sábado, 3 de outubro de 2009

ELEIÇÕES PARA O DIRETÓRIO DO PDT HAMBURGUENSE

A data da convenção é 17 de outubro. Aí haverá uma das eleições mais esperadas para o PDT de  Novo Hamburgo. Até lá muita emoção pode estar guardada  nas próximas cenas, a cada dia. Até o momento, pelo  que se sabe, são três chapas postulantes ao Diretório  Municipal dos trabalhistas hamburguenses. Certamente a situação mais polêmica envolve a chapa que apoia o ex-prefeito, José Airton dos Santos, denominada de PDT Para Todos.

A mobilização tem sido intensa nos últimos dias. Na chapa PDT Para Todos há uma espécie de conselho provisório, liderado  por alguns membros que foram secretários e diretores na gestão de José Airton na Prefeitura de Novo  Hamburgo (1997-2004).

As novas filiações estão acontecendo em massa. Sinal de que as três chapas estão trabalhando com afinco e acreditando no aumento favorável dos seus elencos. Estima-se que mais de 3 mil pessoas foram acrescentadas aos filiados do partido. Isso deve fazer a agremiação brizolista superar a marca de 7 mil filiados. Um recorde em todo o Rio Grande do Sul. 


O atual  diretório, liderado por Lino de Negri, atual Secretário Municipal de Obras Públicas, resolveu não aceitar duas filiações da chapa PDT Para Todos. Curiosamente os nomes são de pedetistas ilustres na cidade, fundadores do partido e militantes ativos durante toda a história do partido na cidade. Celso Quadro e Moacir Barra Yllana tiveram seus nomes impugnados. Essa situação vai, certamente, render muito trabalho e discussão até o dia da eleição. Um dos boatos que corre nos espaços políticos de Novo Hamburgo é que a coligação, que existe atualmente na prefeitura de Novo Hamburgo, com a participação do PDT, poderá ficar prejudicada com a vitória da chapa apoiada por José Airton dos Santos. Ele que foi dexado de fora da composição do atual diretório, bem como a sua esposa, a ex-deputda estadual Floriza Rosa dos Santos


O Blog do Polegar procurou falar com os dois lados envolvidos diretamente nesta disputa. A resposta de Moacir Yllana pode ser apreciada a seguir. Também pedimos informações ao presidente do PDT, Lino de Negri, e continuamos aguardando a sua posição como representante  do maior partido hamburguense.

VEJA A POSIÇÃO DE DE MOACIR YLLANA

Vejo como um caso isolado, esse fato de eles não aceitarem nossa filiações, já sabíamos antecipadamente.




O fato merece atenção ao aspecto de serem eles, avessos às nossas colocações, de eles repugnarem nossas companhias, uma por não gostarem de nós, pelo fato de nós criticá-los sobre a falta de democracia existente dentro daquela executiva, desde o dia 05 de fevereiro de 2008.



Irresponsáveis, sem condições de sustentar a livre manifestação de pensar e dizer, como estabelece os princípios constitucionais, se rebaixam à mínima condição de capacho do PT, pois se coligam, mas não governam, se calam e seguem caminhos que irão levá-los a derrota, por causa da ignorância ali estabelecida. Esquecem que os nossos filiados do PDT sabem diferenciar o que é certo ou errado, ou quem pode derrubar o Tarcisio nas proóximas eleições, todos hoje já sabem que o único candidato que fará frente a passará por cima, chama-se José Airton dos Santos



Não creio nesta continuidade de impugnar filiados..



Mas de novo acordaram o mostro adormecido, o monstro da transparência, da verdade.



Um abraço.

Yllana.

A CÓPIA DO REGISTRO APRESENTADO CONTRA A IMPUGNAÇÃO

ILMO. SR. PRESIDENTE DA EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA-PDT- DE NOVO HAMBURGO – RS.



ASSUNTO: RECURSO DA DECISÃO DA REUNIÃO DA EXECUTIVA



SOBRE FILIAÇOES DA DATA DE 28/09/2009.


REQUERENTES: CELSO QUADRO E MOACIR BARRA YLLANA.


CELSO QUADRO, brasileiro, divorciado,aposentado, residente nesta cidade na Rua Guilherme Vieltz ,com RG nº1017777011, e MOACIR BARRA YLLANA, brasileiro, casado,advogado, residente e nesta cidade na Rua Marechal Floriano, 92, com RG nº 4009587975, vem em causa própria e representando o primeiro, considerar dentro das determinações legais estatutárias do Partido Democrático Trabalhista, seus devidos:




RECURSOS DA DECISÃO DA REINIÃO DA EXECUTIVA MUNICIPAL QUE TRATOU DAS FILIAÇÕES NO DIA 28/09/2009, conforme determina o Art. 4º do ESTATUTO DO PDT.






Conforme decisão em reunião no dia 28 de setembro de 2009, a Executiva Municipal do PDT de Novo Hamburgo, conforme cópia da Ata de nº 128/09, em decisão de apreciar as novas filiações , IMPUGNOU as fichas dos requerente acima citado, citando o Art. 4º. do referido Estatuto:




Art. 4º - A ficha de inscrição, em três vias, deverá ser apresentada a um Núcleo de Base, Diretório Distrital ou de Bairro, Diretório Municipal ou, ainda, a outros órgãos reconhecidos pelo partido.






§ 1º - A ficha de inscrição deverá ser abonada por filiado ao Partido e o órgão que a receber emitirá recibo e a encaminhará ao Presidente da Comissão Executiva Municipal, para a devida tramitação, ressalvado o disposto no § 7.






§ 2º - Recebido o pedido de filiação, a Comissão Executiva Municipal procederá à sua leitura na primeira reunião, afixando-o em lugar visível na sede do Diretório Municipal e aguardará três (3) dias para possíveis impugnações.






§ 3º - A filiação poderá ser impugnada por qualquer membro do Partido, devendo o seu pedido ser analisado em reunião do órgão que a recebe, garantido ao pretendente o direito de se manifestar em três (3) dias.






§ 4º - Vencido o prazo referido no parágrafo segundo, a Comissão Executiva Municipal decidirá, em até dez (l0) dias, sobre o pedido de inscrição e, se aceito, procederá à filiação, entregando-se ao filiado a terceira via da ficha de inscrição. Em caso de rejeição, sempre motivada, a Executiva Municipal encaminhará recurso “ex-officio” ao Diretório Municipal, que deverá se manifestar no prazo máximo de trinta (30) dias.






§ 5º - Da decisão acerca da filiação caberá recurso ao órgão hierarquicamente superior, considerando-se terminativa a decisão do Diretório Estadual.






§ 6º - Para o pedido de impugnação, serão consideradas as seguintes razões:






I - conduta pessoal;






II - improbidade administrativa praticada pelo impugnado;






III - notória e ostensiva hostilidade à legenda e atitudes incompatíveis






com a convivência com militantes, dirigentes e lideranças partidárias;






IV - incompatibilidade manifesta com a orientação política do Partido;






V - filiações em bloco que objetivem o domínio de pessoas ou grupos nos






órgãos partidários;




Conforme alegação da Executiva em sua decisão alegou que o requerente CELSO QUADRO foi impugnado pelas razões verificadas no mesmo Artigo 4º.parágrafo 6º. Itens II e III e quanto ao requerente MOACIR BARRA YLLANA, no mesmo parágrafo , mas nos itens III e IV.






Verificando desta forma que a imputação aos requerentes foi apenas aplicada sem a devida justificação, e sem a mínima consideração na sustentação da aplicação, daí a sustentação do devido RECURSO.






DOS FATOS


Todos são sabedores que os motivos que levam essa executiva a tomar esta decisão tem mais o cunho político em alegar as falhas de um passado recente contra os requeridos, que uma razão suficientemente sustentável em suas alegações da imputação aplicada.






Pois ambos os requerido não concordam com a política desta executiva em tratar os assuntos que foram motivo da coligação com PT que comanda esta cidade, já claramente comentada, em reunião do Diretório datada de 05 de fevereiro de 2008, onde dali surgiu divergências e seqüelas que até hoje são manifestadas por ambas as partes, mas mesmo contrariando as decisões do Diretório Municipal , jamais incidiu nas imputações aplicadas, pois esquecem da liberdade de expressão contidas no Art. 8º. Em que diz “ O Partido assegura aos seus filiados o exercício da mais ampla democracia interna. Todos tem direito de expor livremente suas opiniões (....) O PDT reconhece e respeita a pluralidades de idéias, a liberdade de expressão entre seus filiados....(....)”






E nesta Liberdade de Expressão, confundem as premissas imputadas no Art.4º, aplicando aos dois requeridos os dispostos no inciso 6º, parágrafos II,III ao primeiro requerente e os III e IV ao segundo. Mas devemos analisar as seguintes premissas que levaram os fatos a acabar neste confronto, senão vejamos:






CELSO QUADRO, militante com a ficha de nº. 01 na criação do PDT nesta cidade, na época do retorno do exílio do Sr. Leonel Brizola, foi secretário, tesoureiro, quatro vezes presidente do Diretório desta cidade, secretário parlamentar do Deputado Américo Copetti , também trabalhou nos Gabinetes do Deputados Carlo Araújo e Olimpio Albrecht, todos do PDT , foi vereador deste Município, trabalhou nas administrações do PDT, nas áreas como Diretor de Esportes, Secretário Municipal Assessoramento Especial do Governo Airton dos Santos, como presidente do PDT foi responsável pela compra da atual sede do partido.






Salientando que nesta época passada houve muitas divergências com requerente com alguns da atual administração, que alegaram inverdades contestadas e acompanhas pelo Diretório Estadual na sua época, que agora voltam alegar premissas de Improbidade Admistrativas, (II) sendo que estas falsas premissas não se sustentam, pois a Improbidade Administrativa se fundamenta na mão fé, na desonestidade do ente público em seu exercício, o que nunca foi apresentado ou contestado, ficando patente a má fé dos que acusam, pois todas as provas já foram apresentadas, bem como seus documentos sobre as alegações passadas, ficando o ônus das alegações para quem acusa, e a confrontação dos documento do acusado, assim não prospera esta acusação.






Quanto à segunda imputação,”Notória e ostensiva à legenda e atitudes incompatíveis com a convivência com militantes, dirigentes e lideranças partidárias” (III) , aqui confundem atitudes como se fosse filiado do PDT, se o requerente está voltando ao PDT, como podem alegar tal absurdo? Vale lembrar que o requerente saiu do PDT porque na ocasião houve uma acirrada disputa de poder culminando em cisões normais partidárias, deixando pouco à vontade alguns militantes pois a chapa vencedora constrangeu muitos, ficando o requerente numa situação indigna, resolvendo abandonar a sigla. Após anos longe do PDT sem nenhuma referência, o requerente quer voltar a sua reconhecida sigla de um passado que marcou a sua vida, preenchendo a sua ficha e tendo como abonador o Presidente Nacional do PDT (em licença) Dr. Carlos Lupi.






Para sua surpresa, sua ficha é IMPUGNADA.






Assim, as causas alegadas quanto Ao outro inciso, (III) não prosperam, pois o mesmo não era filiado e nem tinha cargo no partido, mas a Executiva, agride o direito da livre manifestação deste cidadão que por motivos outros seguramente ficarão provadas, pois é garantida pela nossa Constituição a livre manifestação de pensar e expor livremente suas opiniões, agora acusar sem provar merece no mínimo as devidas considerações legais manifestadas. Assim se coloca à disposição deste Diretório Municipal do PDT de Novo Hamburgo, para s devidas dúvidas que porventura houver.






MOACIR BARRA YLLANA, acusado nos incisos III e IV, vem se manifestar contestando as alegações, pois também após 28 anos como partidário do PDT, acumulou vários cargos nesta legenda, como ex-Presidente do Diretório Municipal, como candidato a vereador,candidato a Prefeito, candidato a Deputado Estadual, como Secretário Municipal na pasta de Segurança, Trânsito e Transportes deste Município, do Governo Airton dos Santos, já foi membro do Diretório Estadual, atuando sempre como advogado das causa trabalhistas em toda a sua vida.






Como o primeiro requerente, também deixou a sigla por não admitir irregularidades encontradas na formação desta gestão que assumiu as coligações com o PT no ano que passou, colocações já conhecidas da Executiva Estadual, manifestadas em cinco reuniões na sede em Porto Alegre no ano de 2008. Da livre manifestação e de pensar, colocam imputações descabidas e sem sustentação, pois todos sabem das colocações na época que apenas questionavam à forma em que foi feita a convenção, como foi tratadas as premissas das tratativas e a falta inquestionável democrática aos olhos de dezenas de militantes.






O requerente saiu também da sigla por não concordar com as políticas aplicadas com outros militantes, no caso com o Ex-Prefeito Airton do Santos que foi alijado sem nenhuma consideração de seu nome fazer parte do rol do diretório, como pode um filiado que foi duas vezes prefeito desta cidade, logo após o seu término de mandato não fazer parte do diretório? Manifestou-se contrário na época pela maneira como foi conduzida a votação negando o direito do Ex-Prefeito em concorrer no último pleito, assim insatisfeito e indignado com o rumo tomado pela executiva, abandona a sigla e trabalha em reunir trabalhistas para vencer a Convenção que se aproxima em outubro, com o Ex-Prefeito Airton dos Santos fazendo parte da chapa de nº 02, a nossa chapa, talvez seja esse principal motivo da IMPUGNAÇÃO dos requerentes. No qual vislumbra a força do trabalhismo do nome do ex-prefeito JOSÉ AIRTON DOS SANTOS como virtual candidato à sucessão para o próximo pleito.






Assim, analisados todos esses fatos, chega-se ao resultado que, os fatos alegados ficam comprovados, que se houve uma manifestação de desabono foi por parte da executiva, que não soube administrar até aqui as reações dos filiados, o que oportunamente iremos comprovar dentro da realidade que por si só se manifestará. (Dia 17/10/2009)






Por outro lado é interessante salientar que as fichas dos requerentes foram entregues na primeira semana de setembro e que deveriam ser aprovadas ou rejeitadas na primeira reunião da executiva,(tendo três dias de prazo) conforme orientação estatutária e o que causa estranheza é que passadas no mínimo de três reuniões da executiva, venham a ser apreciadas e rejeitadas as fichas dos requerentes na última semana, no último prazo, como se fora de propósito deixar para o último minuto. Agindo assim, traduz que as intenções da executiva não são nada democráticas. Desrespeitando o direito da ampla defesa e cerceando para os prazos legais recursais na última hora, com objetivos claros para que os requerentes fiquem fora do Diretório Municipal.






Assim, justificando as alegações colocadas, remetemos ao Diretório Municipal para Vossa apreciação e cópia para a Executiva Estadual para que fique atento aos movimentos sustentados.






Nestes Termos, aguardamos vossa decisão dentro dos prazos determinados pelo estatuto.




CELSO QUADRO -1º Requerente




Dr.MOACIR BARRA YLLANA – 2º Requerente- OAB/RS-21.359

Tricampeão Mundial de Duathlon chega em Sapiranga

Aluno da Feevale, Jonas Araújo foi recepcionado por familiares, amigos e autoridades municipais e participou de carreata pelas ruas da cidade



O atleta gaúcho Jonas Araújo (Feevale / Unimed VS / Prefeitura Municipal de Sapiranga / Win Sports / Online), 23 anos, que no último sábado, dia 26, sagrou-se Tricampeão Mundial de Duathlon na categoria 20/24 anos chegou na cidade de Sapiranga, na tarde desta sexta-feira, dia 2. Na recepção, estavam familiares, amigos e autoridades municipais. Araújo agradeceu a torcida e o apoio do município.



Este é o terceiro título mundial de Araújo na categoria 20/24 anos (2006, Canadá; 2007, Hungria; e 2009, EUA). O Mundial de Duathlon foi realizado no Autódromo Lowe's Motor Speedway, na cidade de Concord/EUA. Mais de 1.300 atletas de 35 países participaram da competição. A delegação brasileira foi composta por 11 atletas. "A prova foi dura, bem diferente do que a organização havia divulgado, mas isso foi bom, porque acabou selecionando mais o grupo da frente. Foi minha grande prova até hoje e, com certeza, minha família, amigos e patrocinadores contribuíram com a vitória", ressalta o aluno do curso de Educação Física da Feevale.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin




Denardin Assessoria Empresarial





VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081



Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757





MERCADO 02/10/09



Caros leitores :

Recebi hoje como colaboração de um leitor, o link http://www.youtube.com/watch?v=hnOPu0_YWhw , que mostra a filmagem da experiencia mencionada no boletim de ontem, onde o famoso violinista Joshua Bell se spresenta numa estação do metro de Londres, é literalmente ignorado, vale a pena conferir e confirmar, "Sem etiqueta, sem preço".

Hoje tratarei do assunto TEMPO, pois passei a acreditar que de todos, este é o maior valor que cada um de nos possui, e lógicamente não aquele já gastamos, mas aquele que ainda nos resta. Quando alguém nos pergunta "quantos anos tens?", a resposta correta seria "não sei, sei apenas o que já gastei". Se nos damos conta de que efetivamente este é o maior patrimônio de que dispomos, de que ele é finito e não sabemos quanto de saldo ainda nos resta, é de se pressupor como minimamente inteligente, dentro do possível utilizá-lo da melhor, mais útil, ecológica e prazeirosa maneira, evitando todo o mau uso desnecessário e deperdiçio, de algo que nos é tão precioso, tal como uma boa e competente gestão financeira. Colaboração de um leitor, segue abaixo pontos de vista bem humorados, de George Carling, já falecido comediante, ator, autor e pensador norte-americano, cáustico, seco e ao mesmo tempo brilhante, pioneiro como Lenny Bruce, no humor de critica social.

Se conseguir algum tempo, pergunte-se, "Como está gastando o seu tempo ?"

Bom fim de semana



George Denis Patrick Carling – ( 1937 – 2008 )

"Aprecie a viagem, pois não há bilhete de volta!"

"Livre-se de todos os numeros não-essenciais, e isto inclui idade, peso e altura. Deixe os medicos se preocuparem com eles, pois é para isto que você os paga."

"Mantenha apenas os amigos alegres, pois os ranzinzas, o que reclamam da vida, só irão te deprimir."

"Continue aprendendo, nunca deixe o cérebro inativo, pois uma mente inativa é a oficina do diabo, cujo nome de familia é ALZHEIMER,"

"Aprecie as coisas simples, ria muito, se possível alto e em bom som".

"Lágrimas fazem parte, suporte, queixe-se mas vá adiante, pois as únicas pessoas que estão conosco a vida inteira somos nos mesmos. Mostre estar vivo enquanto estiver vivo."

"Cuide da sua sáude. Se estiver boa, preserve-a, se estiver instável, melhore-a, se estiver além do que você possa fazer, peça ajuda."

"Viaje a qualquer lugar, perto ou lonje, mas jamais para onde você tiver enterrado as suas culpas."

"A jornada da vida não é para se chegar ao túmulo em segurança em um corpo bem preservado, mas sim para se escorregar para dentro, meio de lado, totalmente gasto e berrando : "NOSSA, QUE BAITA VIAGEM!"

E LEMBRE SEMPRE

"A VIDA NÃO É MEDIDA PELA QUANTIDADE DE VEZES QUE RESPIRAMOS, MAS SIM PELOS MOMENTOS QUE TIRAM A NOSSA RESPIRAÇÃO."


Principais bolsas norte-americanas com recuo.

Lá fora, após operar sem tendência durante a maior parte do dia, as bolsas norte-americanas fecharam em leve queda no dia de hoje, não obstante os dados negativos relativos ao mercado de trabalho terem sido piores do que o esperado, os índices tiveram desempenho melhor do que nos últimos dias, embora na semana, o saldo tenha sido negativo. No que se refere a indicadores, vieram pior do que o esperado, o Departamento de Trabalho dos EUA divulgou que foram fechados 263 mil postos de emprego em setembro, e além disso, o relatório de pedidos à indústria indicou que as encomendas caíram 0,8% no mês de agosto..



Já o Petróleo, com dados apontando deterioração no mercado de trabalho norte-americano e ajudado pela queda do dola frente as divisas internacionais, acabou por encerrar o dia com rceuo. Em Londres o BRENT fechou a US$ 68,07( recuo de 1,21% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 69,95 por barril ( recuo de 0,93% ).



Por aqui, ignorando as perdas nos principais mercados globais, em resposta a confirmação do Rio de Janeiro como sede dos Jogos olímpicos de 2016, o indice doméstico Ibovespa avançou e encerra a semana recuperando boa parte das perdas de ontem, ganho em parte limitado com o fraco desempenho dos papeis da Petrobras, que foram pressionados pela queda no valor do barril do petróleo. Oscilando entre os 59.677 pts. e os 61.332pts, novamente e hoje com um volume financeiro de R$ 6,32 bilhões, o IBOVESPA, acabou fechando aos 60.459 pontos, representando uma queda de 1,72% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral no canal 60.079 pts / 61.518 pts.

As maiores altas do dia ficaram por conta da Cyrela R ON ( 4,27% ), Vivo Part PN ( 4,16% ) , TAM PN ( 4,13% ), Gafisa ON ( 4,04% ) e Gerdau PN ( 3,85% ). As maiores perdas do dia, ficaram por conta da Rossi Res ON ( 2,03% ), BRF Foods ON ( 0,97% ), Petrobras ON ( 0,85% ), Braskem ( 0,54% ) e BBrasil ON ( 0,52% ).



Já o dolar comercial, resiste ao pessimismo externo e volta cair com a tradicional intervenção do Banco Central através de leilão de compras a vista. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7730 representando um recuo de 0,77% em relação ao fechamento anterior. No mes ainda acumula valorização de 0,06% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 24,05%. No mercado paralelo recuou e foi negociada R$1,8900, representando um ágio de 6,60% em relação ao dólar comercial.



INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 0,23%

Standard & Poor’s 500 - queda de 0,45%

Nasdaq - queda de 0,46%

FTSE 100 - queda de 1,17%

Nikkei - queda de 2,47%

Merval - queda de 0,47%

WINFUT alta de 0,99% - 61.300,00pontos - no ano 61,32%

IBOVESPA alta de 1,18% - 61.171,99 pontos - no ano 62,91%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 estavel 0,00% - 12,88 ( MIN 12,62, MAX 13,09 ) no ano 118,68%

- PETR4 alta de 0,32% - 34,16 ( MIN 33,55, MAX 34,28 ) no ano 49,56%

- VALE5 alta de 2,55% - 36,58 ( MIN 35,15, MAX 36,66 ) no ano 49,31%

- GGBR4 alta de 3,52% - 23,86 ( MIN 22,66, MAX 24,17 ) no ano 58,43%

- ITUB4 alta de 0,42% - 36,00 ( MIN 35,40, MAX 36,20 ) no ano 37,93%

- CSNA3 alta de 1,19% - 53,55 ( MIN 52,00, MAX 53,70 ) no ano 82,66%

- USIM5 alta de 1,00% - 46,30 ( MIN 45,12, MAX 47,32 ) no ano 74,59%

- CYRE3 alta de 4,72% - 23,30 ( MIN 21,50, MAX 23,58 ) no ano 156,61%

- RSID3 queda de 1,50% - 13,10 ( MIN 12,56, MAX 13,20 ) no ano 254,05%

IBOVESPA - Abriu em queda e atingiu nos primeiros 10 minutos de pregão a minima do dia quando testou o SUP do canal lalteral. Inverteu para movimento de alta e as 13:50 horas atingiu a máxima do dia. A partir dai passou o restante do intraday em movimento lateral e acabou fechando aos 60.459 pontos, representando uma queda de 1,72% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral no canal 60.079 pts / 61.518 pts.

MIN do dia 59.677 pontos / MAX do dia 61.332 pontos

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SEDETUR promove curso de vendedor

Estão abertas as inscrições para o curso de vendedor promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Agência Municipal de Empregos (AME). A capacitação é gratuita e busca qualificar o desempenho da atividade de vendas em virtude da grande oferta de vagas para profissionais da área comercial.

O curso, que tem duração de 160 horas, é dividido em sete componentes curriculares que ensinam a identificar as necessidades e tendências do mercado varejista. Princípios de defesa do consumidor, técnicas de vendas adequadas a cada situação, fidelização de clientes, planejamento e pós-venda, técnicas de merchandising para sensibilizar a ação de compra demonstrando credibilidade, negociação e dicas de telemarketing, além de administração de vendas também são alguns dos pontos abordados pelo curso.

As aulas iniciam no dia 19 de outubro e ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, no Receptivo Turístico e na sede do Senac-NH. Para participar é necessário ter mais de 16 anos, Ensino Fundamental em andamento, ou concluído, e a renda familiar, dividida por todos os integrantes, não pode passar de 1,5 salário mínimo por pessoa.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até quinta-feira, 7 de outubro, na AME ou pelo site www.senacrs.com.br/psg. Todos passarão por uma seleção, que prioriza os cadastrados na AME, desempregados e deficientes físicos. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão emitido pelo Senac.

200 anos da criação das vilas do Rio Grande do Sul

200 anos de criação das primeiras vilas do Rio Grande do Sul



Porto AlegreRio Grande
Rio Pardo
Santo Antônio da Patrulha
1809-2009


Dia 07 de outubro de 2009, a partir das 17 horas,no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul

Palestrantes
Prof. Dr. Moacyr Florese
Prof. Dra. Cleusa Maria Gomes Graebin


Atividade gratuita
Certificado com duração de 2 horas.
VAGAS LIMITADAS
Local: Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Porto Alegre



Informações: 00xx51-3286-6190 com Arilson dos Santos Gomes

Realização:Memorial do RS
Apoio:Instituto Histórico e Geográfico do RS
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria da CulturaFAMURS

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini



DA PONTINHA
Nestor Tambourindeguy Tangerini



Quando aqui apareceu o célebre e inesquecível professor Aronaick, porque se não cansassem os jornais de o seu aparecimento comentar, divulgando-o como sendo uma das maravilhas do Século XX, não houve, em toda Niterói, gato, cachorro, criança, homem e mulher que assistir não fosse aos belíssimos trabalhos desse moço, por meio de cujo assombroso dom havia já conquistado o título de última palavra em prestidigitação.



Não há, nem pode haver, quem disto não se lembre.



Foi referindo-se ao hábil e incomparável professor, que, ontem, numa roda (*), alguém, entusiasmado, exclamou:



- Aquele homem era um verdadeiro assombro! Vi-o transformar, instantaneamente, uma prata de 2 mil Réis em uma rosa!



- Isso não é vantagem!..., respondeu o poeta Luiz de Gonzaga (**).



- Minha mulher, em menos de um segundo, transforma, brincando, uma nota de cem mil Réis em um chapéu.




(*)A roda intelectual do Café Paris, ponto de encontro de Nestor Tangerini, Luiz Leitão, René Medeiros, Apollo Martins, Gomes Filho, Olavo Bastos, Luiz de Gonzaga, Oscar Mangeon, Mazzini Rubano, Mayrink, entre outros.




(**)Luiz de Gonzaga [foto] – poeta niteroiense.

De um recorte.










Crônica [talvez] publicada no jornal O CANASTRÃO, Niterói, RJ, 6a. feira, 13 de abril de 1926, com o pseudônimo João da Ponte.
Arquivo Família Tangerini:



nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial











VISUALGRAF


- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081



Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757




MERCADO 01/10/09

Caros leitores :

Somos diáriamente bombardeados por imagens, relatos, e inúmeras outras informações, que são absorvidas pelos nossos canais sensorais, dispositivos de "input", e que após ciocessadas, muito frequentemente tem nos levado a fazer juizos de valor de forma superficial e rápida, avaliações precipitadas e como resultado tomar decisões equivocadas, sem nos dar conta, de que formamos percepções distorcidas da realidade e que se houveram maus resultados, muitas vezes poderiam ser evitados. A sociedade de hoje, está voltada a perceber e a formar juizo de valor e convicção de forma rápida e com muito pouca informação, muitas vezes pela mera aparência, alguns inclusive com base no chamado "feeling". Uma empresa não pode ser avaliada somente pela soma dos seus ativos ou pela totalidade do seu faturamento, também as partes "normalmente menos visíveis", como passivo e despesas ordinárias devem ser ponderadas, na mesma equação e com mesmo peso. Ai então, com a equaçào mais completa, poderemos concluir que frequentemente as aparências enganam. Este mesmo raciocinio vale para as pessoas, pois nos tornamos peritos em mostrar o que temos de bom, e a esconder o contrário, o que é humano e normal. Mas sabedores disso, e para obter melhores resultados, cabe a quem avalia, ter um maior cuidado com as conclusões que tira, pois um maior numero de informações certamente possibilitará avaliações mais adequadas, decisões mais acertadas, minimização do numero de erros ou maximização do numero de acertos. Reproduzo abaixo para reflexão, o artigo, "Sem etiqueta,sem preço", de autor desconhecido, e que pode ser considerado uma comprovação prática, da possibilidade das oportunidades que podemos estar deixando passar frequentemente, do porque eventualmente apostamos em negócios ou pessoas nos quais não deveríamos e vice-versa, do porque frequentemente nos decepcionamos, enfim, que devemos nos dar conta, que existem poderosos filtros atuando permanentemente sobre a nossa percepção de realidade, que distorcem ou podem distorcer nosso julgamento, o que pode trazer bons resultados por outro lado no minimo, evitar maus resultados.

Preste mais atenção ao que ocorre ao seu redor, e certamente terá melhores resultados.





Sem etiqueta, sem preço

"A nota é internacional e diz, mais ou menos assim: Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer. Eis que o sujeito desce na estação do metrô de Nova York, vestindo jeans, camiseta e boné. Encosta-se próximo à entrada. Tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal. Mesmo assim, durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes.Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas, num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.Alguns dias antes, Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custaram a bagatela de mil dólares.A experiência no metrô, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa, realizada pelo jornal The Washington Post, era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte. A conclusão é de que estamos acostumados a dar valor às coisas, quando estão num contexto. Bell, no metrô, era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife. Esse é mais um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossas vidas, que são únicas, singulares e a que não damos importância, porque não vêm com a etiqueta de preço. Afinal, o que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes? É o que o mercado diz que podemos ter, sentir, vestir ou ser ? Será que os nossos sentimentos e a nossa apreciação de beleza são manipulados pelo mercado, pela mídia e pelas instituições que detêm o poder financeiro ? Será que estamos valorizando somente aquilo que está com etiqueta de preço? Uma empresa de cartões de crédito vem investindo, há algum tempo, em propaganda onde, depois de mostrar vários itens, com seus respectivos preços, apresenta uma cena de afeto, de alegria e informa: Não tem preço. E é isso que precisamos aprender a valorizar. Aquilo que não tem preço, porque não se compra."



Principais bolsas norte-americanas recuam forte..

Lá fora, no dia seguinte ao do Dow Jones haver apresentado seu melhor desempenho mensal em onze anos, as bolsas norte-americanas recuaram forte por conta das TECHs e dos indicadores negativos. No setor TECH, destque para a Cisco Systems que comprou a Tandberg por US$ 2,96 bilhões em dinheiro, o que segundo alguns analistas, a oferta é inferior ao preço real da companhia, e os ativos da aquisitora tiveram como resposta uma queda de 2%. na mesma mão, os papéis da Microsoft recuaram 3,27%, já que os analistas do Goldman Sachs retiraram-nos da lista de "compra com convicção", citando "algum grau de risco" para os lucros do primeiro trimestre de 2010. No que se refera montadoras, a Ford apresntou um recuo de 37%, ante mesmo período do ano passado, o quet trouxe como resposta uma queda de 3,33% em seus ativos. No que se refere a indicadores, de acordo com o Departamento de Trabalho dos EUA, o número de pedidos de auxílio-desemprego veio superior ao esperado, na última semana, sendo registradas 551 mil solicitações, 16.000 solicitações acima do previsto.



Já o Petróleo, após a disparada de ontem de mais de 5%, hoje apresentou referências díspares nos principais mercados. Em Londres o BRENT fechou a US$ 68,91( queda de 0,23% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 70,82 por barril ( alta de 0,30% )



Por aqui, na cauda do mau huor externo, o primeiro dia do mes trouxe receuo significativo ao indice doméstico, pressionado também pela acentuada queda das ações de Vale e Petrobras, que representam grande peso no índice.Em um pregão negativo, as incorporadoras imobiliárias Rossi e Gafisa aparecem entre as maiores perdas do dia, acompanhadas pelos papéis de Bradespar, Aracruz, Cyrela e VCP também frequentam a lista dos piores desempenhos.na outra mão, os ativos de MMX e NET ignoraram a tendência do indice e avançaram, assim como as ações de Duratex e AmBev. Oscilando entre os 60.305 pts. e os 61.518pts, novamente e hoje com um volume financeiro de R$ 5,28 bilhões, o IBOVESPA, acabou fechando aos 60.459 pontos, representando uma queda de 1,72% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral no canal 60.079 pts / 61.518 pts.

As maiores altas do dia ficaram por conta da MMX Miner ( 3,67% ), NET PN ( 3,11% ), AmBev PN ( 1,87% ), Duratex PN ( 1,68% ) e CCR Rod ON ( 0,96% ). As maiores perdas do dia, ficaram por conta da Rossi Res ON ( 6,67% ), Gafisa ON ( 4,42% ), Bradespar PN ( 3,99% ), Aracruz PNB ( 3,80% ) e Cyrela R ON ( 3,47% ).



Já o dolar comercial, apos ontem renovar a sua menor cotação desde o dia 9 de setembro do ano passado, interrompeu hoje uma sequencia de quatro quedas consecutivas, hoje efetivamente contribuindo a tradicional intervenção do Banco Central atrvés de compras a vista. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7850 representando um avanço de 0,73% em relação ao fechamento anterior. No ano de 2009 a desvalorização chega a 23,53%. No mercado paralelo avançou e foi negociada R$1,9000, representando um ágio de 6,44% em relação ao dólar comercial.





INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 2,09%

Standard & Poor’s 500 - queda de 2,58%

Nasdaq - queda de 3,06%

FTSE 100 - queda de 1,68%

Nikkei - que de 1,53%

Merval - queda de 2,22%

WINFUT queda de 1,53% - 60.680,00pontos - no ano 59,68%

IBOVESPA queda de 1,72% - 60.459,33 pontos - no ano 61,01%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 queda de 1,38% - 12,88 ( MIN 12,82, MAX 13,27 ) no ano 118,68%

- PETR4 queda de 2,16% - 34,05 ( MIN 34,03, MAX 34,90 ) no ano 49,08%

- VALE5 queda de 2,54% - 35,67 ( MIN 35,67, MAX 36,56 ) no ano 49,31%

- GGBR4 queda de 2,69% - 23,11 ( MIN 23,03, MAX 23,69 ) no ano 53,45%

- ITUB4 alta de 0,42% - 35,70 ( MIN 34,98, MAX 36,21 ) no ano 37,36%

- CSNA3 queda de 2,68% - 52,92 ( MIN 52,72, MAX 54,05 ) no ano 82,48%

- USIM5 queda de 1,86% - 45,84 ( MIN 45,55, MAX 47,10 ) no ano 72,85%

- CYRE3 queda de 3,47% - 22,25 ( MIN 22,91, MAX 23,44 ) no ano 145,04%

- RSID3 queda de 6,47% - 13,30 ( MIN 13,30, MAX 14,15 ) no ano 259,46%

IBOVESPA - Abriu em queda e assim foi até quase o final do pregão. Acabou fechando aos 60.459 pontos, representando uma queda de 1,72% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral no canal 60.079 pts / 61.518 pts.

MIN do dia 60.305 pontos / MAX do dia 61.518 pontos

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Madrugadão Feevale acontece na virada desta sexta para sábado

Alunos de diversas universidades farão uma campanha para um cliente real


Das 21h desta sexta-feira, 2, às 12h do sábado, 3, acontece o 3º Madrugadão Feevale, promovido pelo curso de Comunicação Social. Trata-se de uma competição em que equipes de alunos de diversas universidades do Estado passam a madrugada criando uma campanha para um cliente real. O credenciamento acontece a partir das 17 horas de sexta-feira e as campanhas das equipes são apresentadas na manhã de sábado, no auditório do prédio Azul, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Além da Feevale, quatro equipes já confirmaram participação: Unisinos, IPA, ESPM e Univates. As equipes são orientadas, durante a madrugada, por "padrinhos", que são profissionais do mercado, atuantes em renomadas agências. Durante a noite, os competidores ganharão Totosinhos e Red Bulls para garantir a energia.


No Madrugadão, os alunos que não fizerem parte do evento poderão aproveitar, gratuitamente, de uma série de atividades paralelas. Uma delas é o Jornalismo Experience, uma novidade desta edição do evento. A atividade envolve estudantes de Jornalismo que serão supervisionados por egressos do curso da Feevale, atuantes no mercado, no desenvolvimento de matérias para um jornal impresso, tv web e textos para o blog do 3º Madrugadão (http://3madrugadaofeevale.blogspot.com ).


Quem quiser relaxar e se divertir no Madrugadão tem ainda outras opções. Duas bandas acústicas revezam o espaço da Tenda Pub com o DJ João Gonzaga, de Canoas. Na Tenda Zen, além de um ambiente relax, o público pode aproveitar sessões de quiropraxia. Na Tenda Red Bull, estarão disponíveis diversos jogos de tabuleiro. No Espaço Cinema, os participantes assistem vários filmes cedidos pela Crazy Cast. No Salão da Propaganda, estarão expostos trabalhos de acadêmicos de publicidade. Além disso, uma quadra de vôlei, videogames e o game Rockband vão ajudar a manter os participantes bem acordados.

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger




6º CONCURSO ROGÉRIO SALGADO DE POESIA


Devido ao sucesso obtido com as edições anteriores, a Promotora Cultural Virgilene Araújo institui o 6o Concurso Rogério Salgado de Poesia, com o objetivo de incentivar a cultura, a poesia e a leitura de modo geral, além de homenagear este poeta que comemora este ano, 34 anos de poesia.

Poderão participar poetas de todos os estados do país. Cada autor poderá inscrever até três poemas, que deverão estar digitados ou datilografados, de no máximo uma lauda (30 linhas, incluindo espaços de uma linha para outra), e enviados em 03 vias cada um. Os poemas não poderão ter identificação de sua autoria, sendo que no rodapé da página deverá constar apenas o pseudônimo do autor. Anexar à parte, envelope lacrado contendo em seu interior o nome, endereço e telefone e e-mail para contato (se tiver). Por fora do envelope, constar o(s) título(s) do(s) poema(s) e pseudônimo do autor. No ato da inscrição será cobrada uma taxa de R$ 5,00 (cinco reais) para despesas de manutenção do concurso, enviada em forma de cheque nominal a Virgilene Ferreira de Araújo. Caso ache mais prático enviar o valor em espécie, será enviado recibo para o poeta inscrito.

As inscrições deverão ser enviadas para a Caixa Postal 836 – Belo Horizonte/MG – Cep: 30.161-970, até o dia 30 de novembro de 2009, fazendo valer a data da postagem.

Serão selecionados por um júri composto de dois poetas, convidados pela organização do concurso, além do poeta homenageado, três primeiros lugares, que receberão, além de certificados, um pacote literário composto de excelentes livros e Cds, como incentivo a uma maior incidência de leitura. Caso os jurados achem necessário, serão conferidas menções honrosas.

Maiores informações pelo telefone: (31) 3464.8213, 8421.6827 e 8416.8175.

Obs: as inscrições enviadas que não obedecerem o regulamento, serão automaticamente desclassificadas.

A CHEIA DO RIO DOS SINOS

Nível do Rio dos Sinos  chega a 7,7 metros em Novo Hamburgo



A Guarda Municipal (GM) interrompeu nesta quarta-feira, 30, o trânsito de veículos da Rua Bruno Werner Stock, junto ao trecho incompleto da Avenida dos Municípios, no bairro Canudos. O bloqueio ocorreu devido à cheia do Rio dos Sinos, que atingiu a marca de 7,7 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, a medida é necessária para que os agentes da GM possam prestar o auxílio necessário às famílias que enfrentam o segundo período de cheia em menos de 15 dias. Outra medida adotada pela Prefeitura é a retomada da base de apoio na Escola Tancredo Neves e o alojamento no ginásio do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, o CIEP.

Farias afirma que a Prefeitura dará todo o auxílio necessário aos atingidos pela enchente. Ele conta que, para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) já está na base do CIEP para recepcionar e atender quem necessitar de abrigo. “Por enquanto, seis famílias deixaram suas residências e buscaram abrigo na casa de parentes e 37 pessoas estão abrigadas na base do CIEP”, explica.

Atualmente a Defesa Civil presta o atendimento as famílias atingidas pela cheia no bairro Canudos, uma vez que, os moradores do bairro Santo Afonso começam a voltar para suas casas. A Casa de Bombas opera normalmente.

A Prefeitura informa que doações de alimentos podem ser feitas diretamente na base da escola Tancredo Neves, assim como cobertores, colchões e roupas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 9964-3889, com Inácia Wasem.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mês do Idoso encerra com baile

Para encerrar a programação do Mês do Idoso de Novo Hamburgo, ocorre nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, o Baile do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI). A atividade será realizada na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166, bairro Rio Branco), com início às 13h30 e término previsto para 17 horas. Durante o baile, serão escolhidos o Rei e a Rainha da Terceira Idade, com candidatos dos grupos de idosos da cidade.

Para a coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas de Novo Hamburgo, Jane Barbosa, a festa encerra o mês dedicado à terceira idade com muita alegria. “O Mês do Idoso foi ótimo, tudo correu bem e muitos idosos participaram das atividades propostas. E o baile, justamente ocorre no Dia Mundial dos Idosos, para fechar a programação”, declara Jane. A atividade é aberta a todo público idoso e a entrada custa 4 reais.



O quê: Baile do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso.


Quando: Nesta quinta-feira, 1° de outubro, às 13h30.


Onde: Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166, Rio Branco).

SMED promove torneio de xadrez entre estudantes

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) realiza nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, a segunda etapa do Torneio de Xadrez das escolas municipais da região sul de Novo Hamburgo. O evento, que tem a finalidade de integrar os jovens estudantes dos bairros Santo Afonso, Industrial, Lomba Grande e Liberdade, será realizado na Associação de Moradores do bairro Santo Afonso, que fica na Rua Managuá, 230. As partidas começarão às 9 horas.

Durante a competição, os enxadristas deverão obedecer as regras vigentes estabelecidas pela Federação Internacional de Xadrez e terão o tempo de reflexão de 20x20. O torneio obedecerá o sistema suíço em cinco rodadas e o emparceiramento será feito por categoria e gênero dos participantes.



Região Oeste

Na sexta-feira, dia 2 de outubro, é a vez dos alunos das escolas da região oeste do Município participarem da competição. A segunda etapa do Torneio de Xadrez da Região Oeste será realizada no Centro Municipal de Xadrez, que fica no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz, no Centro da Cidade. As partidas, que estão programadas para começar às 9 horas, também obedecerão o sistema suíço em cinco rodadas, de acordo com a categoria e gênero dos participantes.



O quê: 2ª Etapa do Torneio de Xadrez das escolas municipais da região sul de Novo Hamburgo


Quando: 1º de outubro, a partir das 9 horas


Onde: Associação de Moradores do bairro Santo Afonso (Rua Managuá, 230 – bairro Santo Afonso)

PAPO DE CULTURA - IONE JAEGER




A POEBRAS



Moncks,


falaste para a Leila, e me enviaste no site da POEBRAS, que desejas reestruturar a Casa de NH em novembro, para tanto virias aqui. Ótimo!

Aquela Ione que conheceste, ainda idealista continua, mas os passos estão emperrados. E minha grande vontade é ver a POEBRAS/NH florir. Ouso sugerir-te o seguinte:

- escreve um convite aos poetas de Novo Hamburo (dia 20 de outubro) e envia para publicação para variedadesnh@gruposinos.com.br. Podes ligar para Jane Oliveira, fone 30654000, da Redação do jornal;

- envia, também, para Marcelo, do www.jornalpolegar.blogspot.com/, e-mail: jornalpolegar@gmail.com. para este blog, podes colaborar quando quiseres;

- comecemos a bagunçar a inércia do povo hamburguense para as lides poéticas, atraves da mídia;

- marca a reunião. Estou embarcando para Campinas/SP, no dia 26/10 e regresso em 14/11. minha filha pediu para eu fazer companhia aos 3 homens dela (Cézar, Victor e Rô e os 3 caninos - Kiko, Preta e Ághata) enquanto ela vai dar uma voltinha na Índias e Paris. Excursão.

- meu atual e-ail é imrj2009@gmail.com. Mudei para me livrar de um puto e uma puta que me enviavam, cada um, 100 mensagens diárias, de uma vez só, a maioria pps estéries e insignificantes. Nada de proveito. Tudo de tamanho acima de 10kb.

Como vai a Andréia? Um beijão

Para ti também

A Amiga e admiradora

Ione

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini




EM CENA...




Nestor Tambourindeguy Tangerini



Um arrependimento profundo acabrunhava, dia a dia, ao pobre do Casimiro. Dono de uma pensão familiar, tinha dado hospedagem a um casal cujos filhos, em número de onze, davam-lhe um prejuízo colossal.



Supersticioso, não andou errado quando, ao aceitar essas treze pessoas, viu entrar-lhe o azar pela porta.



Estava o açúcar a 1$500 o quilo. E os meninos, gulosos desenfreados, não podiam ver um açucareiro em cima da mesa, ou na mão de alguém, sem que sobre o qual não se precipitassem para devorá-lo.



Eram pensionistas a fazer reclamações, outros a deixar a pensão, empregados a despedir-se da casa, etc...



Os pais achavam graça...



O Casemiro já não comia, já não bebia, já não dormia, para só pensar em como se ver livre daqueles demônios...



Jogar os nossos hóspedes no olho da rua, de uma hora para outra, ia dar-lhe uma questão de que se podia sair muito mal. Pegar os guris, um por um e esgana-los... Não – tinha família e não estava para se desgraçar.



Que fazer, então?



Ah!!! Ir ao Dr. Washington Luís.



Ao Presidente da República!?



Sim, ao Presidente: em questões tão complicadas como a sua, a gente devia ir diretamente a Deus.



E por que não, se o cavanhaque era camarada do povo e atendia qualquer cidadão, depois das dez?



Meteu-se na tatiota, pôs o chapéu domingueiro e saiu, rumo ao Catete.



Caricatura cubista de Washington Luís




feita por Nestor Tangerini.
...





As cousas, na pensão, correm às mil maravilhas. Os novos hóspedes continuam. O Casemiro já brinca com os garotos e dá-lhe até dinheiro para balas...



Que providência teria tomado o Dr. Washington Luís?



O Presidente democrata nada mais fez do que dar conselho: que o Casemiro aceitou e pôs em prática.



- Eu podia telefonar agora mesmo para o Coriolano; mas o diabo do pequeno é capaz de me mandar o Renato, ou o Lucena, castigar um tanto seriamente aquela gente, e para o seu caso, não há necessidade de lançar mão dos rigores da força da “lei”. Vamos ajeitar tudo da melhor maneira possível. Como você deve saber, toda criança tem medo de “bicho”, do “papão” e outras cousas assim. Faça o seguinte: mande pintar, em cada açucareiro... a cara do Mello Mattos...



Publicado no jornal O CANASTRÃO,

p. 3, Niterói, RJ, 7 de julho de 1928,

com o pseudônimo João da Ponte.



Diretor principal do jornal: Nestor Tangerini.





nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br
http://narzullotangerini.blogspot.com/

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer




A NUDEZ DO IRMÃO





“Os filhos de Noé, que saíram da barca com ele, foram Sem, Cam e Jafé (Cam foi o pai de Canaã.). Esses três foram os filhos de Noé, e os descendentes deles se espalharam pelo mundo inteiro. Noé era agricultor; ele foi a primeira pessoa que fez uma plantação de uvas. Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca. Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos. Então Sem e Jafé pegaram uma capa, puseram sobre os seus próprios ombros, foram andando de costas e com a capa cobriram o seu pai, que estava nu. E, a fim de não verem o pai nu, eles fizeram isso olhando para o lado. Quando Noé acordou depois da bebedeira, soube do que Cam, o filho mais moço, havia feito. Aí Noé disse o seguinte: “Maldito seja Canaã! Ele será escravo dos seus irmãos, um escravo miserável.” (Gênesis 9.18-25, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).





Assisti a um vídeo na internet onde aparece uma famosa cantora entoando o Hino Nacional, em uma solenidade pública, de maneira bastante confusa. Algumas postagens, inclusive, afirmam que a cantora estava bêbada na oportunidade. Realmente, ouvindo-a cantar, podemos ter essa impressão. Dias depois, a vi num programa de televisão, falando sobre o ocorrido. Ela afirmou que não estava bêbada na ocasião, disse que sofre com uma doença chamada labirintite, que tinha tomado remédios fortes no dia da apresentação para controlar as crises da doença, e que não teve tempo para decorar toda a letra do hino. Com tudo isso junto, a mesma se revelou chateada e indignada pelo vídeo divulgado e pelas fofocas. Lógico que podemos questionar a atitude da cantora de ter ido a um compromisso como esse, sem saber a letra da música e ainda com crises de labirintite. Ela poderia muito bem ter avisado os organizadores que não poderia se apresentar por tais motivos, ao invés de ter se exposto dessa maneira. Ainda podemos dizer que ela assumiu o risco dessa situação. Mas o que quero analisar é a atitude de expor o erro de alguém a outras pessoas sem que isso seja benéfico a ninguém.



Em Gênesis acompanhamos a história de Noé. E num momento de sua vida, Noé se embebedou e ficou nu. Naquela época, a nudez era algo demasiadamente íntimo e não podia ser revelada nem mesmo aos filhos, pois era algo vergonhoso. Seu filho Cam viu o pai nu, bêbado, e ao invés de cobrir seu pai para que ninguém mais o visse daquela maneira, Cam saiu e chamou seus irmãos para o verem também. Sem e Jafé não tomaram parte naquilo e, por amor a seu pai, o cobriram sem olhar para sua nudez. No outro dia podemos ver que Cam foi amaldiçoado, não necessariamente porque Noé proferiu tais palavras, mas principalmente pela atitude de deboche que teve para com seu pai. Ele mesmo atraiu a maldição para si pela sua atitude. Faltou ali juízo e amor por parte de Cam. Não seria muito mais correto se Cam tivesse coberto seu pai, sem querer expô-lo ao ridículo diante de seus irmãos? Alguém pode afirmar: “Mas Noé ficou bêbado porque quis. Agora arque com as conseqüências!” Concordo! Ele ficou bêbado porque quis, mas o que Cam fez para ajudá-lo? Que tipo de atitude de amor Cam teve para com seu pai? Talvez Cam pudesse ter coberto seu pai e no outro dia tê-lo aconselhado, e dito a ele quanta vergonha poderia ter passado. Falado a Noé algo que edificasse. Mas a atitude de Cam não ajudou nem edificou em nada. O mesmo ocorre com esse vídeo postado na internet. Eu já repassei vídeos que recebi por e-mail, onde mostram cenas cômicas. Alguns até, confesso, não deveria ter repassado. Mas penso que quando recebemos um vídeo desse tipo, primeiramente devemos analisar se o envolvido nas imagens está a vontade com a situação, e se toma parte do erro apresentado, encarando-o como uma “mancada”. Nestes casos, podemos confirmar pelo próprio envolvido sua aprovação na “piada”. Não é o caso do vídeo em questão.



Paulo questiona em Romanos 14. 4: “Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. [...].” Quer dizer: o que alguém faz ou deixa de fazer não é da sua conta. Isso é apenas da conta de Deus e da pessoa. Você deve sim, aconselhar, ajudar, mostrar o caminho, mas de uma maneira amorosa e construtiva. Se não for para edificar, não faça nada, não comente nada. Não digo que não possamos ter uma opinião sobre determinado assunto. Devemos sim julgar as coisas para decidirmos se é certo ou não para a nossa vida. Mas existe diferença entre julgar o pecado e julgar o pecador. Tem um ditado que diz: Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você. Será que se estivéssemos no lugar dessa cantora, mesmo tendo sido imprudentes, gostaríamos que alguém fizesse o que fizeram com ela? Eu não gostaria. Trazendo para o mundo cristão, como será que Jesus agiria diante dessa ocasião? Será que ele veria o ocorrido e seria o primeiro a postar na internet? Em 1 Coríntios o apóstolo Paulo nos ensina a sermos seus imitadores, assim como ele é imitador de Cristo. Portanto, para sabermos como agir corretamente, devemos nos perguntar como Cristo agiria em tal situação, e então, imitá-lo.



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

LITI BELINHA CONVIDA



Amigo(a),





é com imensa satisfação que envio o convite para o lançamento do segundo volume da Trilogia "O Campanário do Tempo", escrito por mim - Liti Belinha. Nessa oportunidade as pessoas poderão aquirir o segundo volume "A Casa de Órfãos", bem como o primeiro volume "Entre a Selva e o Sonho" , além de outros trabalhos.



A saga dos imigrantes continua, agora com a miscigenação das raças, novas dificuldades, novos romances e novas aventuras!! O terceiro e último volume " O FIm da Eternidade" está programado para ser lançado em 2010.



Será uma noite de autógrafos, numa sala de eventos do Hotel Swan Tower, no dia 01/10 (quinta-feira), a partir das 18:30 horas. ..teremos um chá com docinhos, salgadinhos, etc... Quem ainda não conhece o trabalho, segue abaixo um resuminho.



Contamos com sua presença!

Liti Belinha



Para esclarecer um pouco sobre a obra, aí vai um resuminho:

Trata-se do 2º vol. da trilogia "O CAMPANARIO DO TEMPO", cujo título é "CASA DE ÓRFÃOS".



O livro como um todo é um romance histórico que fala da imigração e miscigenação das raças no RS, nos idos de 1830 a 1930, em três volumes. Os primeiros imigrantes alemães, quando aqui chegaram, já encontraram os portugueses e os negros como imigrantes, além dos índios, então chamados bugres. O 1º vol. relata a saga de famílias alemãs, colonos, que foram para o fundo da selva e lá tiveram que sobreviver, sem auxílio de médicos (pois, então, havia muitas doenças), clima instável, animais selvagens, bugres, sem estradas, quase sem auxílio de ferramentas, enfim, sem quase nada, apenas com o seu sonho e a vontade de viver e progredir. Por isso, o título "ENTRE A SELVA E O SONHO", editado e lançado em 2006. Já foi adquirido por pessoas de vários Estados brasileiros.



O 2º vol. fala dos filhos daqueles que vieram da distante Europa. Criados na selva, entre irmãos de várias raças e sangues, já nem mais conhecem a Europa, nem o mar, apenas através dos relatos dos pais, a vida na selva, o encontro esporádico com pessoas de outros lugares, o encontro com as outras raças e a miscigenação que ocorre com mais frequência. Por isso, o tíulo "CASA DE ÓRFÃOS", também uma referência ao Brasil que a todos acolhe como uma boa mãe.



Os personagens são fictícios, mas os fatos, os costumes, as crenças, os conceitos e preconceitos são reais.

Além disso, os sentimentos perpetuam-se em todas as gerações.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin



Denardin Assessoria Empresarial










VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081



DENARDIN ASSESSORIA EMPRESARIAL



- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757




MERCADO 28/09/09

Conceitualmente, o que todos supomos com "realidade", na verdade são "percepções de realidade", e estas distorcidas através de numerosos filtros, quer sejam neurológicos, individuais, fisicos e outros, e somados a maiores ou menores interesses de terceiros. Me refiro a isto, porque não obstante as notícias que recebemos diáriamente, quer sejam por fontes govenamentais, imprensa local e internacional, empresas financeiras, Bolsas, etc, , creio que seja de grande relevância saber o que pensa também aquele que vive "diretamente" os efeitos dos acontecimentos no seu dia dia, quer como cidadão, consumidor, pai de familia ou empresário. Esta é uma das razões, pelas quais eventualmente tenho também publicado artigos ou depoimentos de quem não é governo, imprensa ou representante de grandes interesses, mas sim alguém que vive e sente na própria carne os efeitos dos acontecimentos, que não obstante os prórprios flitros também, represente uma " percepção de realidade", mais confiável, ou pelo menos com diferente paradigma. Lembro que recentemente publiquei, no boletim do dia 08 de setembro ultimo, um frase de Adam Smith, o pai da economia moderana, e que diz : - "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos seus príncipes".

Segue abaixo, novo comentário do William , economista e empresário domiciliado nos USA nos últimos 30 anos.



Econ. William von der Goltz

Import / Export Manager / Downes & Reader Hardwood Co

"A pergunta diária, como esta o Mercado? Em primeiro lugar é bom esclarecer de que no meu caso se fala do mercado produtor e não especulador. Em termos de produção, estamos raspando o fundo dos depósitos e produzindo somente aquilo que os bancos ainda consentem em financiar. Em outras palavras, a produção financiada é preferencial para os produtos de consumo imediato tipo 30 a 60 dias desde que haja uma participação mínima de 15% de capital próprio, alem disso só com 100% de capital de giro próprio. Estamos falando do sistema tipo desconto de duplicatas, o que aqui seriam faturas efetivadas. Isto significa que as empresas estão trabalhando com uma estrutura esqueleto somente para manter sua presença no mercado. Margens de lucro, nem falar, pois trabalhar com prejuízo é melhor do que não trabalhar. O grande dilema esta no relacionamento banco/produtor, ou seja, a empresa que vende com prejuízo tende a perder sua linha de credito, e se a empresa não vender também tende a perder sua linha de credito, ou seja, “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”( Damned if you do, damned if you don’t.) ou “Catch 22”. Falando em termos fantasiosos o corpo de John Maynard Keynes deveria ter sido congelado e ressuscitado neste momento para colocar a casa em ordem. O desemprego ainda campeia e os sinais de melhora são tão débeis que para mim são mais “anseio dos santos” de que as coisas estão realmente melhorando. Pessimismo, não, puro realismo. Qual é a tendência? Melhora é claro, pior do que esta é impossível. O indicador mais confiável é a simples observação. Tem alguém admitindo funcionários, ou melhor, readmitindo aqueles que foram mandados embora devido à recessão? Taxa de desemprego, e outros índices nesse momento não têm valor porque são muito genéricos, pois tem tantas variáveis que não conseguem retratar a realidade. Por exemplo, outro dia fique sabendo de que uma empresa havia readmitido um motorista devido ao aumento em seu número de entregas, já este tipo de informação pode ser aproveitada para uma analise do segmento. Em outras palavras voltamos a analise mercadologia artesanal da observação. No meu ponto de vista vamos precisar de uma reformulação completa do método de analise da economia, pois os índices que estão ai são os mesmo que nos enganaram por muito tempo.



Principais bolsas norte-americanas e européias com bom avanço.

Lá fora, a semana iniciou com otimismo nos principais mercados globais, com Wall Street rompendo com uma sequencia de tres ceuos consecutivos, e com as bolsas europeias encerrando a sessão fecharam a sessão com a maior valorização das últimas cinco semanas, repercutindo também as eleições que ocorreram neste final de semana. No setor tech, a gigante Apple viu seus ativos valorizarem 2,07%, em resposta as afirmações de que deve expandir a comercialização do iPhone, primeiramente ao mercado chinês e posteriormente no francês, sendo que na China, o aparelho estará disponível a partir de outubro e será vendido por cerca de US$ 730. No que se refera acordos, os papéis da GenTek dispararam 39,87% após a fabricante de componentes químicos haver concordado em ser vendida por cerca de US$ 411 milhões (US$ 0,38 por papel) para a American Securities LLC, e no setor farmacêutico, a Johnson & Johnson, numa compra faz parte de um acordo para o desenvolvimento da vacina contra a gripe A (H1N1), adquiriu 18% de participação na holandesa Crucell, por US$ 444 milhões e, por conseguinte, seus papéis se valorizaram em 1,07%.



Já o Petróleo, em resposta às noticias sobre testes militares no Irã., teve suas cotações valorizadas, embora com os ganhos foram limitados pela valorização do dólar.O mercado tem acompanhado a questão política envolvendo o Irã, quarto maior produtor mundial do produto, após os governos de EUA, Reino Unido e França alegarem que o país construiu secretamente uma segunda usina nuclear, em desrespeito ao tratado de não proliferação nuclear. No primeiro dia de outubro, os países autores da acusação, juntos com representantes de Rússia, China e Alemanha, irão se encontrar com uma delegação iraniana para discutir a questão. Oficiais já revelaram que novas sanções estão sendo preparadas para punir o país. Em Londres o BRENT fechou a US$ 65,54 ( avanço de 0,66% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 66,84 por barril ( avanço de 1,19% ).



Por aqui, na cauda do otimismo externo, o mercado doméstico fechou pregão de hoje com expressiva recuperação, quase testando as RES dos 61.493 pts. Com um acalendário de ofertas movimentado, a segunda-feira marca o início do período de reservas para as operações de Banco Santander, PDG Realty e Rossi Residencial. A CCR também anunciou os termos de sua oferta, assim como a Brookfield, assim como estreiam as novas ações da Multiplan e os papéis da companhia Tivit. Os investidores também atentam para a autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a compra da Terna pela Cemig, faltando apenas o aval do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) , para a concretização da operação. Oscilando entre os 60.356 pts. e os 61.316pts, novamente com um baixo volume financeiro de R$ 3,91 bilhões, o IBOVESPA, acabou fechando na máxima do dia aos 61.317 pontos, representando uma alta de 1,59% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral, no canal lateral 60.079 pts / 61.493 pts.

As maiores altas do dia ficaram por conta da BMFBovespa ON ( 4,69% ), Gafisa ON ( 3,35% ), Klabin PN ( 3,13% ), Sabesp ON ( 2,97% ), e Sid Nacional ON ( 2,83% ). As maiores perdas do dia, ficaram por conta da Copel PNB ( 0,96% ), Trans Paulista PN ( 0,91% ), TIM Part ON ( 0,87 % ), CPFL Energ ON ( 0,83% ) e CCR Rod ON ( 0,72% ).



Já o dolar comercial, mantendo a tendência da sexta-feira, e apesar da costumeira intervenção do Banco Central efetuando compras no mercado à vista, apresentou se segundo recuo consecutivo. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7920 representandoum recuo 0,39% em relação ao fechamento anterior, . No mes a desvalorização é de 5,03% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 23,23%. No mercado paralelo recuou, e foi negociada a R$1,9100, representando um ágio de 5,58% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 1,28%

Standard & Poor’s 500 - queda de 1,78%

Nasdaq - queda de 1,90%

FTSE 100 - alta de 1,64%

Nikkei - queda de 2,50%

Merval - alta de 2,99%

WINFUT alta de 1,24% - 61.405,00pontos - no ano 61,59%

IBOVESPA alta de 1,59% - 61.316,62 pontos - no ano 63,29%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 alta de 4,69% - 13,40 ( MIN 12,84, MAX 13,40 ) no ano 127,50%

- PETR4 alta de 2,29% - 34,89 ( MIN 34,18, MAX 34,94 ) no ano 52,76%

- VALE5 alta de 1,46% - 36,80 ( MIN 36,20, MAX 36,89 ) no ano 54,04%

- GGBR4 alat de 1,65% - 24,05 ( MIN 23,71, MAX 24,23 ) no ano 59,69%

- ITUB4 alta de 2,22% - 34,07 ( MIN 33,25, MAX 34,07 ) no ano 30,54%

- CSNA3 alta de 2,83% - 54,20 ( MIN 52,84, MAX 54,20 ) no ano 86,90%

- USIM5 alta de 0,55% - 47,16 ( MIN 46,81, MAX 47,72 ) no ano 77,83%

- CYRE3 alta de 0,17% - 23,79 ( MIN 23,65, MAX 24,10 ) no ano 162,00%

- RSID3 alta de 1,37% - 14,79 ( MIN 14,41, MAX 15,29 ) no ano 299,73%

IBOVESPA - Subiu 1,56% até por volta das 13:00 , quando quase atingiu a máxima do dia. A partir dai andou em movimento lateral e acabou fechando na máxima do dia aos 61.317 pontos, representando uma alta de 1,59% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral, no canal 60.079 pts / 61.493 pts.

MIN do dia 60.356 pontos / MAX do dia 61.316 pontos

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini




O POEMA DA BELEZA




Marietta Relva (Miss Fluminense)
Na foto, a Senhorita Marietta Relvas, Miss Fluminense 1929.





Nestor Tambourindeguy Tangerini





Nenhuma poesia mais atraente, mais encantadora, mais deslumbrante, do que aquela que existe sobre a terra, não em forma de verso, no livro dos poetas, não talhada em mármore, nas obras dos escultores, não concretizada em tintas, nas telas dos pintores, mas talhada, formada e concretizada no humano transportado ao que é divino: a mulher apoteoticamente em formosura!



Foi assim, o poema da beleza a reunião das “Misses” do Estado do Rio de Janeiro, diante do júri, que tão acertadamente soube dar o título de Miss Fluminense à senhorita Marietta Relvas, a estrofe mais parnasiana, perfeita, e mais romanticamente morena, como a expressão do tipo “brasileira”, que, se ainda não se definiu na masculinidade do homem, já se firmou na graça e nos encantos da mulher.



A senhorita Marietta Relvas está na idade em que a mulher que a mulher não pertence nem ao Céu nem à Terra”. Tem 18 anos de idade e 18 anos de beleza! Não possui o sorriso claro, cantante, sorriso de alvorada, como diria o poeta. Não tem o sorriso solto, que se desprende da fisionomia, e sim o que se prende à ela, dando-lhe um certo calor, bastante expressivo.



Seu olhar é o olhar da criatura ainda surpresa diante da vida. Muito vivo, quase espantado, revelador dessa sensibilidade que é bem o fundo sentimental da nossa raça.



Voz agradável, deliciosa. Cheia de alma, Bela vestimenta sonora de todas as palavras que a senhorita Marietta Relvas pronuncia...



Da plástica, melhor do que nós, dirá a fotografia que hoje publicamos, de Miss Fluminense, em pose especial para esta revista.





ELA SABE QUE É DIVINA...





Não me havendo sido possível estar presente no triunfo de Miss Fluminense no Imperial, onde, na qualidade de jornalista, teria tido ocasião de vê-la e ouvi-la de perto, de embriagar-me dos seus múltiplos encantos, abordei, ontem, o meu amigo Serrão e pedi-lhe simulássemos um encontro causal, na Praia de Icaraí, com a deusa fluminense da beleza.



Egoísta qual todo homem que se dá com criaturinhas sublimes, o diretor da Única não me achou a idéia lá muito boa, como, porém, querer é poder, acabou cedendo à minha vontade.



Tomamos o bonde e partimos, rumo da encantadora praia das “girls” tentadoras.



De castigo à minha teimosia, o homem fingiu não ter visto o condutor e quem morreu nas passagens fui eu. Não fiz grande cousa, está claro, mas sempre fiz um sacrificiozinho, a que a Miss, quando o souber, não deixará de agradecer-me com um sorriso delicioso da sua linda boquinha de Iracema...



Enfim, na praia.



O mar era sereno e a viração sutil...



Como que atraída pelo meu grande desejo de a ver, eis se nos depara a senhorita Marietta – o “bombom dos bombons” que fazem Icaraí uma “bombonnière” que é a minha tortura de rapaz guloso.



O meu “ciceroni” cumprimentou-a, eu cumprimentei-a e Ela veio ter conosco.



Porque o assunto a mais não fosse a vitória de Miss, o serrão entrou de cheio no assunto, do qual aproveitei as minhas aparas. A certa altura, o meu ilustre diretor – sempre muito espirituoso – deu de gracejar com a nossa Zezé Leone, procurando fazê-la sentir que, ao ver dele, não lhe cabia a Ela a primazia entre as “mais belas” fluminenses. E atirou a “piada”.



Mas, como o Serrão sempre nos vem com umas cousas cujo alcance somente ele alcança, o inditoso humorista foi obrigado a explicar-se, acrescentando:



Quero dizer que, para mim, só há em todo o Estado do Rio, duas criaturas realmente divinas, para as quais eu dividiria em dois o prrimeiro lugar...



E Miss Fluminense, seriamente interessada, antes de que ele melhor se esclarecesse:



- Quem é a outra? Quem é a outra? (*)





(*) Revista Única






Niterói, RJ, abril de 1929.













ARQUIVO FAMÍLIA TANGERINI:




nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br