial, "conclusões substanciais são improváveis", segundo Paul Donovan, do banco UBS.



Já o Petróleo, despencou nesta quinta-feira em resposta aos indicadores negativos para o setor, como o aumento dos estoques dos EUA e das remessas de barris por parte da Opep, além dos dados ruins do mercado imobiliário norte-americano e a valorização do dólar. Em Londres o BRENT fechou a US$ 64,82 ( forte recuo de 4,68% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 65,89 por barril ( forte recuo de 4,47% ). Também as cotações do óleo bruto também foram prejudicados por notícias vindas do Japão, o terceiro maior consumidor do produto no planeta, que revelaram que suas importações de petróleo em agosto caíram mais de 10% frente ao mesmo período de 2008.



Por aqui, na cauda dos mercados globais, e além do recuo de empresas de grande peso no Ibovespa, como Petrobras e Vale, seguindo a queda das empresas globais de commodities, o setor imobiliário estende as baixas da véspera e figura novamente entre as maiores perdas do Ibovespa, com destaque para os recuos de Rossi e Cyrela. VCP, Embraer e Duratex também viram seus ativos em desvalorização no pregão. Oscilando entre os 59.599 pts. e os 60.977pts, com um um volume financeiro de R$ 5,03 bilhões, o IBOVESPA, acabou fechando aos 60.046 pontos, representando uma queda de 0,74% em relação ao fechamento anterior. No diário , em movimento de queda sinaliza LTB no canal 55.396 pts / 1.493 pts.

As maiores poucas e maiores altas do dia ficaram por conta da BMFBovespa ON ( 3,01% ), ALL UNT ( 2,28% ), Pão de Acucar PNA ( 1,99% ), Net PN ( 1,97% ) e Redecard ON ( 1,64% ). As maiores perdas do dia, ficaram por conta da Rossi Res ON ( 3,04% ), VCP ON ( 2,93% ), Cyrela R ON ( 2,54% ) e Duratex PN ( 2,31% ).



Já o dolar comercial, após duas quedas consecutivas e novas mínimas alcançadas, reagiu nesta quinta-feira, apresentando a maior variação positiva em uma única sessão desde o dia 14 de agosto u;timo. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8030 representando um avanço de 1,01% em relação ao fechamento anterior. No mes a desvalorização é de 4,45% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 22,76%. No mercado paralelo avançou e foi negociada a R$1,9300, representando um ágio de 7,04% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 0,42%

Standard & Poor’s 500 - queda de 0,95%

Nasdaq - queda de 1,12%

FTSE 100 - queda de 1,17%

Nikkei - alta de 1,67%

Merval - queda de 1,81%

WINFUT queda de 0,84% - 60.210,00pontos - no ano 58,45%

IBOVESPA queda de 0,74% - 60.046,28 pontos - no ano 59,91%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 alta de 3,01% - 12,67 ( MIN 12,35, MAX 12,68 ) no ano 115,11%

- PETR4 queda de 1,34% - 33,80 ( MIN 33,75, MAX 34,56 ) no ano 47,99%

- VALE5 queda de 1,12% - 36,15 ( MIN 35,83, MAX 36,90 ) no ano 51,32%

- GGBR4 queda de 1,29% - 23,75 ( MIN 23,45, MAX 24,37 ) no ano 57,70%

- ITUB4 queda de 1,02% - 33,15 ( MIN 32,59, MAX 33,82 ) no ano 27,01%

- CSNA3 queda de 1,40% - 52,90 ( MIN 52,50, MAX 54,15 ) no ano 82,41%

- USIM5 queda de 0,62% - 46,61 ( MIN 46,60, MAX 47,50 ) no ano 75,75%

- CYRE3 queda de 2,54% - 23,00 ( MIN 22,71, MAX 24,00 ) no ano 153,30%

- RSID3 queda de 3,04% - 14,02 ( MIN 13,84, MAX 14,77 ) no ano 278,92%

IBOVESPA - Subiu 0,77% nos primeiros 10 minutos do pregão quando atingiu a máxima do dia. Inverteu e caiu até or volta das 14:00 horas quando atingiu a minima do dia. Com pequena recuperação no restante do intrday, acabou fechando aos 60.046 pontos, representando uma queda de 0,74% em relação ao fechamento anterior. No diário , em movimento de queda sinaliza LTB no canal 55.396 pts / 1.493 pts.

MIN do dia 59.599 pontos / MAX do dia 60.977 pontos

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PAPO DE CULTURA - IONE JAEGER




NÃO ME CHAME DE TIA!










NÃO ME CHAME DE TIA!





Eu não sou sua tia.

Tia é uma pessoa pertencente à família, ligada por laços de sangue ou por afinidade. Eu não estou incluída nestes grupos em relação a você.

Tenho, mais ou menos vinte e cinco sobrinhos filhos de meus nove irmãos, residentes e domiciliados em diversas cidades do torrão brasileiro. Em Novo Hamburgo nenhum. Alguns dos meus verdadeiros sobrinhos (consangüíneos) só os conheço por foto. Outros vejo esporadicamente, o restante há mais de vinte anos não nos encontramos. São meus reais sobrinhos, mesmo não existindo coexistência física próxima, fazem parte da minha família. Cultivamos tradições e histórias comuns que articulam a unidade do grupo familial.

Chamar a pessoas desconhecidas de tio e tia contribui para enfraquecer, estiolar e desintegrar a célula máter da sociedade, descaracterizando-a da concepção de grupo de relações estreitas e/ou pessoais. Mesmo vivendo um na China e outro no Japão, há conhecimento ou mera referência entre uns e outros membros; referências de parentesco, de histórias, de nome, sobrenome, apelido – Zezito da Nair, Ernane da tia Elza, etc.

Qual o sentido da família, hoje? Condições sócio-econômicas desalinhadas (pobreza, miséria, carência de vida digna, educação ministrada pela mestra Tia Telinha, desencontros, desunião, falta de dinheiro...) intrometendo-se no bojo dessa sociedade primária, somadas à instabilidade do núcleo da família hodierna, fazem com que a comunidade desse grupo sofra desgastes de valores e paradigmas na estrutura. Tais pressupostos dão origem a transformações nos padrões de relacionamento e vinculações intrafamiliares.

Para complementar todo este quadro, pessoas desavisadas, ingênuas ou simplórias, vêm distribuir com prodigalidade, no final do século, parentes a torto e a direito. No meio de tantos tios e tias não identificáveis convivem os titulados ex (ex-esposa, ex-marido, ex-sogro, ex-tio, ,,,)

Nesta conjuntura social babélica de ser família, ainda, nos adotam por parentes sem saber quem somos. E é filhos matando pais, tio baleando sobrinho, é sobrinho assaltando tia: Fica quieta, tia, é um assalto. Passa a bolsa, tia!...

Aceito o tratamento de tia vindo de meninos da rua, dos esmoleiros, desvalidos de conceituação interiorizada do termo família, sem cultura para saber usar outro vocativo.



Ione Jaeger,

Setembro de 1999

Novo Hamburgo







DEIXE A TIA PASSAR



A vizinha do apartamento ao lado descia as escadas do edifício conduzindo, no guiador, uma cadelinha. Encontramo-nos. Surpreendida conheci, naquele momento, uma nova sobrinha – branca, peluda, quadrúpede, irracional, balançando a cauda – quando ouvi a jovem senhora solicitar:

– Sissi, deixe a tia passar!

Subi o restante dos degraus. Entrei na quitinete. O molho de chaves caiu no chão. Fez barulho. O passarinho importado, na gaiola dourada suspensa no marco da porta da cozinha, trinou um suave e harmonioso canto. O mesmo gorjeio há dois anos. Juntei as chaves atirando-as no sofá. Refleti:

– Será que sou, também, sua tia? Reclamou do ruído? Saudou à minha chegada? Que houve? Bati palmas para, novamente, ouvi-lo.

– Pô, tia de cadela, dialogando com canário de camelô! É a vida! Não me queixo. Preenche vazios. Substitui pessoas...

Conjeturando na filosofia existencial, aferindo valores que nos dão e que damos às experiências vividas, dirigi-me à janela para admirar o recolher do dia. Num telhado próximo, um gato amarelo, desbotado, anêmico, com jeito de excluído e um olhar pidão, encarou-me. Olho no olho!

No outro dia, eu atravessava a rua, um carroceiro parado com seu veículo na faixa de segurança aguardando o sinal abrir adverte à besta:

– Deixe a tia passar!...



Ione Jaeger

Setembro de 1999.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial





VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081



Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757








MERCADO 22/09/09





Pensamentos de Albert Einstein

"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente."


"A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela."






"A curiosidade é mais importante do que o conhecimento."


"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."


"A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si próprio."


‘A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."


"A realidade é meramente uma ilusão apesar de ser uma ilusão muito persistente."




Principais bolsas norte-americanas com bom avanço.

Lá fora, com destaque para os ativos dos setores financeiro e de commodities, os índices acionários norte-americanos responderam à instabilidade de ontem com uma terça-feira positiva, renovando as pontuações máximas obtidas desde o início de outubro do ano passado.Com poucos indicadores econômicos relevantes, a sessão foi marcada por declarações do secretário do Tesouro Tim Geithner e pelo início da reunião do Fed que irá definir os rumos da política monetária do país. Segundo Geithner, a economia está no início da recuperação, "e precisamos garantir que ela continue". No que se refer a Bancos, uma melhora de perspectiva para o setor financeiro ajudou a guiar alguns dos principais movimentos nas bolsas norte-americanas. Em resposta as ações do JP Morgan fecharam com valorização de 4,3% depois que o Bank of America revisou para cima suas perspectivas para os resultados da instituição. Paralelamente, os ativos do BoA avançaram 2,09% com a elevação do preço-alvo de seus papéis pela Rochdale. Também o Citi completa a boa participação do segmento com alta de 4,97%, refletindo a decisão do fundo GIC, que vendeu 4,5% de sua fatia na companhia. No setor de varejo, os ganhos de apresentaram expressivos, os ativos da Macy’s fecharam com forte avanço, refletindo a elevação da recomendação das ações por parte do Citigroup, de "manter" para "compra", e com os analistas resaltando de maiores receitas para os próximos meses.Por fim conforme reportagem do New York Times, os órgãos estão considerando um plano para que os bancos saudáveis dos Estados Unidos financiem a FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), que está quase sem capital devido à onda de falências no setor.



Já o Petróleo, respondendo à queda do dólar e notícias do Oriente Médio e da Ásia, as cotações de petróleo fecharam com forte alta no dia de hoje, com os mercados também receberam bem o comentário do ministro do petróleo saudita, Ali al-Naimi, que disse à agência Reuters que a demanda pelo óleo do país está aumentando. Em Londres o BRENT fechou a US$ 70,53 ( forte alyta de 2,67% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 71,55 por barril ( forte alta de 2,64% ). Vale lembrar que uma valorização da divisa dos EUA geralmente incorre em queda dos preços de petróleo, por conta da equivalência cambial, uma vez que os preços do óleo bruto são negociados em dólares, além da movimentação dos investidoes, que procuram aplicações mais rentáveis.



Por aqui, na carona externa , o dia foi de otimismo e na carona externa, com destque para os ativos da Vale que impulsionaram o indice doméstico., que hoje renovou a sua máxima desde o dia 16 de julho de 2008. Destaque positivo para os ativos da Rossi Residencial também registraram forte alta e lideraram os ganhos do dia ( avanço de 309,34% no ano) , respondendo a declarações do Barclays de que a empresa é ums de suas top picks e está subvalorizada em comparação com outras empresas do setor. Na outra mão , a Redecard e a VisaNet também encerraram ecom perdas , após atingirem seu maior preço em quase dois meses e na expectativa das novas regras para o setor de cartões de crédito. No final da sessão de Wall Strett, o mercado também digeriu a notícia de que a Moody’s elevou rating do Brasil para patamar "grau de investimento". Oscilando entre os 60.937 pts. e os 62.017pts, com um um volume financeiro de financeiro de R$ 5,8 bihões, o IBOVESPA, acabou fechando aos 61.493 pontos, representando uma alta de 0,93% em relação ao fechamento anterior. No diário , em Linha de Tendencia de Alta renovou sua máxima desde o dia 16 de julho de 2008.

Atenção : Subsidiado pela média móvel exponencial de 5 dias, próxima dos 60 mil pontos, o indice firme em tendência de alta, mas os sinais de que o mercado está saturado após praticamente 11 pregões de valorizações começam a se intensificar. Deixando para trás o último patamar, o Ibovespa enfrentará novamente os dois suportes mais importantes desta tendência de alta, postados em 58.633 pontos e 57.900 pontos, sobre a média móvel exponencial de 21 dias e de 5 semanas, de outro, o rompimento da banda superior da congestão no intraday abrirá espaço para o mercado brasileiro testar as resistências em 61.300 pontos( TESTOU HOJE), 62.000 pontos e 63.400 pontos, principal objetivo de alta.

As maiores altas do dia ficaram por conta da Rossi Res ( 8,28% ), MMX Mines ( 6,53% ), Embraer ON ( 5,11% ), Cosan ON ( 3,50% ), JBS ON ( 3,45% ). As maiores perdas do dia, ficaram por conta da Ultrapar PN ( 2,23% ), Pão de Açucar PNA ( 1,84% ), TIM Part PN ( 1,53% ), Lojas Renner ON ( 1,44% ) e Duratex PN ( 1,19% ).



Já o dolar comercial, após três altas consecutivas , a moeda norte americana quebrou a barreira de R$ 1,80 e renova mínima do ano, apesar da com a tradicional intervenção do Banco Central realizando compra no mercado a vista. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7970 representando um rcuo de 1,05% em relação ao fechamento anterior. No mes a desvalorização é de 4,76% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 23,02%. No mercado paralelo recuou e foi negociada a R$1,9400, representando um ágio de 7,96% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de de 0,52%

Standard & Poor’s 500 - alta de 0,66%

Nasdaq - alta de 0,39%

>FTSE 100 - alta de de 0,16%

>Nikkei - sem variação 0,00%

'> Merval - alta de 3,48%

'> WINFUT alta de 0,35% - 61.610,00pontos - no ano 62,13%

>IBOVESPA alta de 0,93% - 61.493,39 pontos - no ano 63,76%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 0,89% - 12,26 ( MIN 12,22, MAX 12,48 ) no ano 108,15%

- PETR4 queda de 0,66% - 34,83 ( MIN 34,74, MAX 35,08 ) no ano 52,50%

- VALE5 alta de 2,55% - 37,02 ( MIN 36,32, MAX 37,50 ) no ano 54,96%

- GGBR4 alta de 0,82% - 24,70 ( MIN 24,70, MAX 25,11 ) no ano 64,01%

- ITUB4 queda de 0,44% - 34,05 ( MIN 33,95, MAX 34,46 ) no ano 30,46%

- CSNA3 queda de 0,20% - 54,75 ( MIN 54,64, MAX 55,80 ) no ano 79,56%

- USIM5 alta de 1,19% - 47,62 ( MIN 47,47, MAX 48,20 ) no ano 77,45%

- CYRE3 alta de 3,10% - 24,58 ( MIN 23,67, MAX 24,92 ) no ano 170,70%

- RSID3 alta de 8,26% - 15,17 ( MIN 14,08, MAX 15,35 ) no ano 310,00%

IBOVESPA - Subiu 0,92% nos primeiros 20 minutos do pregão , com pequeno retrocesso, retomou canal de alta no intraday e obtendo a máxima do dia 20 minutos antes do encerramento, quando perdeu quase 0.9% até o final. Acabou fechando aos 61.493 pontos, representando uma alta de 0,93% em relação ao fechamento anterior. No diário , em Linha de Tendencia de Alta renovou sua máxima desde o dia 16 de julho de 2008.

Atenção : Subsidiado pela média móvel exponencial de 5 dias, próxima dos 60 mil pontos, o indice firme em tendência de alta, mas os sinais de que o mercado está saturado após praticamente 12 pregões de valorizações começam a se intensificar. Deixando para trás o último patamar, o Ibovespa enfrentará novamente os dois suportes mais importantes desta tendência de alta, postados em 58.633 pontos e 57.900 pontos, sobre a média móvel exponencial de 21 dias e de 5 semanas, de outro, o rompimento da banda superior da congestão no intraday abrirá espaço para o mercado brasileiro testar as resistências em 61.300 pontos ( TESTOU HOJE) , 62.000 pontos e 63.400 pontos, principal objetivo de alta.

MIN do dia 60.937 pontos / MAX do dia 62.017 pontos
 

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer




O DESCANSO SEMANAL






“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”

(Êxodo 20. 8-11, Bíblia Sagrada, Versão Almeida Revista e Atualizada).




Há duas semanas, em Novo Hamburgo, cidade onde moro, foi aprovada uma lei que restringe o horário de funcionamento dos supermercados, proibindo sua abertura aos domingos a tarde. As alegações que nortearam a sanção da lei foram basicamente duas: a concorrência desproporcional dos grandes mercados contra os pequenos e o descanso dos funcionários aos domingos para poderem ficar com a família. A maior parte dos funcionários que trabalha em supermercados tem suas folgas fora do fim de semana, quando, provavelmente, seus parentes (cônjuge, pais, filhos) estão trabalhando, privando-se assim aqueles da convivência familiar em seu dia de descanso. Houve muito barulho sobre essa questão, pessoas a favor, mas muitos contra. Os contrários alegam que isso é um retrocesso para a cidade, que gerará demissões, que inibirá novos investimentos. Os favoráveis dizem que a lei beneficiará os pequenos, os quais geram muito mais empregos no conjunto da categoria, e que permitirá aos funcionários o descanso e o lazer junto aos familiares. Desconsiderando questões políticas e mercadológicas, gostaria de refletir sobre o segundo motivo alegado para a lei: o descanso semanal.



Podemos observar que o 4º mandamento, reproduzido no topo desse texto, ordena que nos lembremos do dia de sábado, para guardá-lo e santificá-lo. Deus instituiu o sábado quando fez o mundo, pois como ele mesmo diz no mandamento, criou tudo que existe em seis dias e no sétimo dia descansou. No dia de sábado não devemos, conforme o mandamento, fazer nenhuma obra servil, e nem usufruirmos da obra de outros, a menos, claro, que seja uma emergência. O que Deus quis com esse mandamento foi fazer com que o homem tivessse um tempo na semana para que pudesse descansar e adorar o Criador. Que dos sete dias da semana, um dia o homem pudesse estar livre dos seus próprios interesses e se dedicar a Deus, aprendendo a Sua Palavra, louvando-o, e descansando nos Seus braços. No site http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap3_1949-051_po.html#OS_DEZ_MANDAMENTOS podemos verificar que, no artigo 2042 do catecismo católico, a igreja católica orienta que todas as ordens do 4º mandamento, referente ao sábado, seja executado no domingo, inclusive a de não trabalhar, logo, também não usufruir do trabalho de ninguém para que o seu irmão também possa descansar. Depois do artigo 2051 existe uma tabela que novamente nos mostra a mudança do dia de descanso constante no 4º mandamento bíblico (na primeira coluna), do sábado para o domingo (terceira coluna). Embora eu creia que o dia de descanso ordenado por Deus continue sendo o sábado, e que quem mudou esse dia para o domingo, segundo seu próprio catecismo, foi a igreja católica (isso sem nenhuma autorização bíblica), não entrarei nesse mérito no presente artigo. O que me espanta é que pessoas fiquem revoltadas com o simples fato de não poderem mais ir ao supermercado no domingo a tarde, não se preocupando nem um pouco com a convivência familiar daquele que trabalha no supermercado.



Confesso que quando eu ainda não tinha me convertido verdadeiramente a Jesus, e vivia como tantos cristãos por aí, também pensaria: “Ora, se não querem trabalhar no domingo, então mudem de emprego!” Hoje, me envergonho de saber que eu pensaria dessa forma caso o Senhor Jesus não tivesse perdoado meus pecados e transformado meu caráter. Tenho amigos que freqüentam a igreja adventista e admiro-os porque o dia de descanso para eles (o sábado) é verdadeiramente sagrado. Eles não dizem apenas que amam a Cristo, mas provam isso obedecendo aos Seus mandamentos. E assim como ele s não trabalham aos sábados, buscam, com toda sinceridade e dedicação, não usar nem um serviço de outra pessoa nesse dia, mesmo o trabalho de um incrédulo. Considerando a reação negativa a essa lei, começo a entender o porquê muitas pessoas acabam se perdendo da salvação divina. As pessoas não querem abrir mão de uma tarde de domingo por amor aos seus irmãos, imagina privar-se de interesses próprios durante todo o dia de sábado por amor a Deus? Aos que dizem que a lei é um retrocesso, eu questiono: Será que vale tudo pelo progresso? À pessoa que está indignada por não poder ir aos domingos à tarde ao supermercado, eu pergunto: O que você dirá a Deus quando ele cobrar de você o amor e a preocupação que você deveria ter com o seu irmão? Deus fez o mundo em seis dias, e você não consegue fazer compras em seis dias e meio? Ou é puro capricho, egoísmo e vaidade?



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

terça-feira, 22 de setembro de 2009

COLUNA DA ANA MARTHA







DR. ARUN GANDHI E NÃO À VIOLÊNCIA -
 PARA LER E PENSAR...






O Dr. Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do MK Gandhi Institute, contou a seguinte história sobre a vida sem violência, na forma da habilidade de seus pais, em uma palestra proferida em junho de 2002 na Universidade de Porto Rico.

Eu tinha 16 anos e vivia com meus pais, na instituição que meu avô havia fundado, e que ficava a 18 milhas da cidade de Durban, na África do Sul. Vivíamos no interior, em meio aos canaviais, e não tínhamos vizinhos, por isso minhas irmãs e eu sempre ficávamos entusiasmados com a possibilidade de ir até a cidade para visitar os amigos ou ir ao cinema.

Certo dia meu pai pediu-me que o levasse até a cidade, onde participaria de uma conferência durante o dia todo. Eu fiquei radiante com esta oportunidade. Como íamos até a cidade, minha mãe me deu uma lista de coisas que precisava do supermercado e, como passaríamos o dia todo, meu pai me pediu que tratasse de alguns assuntos pendentes, como levar

o carro à oficina.

Quando me despedi de meu pai ele me disse: Nos vemos aqui, às 17 horas, e voltaremos para casa juntos'.

Depois de cumprir todas as tarefas, fui até o cinema mais próximo. Distraí-me tanto com o filme (um filme duplo de John Wayne) que esqueci da hora. Quando me dei conta eram 17h30.. Corri até a oficina, peguei o carro e apressei-me a buscar meu pai. Eram quase 6 horas.

Ele me perguntou ansioso:

- 'Porque chegou tão tarde?'

Eu me sentia mal pelo ocorrido, e não tive coragem de dizer que estava vendo um filme de John Wayne. Então, lhe disse que o carro não ficara pronto, e que tivera que esperar. O que eu não sabia era que ele já havia telefonado para a oficina. Ao perceber que eu estava mentindo, disse-me:

- 'Algo não está certo no modo como o tenho criado, porque você não teve a coragem de me dizer a verdade. Vou refletir sobre o que fiz de errado a você. Caminharei as 18 milhas até nossa casa para pensar sobre isso'.

Assim, vestido em suas melhores roupas e calçando sapatos elegantes, começou a caminhar para casa pela estrada de terra sem iluminação.

Não pude deixá-lo sozinho...Guiei por 5 horas e meia atrás dele... Vendo meu pai sofrer por causa de uma mentira estúpida que eu havia dito. Decidi ali mesmo que nunca mais mentiria.

Muitas vezes me lembro deste episódio e penso: 'Se ele tivesse me castigado da maneira como nós castigamos nossos filhos, será que teria aprendido a lição?' Não, não creio. Teria sofrido o castigo e continuaria fazendo o mesmo. Mas esta ação não-violenta foi tão forte que ficou impressa na memória como se fosse ontem.

'Este é o poder da vida sem violência'.



NUNCA SE JUSTIFIQUE, PORQUE OS AMIGOS
NÃO PRECISAM E OS INIMIGOS NÃO ACREDITAM.

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger




A Casa de Cultura Mario Quintana







convida para a estreia


do espetáculo multimídia (cinema, literatura e música)





MAELSTRÖM





em homenagem ao bicentenário de nascimento de Edgar Allan Poe





apresentado pelo grupo



UM OLHAR SÓ



Tomaz V. Borges (cineasta)


Paulo Bacedônio (poeta)


Carlos Bica (músico)







Sábado, 26 de Setembro de 2009, à 1:00 h (da madrugada)










Entrada Franca





Acervo Mario Quintana – Mezzanino






Casa de Cultura Mario Quintana


Rua dos Andradas, 736 – Centro


Porto Alegre – Rio Grande do Sul


Brasil














Parceiros Culturais


Acervo Mario Quintana/CCMQ


Instituto Cultural Português


Revista Literária Paralelo 30


Casa do Poeta Latino-Americano

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CONTOS DE JORGE EDUARDO MAGALHÃES

Pequenos contos II






O martírio do soldado Cândido


jemagalhaes@yahoo.com.br





Cândido saiu do serviço de vinte e quatro horas e tomou o ônibus direto para casa. Estava atormentado, disposto a dar o flagrante em Jandira e por isso faltara ao serviço de segurança onde trabalha na folga para complementar seu salário.



No ônibus, no trajeto para casa, recordava os bons momentos que passara ao lado de Jandira. Lembrou-se do dia em que a conheceu, durante o carnaval, quando fazia o policiamento e Jandira desfilava num bloco em trajes mínimos. Dentre vários, Jandira olhou para ele, somente para ele. Que fim de semana maravilhoso aquele em Saquarema! Que corpo lindo que ela tinha!



Realmente ela havia engordado bastante nos últimos anos, mas a amava cada vez mais. Trabalhava dia e noite no quartel e na segurança para dar boa via àquela ordinária, para ela traí-lo com toda a molecada da rua. Seu informante ainda lhe contou que ela fazia de tudo com os garotos, mas nenhum deles beijava a sua boca devido ao seu mau hálito. Realmente, ultimamente seu hálito não era dos mais agradáveis, mas ele a amava mesmo assim. Até imaginava os comentários: “Lá vem o PM corno!”



Agora estava disposto a matá-la. Mataria Jandira e quem estivesse com ela na cama, ela não o esperava, pois achava que ele tinha ido para a segurança.



Chegou em casa bem devagar com a arma em punho, ouvia gemidos do quarto e lá estava Jandira, nua em pêlo com dois rapazes da rua.



Aquela cena grotesca lhe causou náuseas. “Que baranga! Que mulher asquerosa!” Os três se assustaram ao vê-lo e, aliviado, Cândido gargalhava com a arma apontada para o teto:



- Beija na boca senão morrem os três!





jemagalhaes@yahoo.com.br

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini



AMIGOS – ULTRAPASSANDO A SEMÂNTICA


Nelson Marzullo Tangerini


Certa vez, em Belo Horizonte, ouvi de minha amiga Carla Regina Mitraud, morta num acidente de carro perto de Três Corações, que “a amizade é mão poderosa, pronta para nos ajudar”. Assegurava-me ela que era um ditado mineiro.


A amizade, temos absoluta certeza disto, é algo que cresce com o tempo; é um edifício que construímos sem pressa de aprontá-lo, “porque devagar se vai ao longe”, ou, ao menos, à longevidade de uma sólida e sincera amizade.


Salomão, em Provérbios, nos diz que “Há amigos que são mais queridos que um irmão”. E há irmãos que são verdadeiros irmãos. Conheço dois: Wanderley Mário Guilherme, o Wangui, e Cecília Guilherme, irmãos, artistas – ele, das cores; ela, da palavra -, ambos de São João Del Rei.


É uma felicidade, para mim, ser amigo dos dois irmãos. Ou melhor, ser irmão dos dois irmãos.


Viajando pelo “Grande Sertão” da palavra amigo, vemos que ela é vasta, é um “mundo mundo vasto mundo”, como diria Drummond. Dela derivamos amizade, amigado, amasiado, amante, entre tantas outras.


O Dicionário Aurélio nos diz, por exemplo, que amigo é aquele “que é ligado a outrem por laços de amizade”.

Os amantes, quando “vivem” a intensidade de “um grande amor” – roubando aí palavras do poetinha Vinícius de Moraes -, são cúmplices de uma amizade, mesmo que ela seja “infinita enquanto dure”.

Os amigados ou amasiados são aqueles que tentam se reencontrar no amor e na amizade, recuperar, muitas vezes, energias perdidas. Após uma separação sofrida e dolorosa, há ainda a fé de que irão fechar a ferida sem deixar qualquer cicatriz. Diz-se deles: “Amigado com fé, casado é”.


O casamento é um pacto de amizade, porque ninguém quer “dormir com o inimigo”.
Costuma-se dizer, também, que “o cão é o melhor amigo homem”. Dizem uns que “preferem ter um cão amigo do que um amigo cão”. A palavra cão, aí, no sentido denotativo, sugere que este amigo seja um sujeito não muito confiável. Ou melhor, “o amigo da onça”.


Poetas e compositores-poetas sabem definir, muito bem, a palavra amigo; vão mais longe, além-texto, além-dicionários, além-mar, além-sertão, até porque uma amizade não tem limites.

Em Canção Amiga, Drummond preparava uma canção que fizesse “acordar os homens / e adormecer as crianças”. Sim, porque todos nós, irmãos, de todas as nações, devemos construir um mundo de paz duradoura.

Ainda que pessimista, o itabirano também semeava a amizade e a esperança telúricas.

Shelley dizia que “os poetas são os legisladores não reconhecidos do mundo”, enquanto Jean Giono dizia que “o poeta deve ser um professor de esperança”.



O poeta português Alexandre O´Neill, outro semeador de esperança, seguindo, talvez, a orientação de Samuel Johnson, - “Para o poeta, nada é inútil” -, assim define a palavra amigo:


“Mal nos conhecemos / Inauguramos a palavra amigo! / Amigo é um sorriso / De boca em boca. / Um olhar bem limpo / Uma casa, mesmo modesta, que se oferece. / Um coração pronto a pulsar / Na nossa mão! / Amigo (recordam-se, vocês aí) / Escrupulosos detritos? / Amigo é contrário de inimigo! / Amigo é o erro corrigido. / Não o erro perseguido, explorado. / É a verdade partilhada, praticada. / Amigo é a solidão derrotada! / Amigo é uma grande tarefa, / Um trabalho sem fim, / Um espaço útil, um tempo fértil, / Amigo vai ser, é já uma grande festa!”



Em Canção da América, dos mineiros Milton Nascimento e Fernando Brant, amigos e irmãos, vemos que, poetas ou não, compositores ou não, todos navegamos na mesma sintonia, no mesmo mar semântico, explorando denotações ou metáforas:



“Amigo é coisa pra se guardar / debaixo de sete chaves / dentro do coração. / Assim falava a canção / que na América ouvi. / Mas quem cantava chorou / ao ver seu amigo partir. / Mas quem ficou, no pensamento voou / com seu canto que o outro lembrou. / E quem voou, no pensamento ficou / com a lembrança que o outro cantou. / / Amigo é coisa pra se guardar / no lado esquerdo do peito. / Mesmo que o tempo e a distância digam não. / Mesmo esquecendo a canção. / O que importa é ouvir / A voz que vem do coração. // Pois seja o que vier, venha o que vier / qualquer dia, amigo, eu volto / a te encontrar. / Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar”.



Amigo, portanto, é aquele que ultrapassa a semântica e nos dá “o ombro amigo” nos momentos mais difíceis: na alegria e na dor, de dia, à tarde, à noite, nas altas horas da madrugada, quando lhe suplicamos a poderosa mão à sua porta ou lhe telefonamos, tirando-o da cama, sequiosos de uma palavra amiga ou de socorro. Diz o ditado que “quem tem um amigo, nunca está só”. O amigo nos ajuda a trilhar caminhos. Como bem disse O´Neill, ele pode nos corrigir, sem nos criticar, e até nos iluminar a caminhada com sua sabedoria luminosa.



Minha amiga Carla estava certa. Em Provérbios, encontramos que “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o encontrou, descobriu um tesouro”.


Na foto, trabalho de Wangui,



um dos maiores pintores


de Minas Gerais.






Nelson Marzullo Tangerini, 53 anos, é professor de Língua Portuguesa, escritor, poeta, jornalista, compositor e fotógrafo. É membro do Clube de Escritores Piracicaba, SP, [ clube.escritores@uol.com.br ] onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.


nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/



Esta crônica está no site www.recantodasletras.com.br

PENSANDO NOVO HAMBURGO convida para NATAL DOS SINOS


PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger





Artigo 308


A ARTE DE SONHAR



Qual mistério envolve a atividade artística quando o ser humano decide elevar-se sobre a mediocridade da vida rotineira para alçar-se em vôos cujas obras eternizam-se, transcendendo os curtos anos de vida na Terra?

Por que arte e cultura são tão celebradas?

As crianças trazem consigo uma vocação natural para a arte que se vai apagando ao tempo em que crescem e vão sendo influenciadas e sufocadas por este mundo cheio de idéias práticas permeadas pelas ânsias da produção, do trabalho, do lucro e da exploração.

O pequeno artista transforma-se num homem amargo, previsível e frustrado, numa jornada tão bem ilustrada pelo mito de Sisífo, e resumida num trabalho rotineiro, inútil e sem esperança.

Mas o espírito – imanência de Deus no homem – vinga-se da alma adulta nas noites eternas transformando o seu sono em espetáculos inesperados onde o pequeno artista renasce como autor e ator, cumprindo o seu destino naquele palco metafísico chamado sonho.

A criança eterna de Caieiro está ali a apontar a direção de um grande destino do qual aquele ser infeliz se desviou: ser um criador de si mesmo, escultor da própria imagem, pintor do próprio destino e escritor de sua história.

A matéria inextricável e confusa de pensamentos desconexos que durante o dia se atropelavam naquela mente desorganizada, à noite integram-se em personagens assustadores que se enredam em pesadelos terríveis ou compõem idílicas e eufônicas passagens que perduram na recordação como reminiscências inefáveis.

Durante o sonho, a criança vem cobrar o seu destino e reafirmar que existe e que gostaria de estar presente na vigília, este outro sonho misterioso e inescrutável.

Diz-nos Borges em A Rosa Profunda (O Sonho, 93) que “dessa região imersa resgato restos que não consigo compreender: Ervas de singela botânica, animais um pouco diferentes, diálogos com os mortos, rostos que na verdade são máscaras, palavras de linguagem muito antigas e às vezes um horror incomparável ao que nos pode conceder o dia”.

Quantas vezes assustados emergimos de um pesadelo sufocante e nos dizemos aliviados: Era apenas um sonho! E quantas outras, em meio à vigília exasperante, perguntamo-nos se o que está nos acontecendo não seria um pesadelo.

O pensador e humanista Gozález Pecotche escreveu no livro O Espírito: “Sobre os sonhos já se fizeram inúmeras proposições. Muitos pretenderam decifrá-los, dar-lhes um significado particular, muitos também teceram em torno deles fantásticas conjeturas, mas ninguém jamais expressou que é o espírito quem os provoca, em seu constante esforço por se fazer presente em nossa vida diária”.

A arte faz parte da vida do ser humano e é tão antiga quanto a civilização. A pictografia ancestral, como o pendor infantil para a comunicação através da arte, é a prova cabal de que o homem é diferente dos animais. O homem primitivo, além de caçar, comer, dormir e se reproduzir tinha a necessidade de se comunicar através da arte. Pode-se dizer que a comunicação é uma necessidade humana e que arte é algo mais que mero conjunto de regras ou habilidades para se fazer algo.

É interessante observar como pintar, esculpir ou produzir um texto literário é um processo lento. O artista não pode ser impaciente e nem preguiçoso.” Deus é paciência”, diz a personagem de Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas.

Quando vemos um quadro e os esboços feitos previamente pelo artista, constatamos que a obra final pouco tem a ver com o esboço inicial; que no exercício da criação houve uma alteração dos rumos iniciais.

A arte tem a ver com habilidades mentais e sensíveis que podem ser usadas para o bem ou para o mal, como os conhecimentos. Uma reflexão mais profunda sobre a beleza e a verdade nos levam à conclusão que ambas devam caminhar juntas no processo de criação, que não podem ser excludentes.

Uma forma de arte revolucionária e pouco conhecida é a que vem sendo estudada e aplicada em centros avançados de estudos espalhados pelo mundo — verdadeiras escolas de adiantamento mental — e que consiste na criação do próprio artista, certamente a mais difícil de todas as artes: a arte de criar a si mesmo. É uma arte na qual o artista cria a si mesmo deixando de ser o que é para chegar a ser algo melhor, maior, aperfeiçoado.

É uma arte difícil por tratar-se de uma recriação pessoal. É uma obra para toda a vida onde o artista é instruído no sentido de reconhecer em si todos os seus defeitos e imperfeições e, inspirado no propósito de evoluir, poderá esculpir um novo ser humano tornando-se artífice de si mesmo.

O cultivo dessa arte exige esforço, constância e observação. O artista deverá ser instruído, educado; e uma das primeiras lições consiste no aprendizado do querer ser melhor, aprender e evoluir.

Inspirado na obra maior que é a própria Criação, o ser humano pode transformar-se no autor e ator de seus próprios dias, dono de seu destino e artífice do futuro, dando um salto mortal por sobre tudo o que tem estreitado sua visão e endurecido o seu coração.

Esta é uma arte com a qual podemos sonhar.



Nagib Anderaos Neto

www.nagibanderaos.com.br