sábado, 12 de dezembro de 2009

MARCELO SGUASSABIA


Marcelo Sguassábia


SANTA LETÍCIA







Letícia, em seu compartimento estanque, se bastava. Vivia debaixo de uma campânula guardada por um querubim estrábico, numa imunidade vitalícia às dores do parto, à lavagem da louça, às filas nas repartições e à rabugice dos maridos sovinas e dominadores. “Façam o que quiserem, contanto que poupem a Letícia” era o veredito invariável sob qualquer pretexto e em qualquer ocasião, naqueles sítios de lagartos e desgraças.



Nada que se comparasse àquela que chamavam de Letícia, e que raras vezes se afastava de seus cães e de sua coleção de abajures. Era o tesão das rodas regadas a cerveja. Era a inveja e o assunto nos salões de beleza. Era o exemplo de virtude no sermão do padre, que botava as duas mãos no fogo do inferno e uma terceira se tivesse pela sua inteireza de caráter.



Assim a vida corria daquele jeito de costume, com a cidade a lhe estender tapetes, a lhe levar no colo e a lhe cobrir de afagos, soprando-lhe o dodói antes que se machucasse. Passou a ser o tema das redações escolares e o samba-enredo dos blocos e escolas no carnaval. Recebeu, da câmara dos vereadores, o título de Cidadã Benemérita, mesmo não tendo feito benemerência alguma. Nos dias cívicos, subia ao palanque e fazia sombra ao poder constituído. Sem que soubesse, pois provavelmente a coisa se articulava na surdina para lhe fazer surpresa, era tida como certa a aprovação da mudança do nome do município para Leticiópolis.



Para Letícia, só boas novas. Que não viessem a ela com problemas e aborrecimentos. Poupassem-na de boletins com notas menores que dez, da morte súbita de entes queridos, do furacão em Guadalupe e suas 2774 vítimas. Para o olhar e a degustação de Letícia, só as bem-aventuranças, os objetos desinfetados e as obras-primas consagradas pelo tempo. Só os heróis condecorados por ações de bravura, só o mais entorpecente incenso da Pérsia. Conhecer Letícia e jogar-se sem reservas aos seus pés era o ticket para o paraíso. Para isso organizavam excursões e vigílias à sua porta, na esperança de vê-la de relance. E nessa tietagem havia respeito, pois ninguém ousaria pedir-lhe um autógrafo ou uma foto ao seu lado. Sabiam que Letícia era exclusiva das molduras e altares, a ela faziam novenas e promessas embora ninguém a tivesse nomeado padroeira ou benfeitora. Na verdade, daquela boca de 28 anos quase ninguém ouvira palavra, e quanto mais muda Letícia mais ensurdecedora era a sua adoração.



Quando souberam que naquela manhã havia sido vista, sem motivo aparente e por um cochilo do querubim estrábico, nas imediações da estação ferroviária, correram esbaforidos o bispo, o promotor de justiça, o prefeito safenado, o grão-mestre, o diretor do colégio e o presidente do clube. Mas o trem chegou mais rápido e a encontrou nua, deitada nos trilhos.




© Direitos Reservados

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Música


Fundação Ecarta promove show Trio Chico em Novo Hamburgo

Crédito foto: Luke Faro


Show TRIO CHICO, com Pedro Ganzaga, Andrea Cavalheiro e Rodrigo Rheinheimer






O projeto Cultura Itinerante, da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta, promove, no dia 12 de dezembro, em Novo Hamburgo, o show Trio Chico. Trata-se da reunião de três músicos da banda The Hard Working Band, para tocar os clássicos de Chico Buarque de Holanda: Pedro Gonzaga (sax), Andrea Cavalheiro (voz) e Rodrigo Rheinheimer (violão). A apresentação − que faz parte do programa Cultura Itinerante, que este ano levou a 21 municípios gaúchos mais de 80 atividades culturais − será uma das atrações do "Natal dos Sinos", que acontecerá na Praça do Imigrante (Av. Pedro Adams Filho Centro Novo), às 20h. A abertura ficará por conta do artista local Fernando Marco. A entrada é franca. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível.



O show é centrado principalmente nas composições femininas de Chico, uma escolha que permite à Andrea Cavalheiro explorar toda carga lírica das letras. O repertório busca um ponto de equilíbrio entre as canções consagradas (Eu te amo, João e Maria, Bye, bye Brasil) e as menos lembradas, mas igualmente magistrais (Flor da Idade, Folhetim, Tatuagem). Mais informações em www.myspace.com/andracavalheiro.




ATRAÇÃO DO NATAL DOS SINOS


Data: 12 de dezembro
sábado
20h

Local: Praça do Imigrante (Av. Pedro Adams Filho Centro Novo)

Em caso de chuva este show acontecerá no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112)

Abertura: Fernando Marco

ENTRADA FRANCA *Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger

DEVASSA







Domingo foram os mochinhos de madeira e a mesa de fórmica. Bamba das pernas. Partiram cedo. Os sinos da catedral chamavam para a missa das oito. Embarcaram num reboque raquítico caindo aos pedaços. Melancolia!

Hoje um possante caminhão levou a frigidér – a geladeira Prosdócimo. Comprada em suaves prestações na loja da esquina, loja de departamentos. A arca de madeira clara, imitação barata de cerejeira, escureceu com o tempo. O vidro bisoteado de uma das portinholas estava trincado e os puxadores das três gavetas, no percurso da existência, sumiram. Um catador de lixo fez o bondoso favor de recebê-la de presente. Há mais tempo vi “ganhar o olho da rua” outros móveis e os objetos de cama e mesa que compunham a pequenina quitinete. Só ficou: a colcha vermelha de cetim; a petisqueira; o velho e todo lapiado fogão de duas bocas; a improvisada estante de livros e a cadeira de aproximação. Gasta, surrada. Vou mandar arrumá-la.

Presentão da madrinha Lili, a colcha compôs a cama durante muitos invernos e verões. Está enxovalhada, abatida, sem brilho. A petisqueira de mogno, vinda nos espólios da tia Doca, continua firme e imponente cheirando a passado. Adquirida nas vantagens da liquidação do Empório dos Móveis, a cadeira – madeira nobre, estilo colonial – permaneceu todo esse tempo sombria num canto da sala-quarto. Chique e valiosa, testemunhou momentos relaxantes no aconchego da quitinete. Emprestava respeito ao ambiente. O pequeno fogão maltratado pelo uso, recebido de segunda mão, um caco, continua insignificante esquecido próximo à janela da cozinha. Composta de quatro tábuas e tijolos, a prateleira dos livros – companheiros dia e noite, permaneceu ao lado da bicama azul listada. Não sei se registrou a partida dos que se foram. Talvez nem notou.

Conviviam comigo há três décadas. Igual a casamento, no começo tudo cor de rosa, agradavam–me bastante. Usei-os muito, bons proveitos. Chegou ao fim nossa vida sob o mesmo teto. Quando vieram em datas diferentes compartilhar da minha companhia deram-me muita alegria, prazer, bem-estar. Foram bem recebidos. A separação tornou-se necessária. Com o passar dos anos ficaram velhos, démodé, sem os atrativos da coisa nova. Cansou a visão. Virou rotina a mesmice do dia-a-dia: manhã, tarde e noite – nada mudava. Quis novidades, linhas avançadas, móveis com design arrojados, modernos, últimas tendências da linha moveleira.

Preciso esconder as pinceladas que o tempo gravou em mim.

Para nenhum deles justifiquei o motivo da despedida. Em cada bota-fora devassou lembranças e sentimentos escondidos, ou camuflados nas suas utilidades, que a vida se encarregou de esquecer.

Ione Jaeger - setembro de 2009

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


SEM COMPROMISSO


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081






Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FALE COM QUEM SABE E


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757






MERCADO FINANCEIRO 09/12/09



O TAO DE WARREN BUFFET



"Para cada bolha existe um alfinete a espreita, e quando os dois enfim se encontam, uma nova onda de investidores aprende algumas lições bem antigas."



"Um frenesi especulativo ocorre quando o grande publico fica doido pr ações. As pessoas vêem preços disparando e querem entrar na festa e ganhar dinheiro fácil. Essas ondas ocorrem em grande escala e cerca de uma vez a cada 30 anos, geralmente com o advento de uma tecnologia nova. Os preços das ações refletem a paixão dos apostadores, não os valores subjacentes das empresas. Warren ficou de fora de todas as altas especulativas do mercado, desdde que começou investir. Para ele, os preços que estavam sendo pagos se baseavama em lucros futuros que poderiam jamais aparecer e, na maioria dos casos, não apareceram mesmo. Não apareceendo os lucros, a esperança que sustentava os preços das ações desapareceu, a gravidade assumiu o controle e preços despencaram, muitas vezes a uma velocidade espantosa."









Lá fora, as principais bolsas norte-americanas operam em alta no dia de hoje com o mercado a espera do discurso do presidente Barack Obama. Já a economia do Japão cresceu 1,3% na taxa anualizada do terceiro trimestre, número menor do que o aumento de 4,8% do PIB reportado no trimestre imediatamente anterior. No que se refere aos estoques de petróleo dos Estados Unidos, recuaram na passagem semanal, atingindo o patamar de 336,1 milhões de barris.





Por aqui, o indice domestico se recuprou no final da sessão e fechou no campo positivo. No cenáriogovernamental, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Banco Central não deve elevar a taxa básica de juro em 2010 por conta da série de medidas fiscais apresentadas nesta sessão, que incluíram a prorrogação da retirada do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para bens de capital até o final de junho de 2010. Destaque entre as altas para os ativos da Eletrobrás, em resposta ao que a empresa reiterou seu comprometimento de quitar dividendos atrasados. Por outro lado, os ativos de GOL e TAM recuaram na sessão após dois dias de forte alta. Os papéis da Redecard, por sua vez, seguiram em queda, mantendo o movimento das últimas sessões.

Oscilando entre os 67.483 pontos e os 68.271 pontos, com um expressivo volume financeiro de R$ 6,13 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos aos 68.011 pontos, representando uma alta de 0,424% em relação ao fechamento anterior. No gráfico diário, em movimento lateral, nas últimas sete sessões, no canal 67.613 / 68.628.



Os maiores ganhos do dia ficaram por conta da Eletrobras PNB ( 7,61% ), Copel PNB ( 4,93% ), Braskem PNA ( 4,48% ), Eletrobras ON ( 4,03% ) e Light ON ( 2,84% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Gol PN ( 3,26% ), Redecard ON ( 3,20% ), TAM PN ( 2,45% ), Usiminas PNA ( 1,59% ) e Embraer ON ( 1,57% ).



Já o dolar comercial, em mais um dia de apreensão nos mercados, manteve sua tendência positiva e fechou a quarta-feira em alta pela quarta sessão consecutiva, marcando seu maior patamar desde o dia 2 de outubro de 2009. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7700 representando um forte avanço de 0,85% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula valorização de 1,08% e no ano desvalorização de 24,18%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8600, representando um ágio de 5,08% em relação ao dólar comercial.

ÍNDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,40% ( 18:40 )

Standard & Poor’s 500 - alta de 0,33% ( 18:40 )

Nasdaq - alta de 0,98% - alta de 0,44% ( 18:40 )

FTSE 100 - queda de 0,37%

Nikkei - queda de 1,34%

Merval - alta de 1,53%



WINFUT alta de 0,63% - 68.230,00 pontos - no ano 79,55%

IBOVESPA alta de 0,42% - 68.011,99 pontos - no ano 81,12%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 queda de 0,42% - 11,97 ( MIN 11,86, MAX 12,06) no ano 103,23%

- PETR4 var. de 0,00% - 37,59 ( MIN 37,27, MAX 38,07 ) no ano 65,94%

- VALE5 alta de 0,90% - 41,50 ( MIN 40,92, MAX 41,50 ) no ano 73,71%

- GGBR4 alta de 2,06% - 29,29 ( MIN 28,74, MAX 29,33 ) no ano 94,49%

- ITUB4 queda de 0,03% - 39,84 ( MIN 39,30, MAX 40,15 ) no ano 52,64%

- CSNA3 queda de 0,44% - 59,40 ( MIN 58,71, MAX 59,80 ) no ano 104,83%

- USIM5 queda de 1,59% - 49,50 ( MIN 49,05, MAX 50,70 ) no ano 86,65%

- CYRE3 queda de 0,40% - 24,90 ( MIN 24,77, MAX 25,40 ) no ano 141,19%

- RSID3 alta de 0,57% - 15,79 ( MIN 15,56, MAX 16,09 ) no ano 326,76%

IBOVESPA - Subiu 0,77% nos primeiros 40 min do pregão, quando atingiu a máxima do dia. Em movimento de sobe e desce no restante do intraday, atingiu a minima do dia por volta das 16:30 horas. Com boa recuperação na hora final, acabou fechando aos 68.011 pontos, representando uma alta de 0,424% em relação ao fechamento anterior. No gráfico diário, em movimento lateral, nas últimas sete sessões, no canal 67.613 / 68.628.

MIN do dia 67.483 pontos / MAX do dia 68.271 pontos

Últimos dias para garantir ingressos do Cultura no Campus

“Homens de Perto” e “Nós Somos Mesmo Maravilhosas Vão à Praia” são as atrações do mês na Feevale









Atrações imperdíveis marcam o encerramento do ano de 2009 do projeto Cultura no Campus da Feevale. Nós Somos Mesmo Maravilhosas Vão à Praia e Homens de Perto compõem a programação de dezembro. E ainda há tempo, mas é preciso correr para garantir ingressos. Os espetáculos de classificação livre sobem ao palco no Campus II dias 13 e 14, no domingo e na segunda-feira. Ambos começam às 20 horas e devem lotar a Rua Coberta.

Os ingressos podem ser adquiridos na Sinoscar - NH, Tesouraria da Feevale e Farmácia Hamburguesa. Estudantes pagam apenas R$ 5,00, com o benefício da meia-entrada oferecido pelo programa. Para graduados e pós-graduados da Feevale saem por R$ 7,00. O público em geral também tem preço especial: R$ 10,00. A produção é da Um Cultural, com patrocínio da Rede Sinoscar e apoio de Joel e Isa Reichert Oficina de Photographia.

RETROSPECTIVA

Em 2009, o programa soma 14 espetáculos de diversos estilos. Cerca de sete mil espectadores conferiram na Feevale o melhor do teatro gaúcho, sempre com ingressos mais acessíveis do que os convencionais. Peças consagradas como Se Meu Ponto G Falasse. Talentos regionais, como Nós Somos Mesmo Maravilhosas. E a atração nacional Pássaro da Noite, com Luana Piovani. Ano que vem o programa traz a Novo Hamburgo mais 16 apresentações e promete cinco atrações nacionais. O Cultura no Campus ­- Projeto de Teatro é financiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

NÓS SOMOS MESMO MARAVILHOSAS VÃO À PRAIA

(13-12 - domingo - 20 horas)

Lúcia, Sidônia e Alvícia resolvem contar ao público a primeira vez que foram à praia com seus maridos (Pedro, Jacó e Mindo). Lúcia antes de sair resolveu ir ao mercado fazer compras, achando que iria chegar lá e não acharia os produtos necessários. Sidônia não via a hora de passar protetor solar, que ela nem imaginava o que é. Já Alvícia tinha muita curiosidade de como fazer xixi na beira do mar. Uma aventura muito divertida para toda e família.

HOMENS DE PERTO

(14-12 - segunda-feira - 20 horas)

Ao atingir o auge da libertinagem, Honorato morreu. Seus amigos - também companheiros de trabalho - chegam do enterro e decidem seguir com o espetáculo que encenavam juntos. Ainda tocados pelo funeral, reúnem todas as energias para justificar a máxima de que “o espetáculo deve continuar”. Desde o início o público tem um contato direto com uma galeria de cenas que vão do absurdo ao improvável, mas que revelam, sem censura, os melhores momentos que o grupo compartilhou: o surto de regionalismo e a exposição despudorada dos lados femininos de cada um.

Saiba mais em www.feevale.br/culturanocampus

INGRESSOS

- R$ 5,00 - Estudantes e idosos

- R$ 7,00 - Graduados e pós-graduados da Feevale

- R$ 10,00 - Público em geral

PONTOS DE VENDA

- Sinoscar: Av. Pedro Adams Filho, 3790 (3584 1300)

- Farmácia Hamburguesa: Rua Bento Gonçalves, 2742 (3584 8000)

- Tesourarias da Feevale: Campi I e II (3586 8822)

FOTOS EM ANEXO

Nós Somos Mesmo Maravilhosas

Homens de Perto

Crédito: divulgação

CONTATO

(51) 3066 6229

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Festa de Natal Praça do Imigrante 12/12

Festa de Natal Praça do Imigrante 12/12




CONVITE



Temos o prazer de convidá-lo para os shows do NATAL DOS SINOS 2009



Sábado dia 12/12 às 20h – na Praça do Imigrante - Centro


Show TRIO CHICO, com Pedro Gonzaga, Andrea Cavalheiro e Rodrigo Rheinheimer - abertura do cantor Fernando Marco.



Show AUTO DE NATAL “A MISSÃO DO FILHO DE DEUS” –






Teatro Luz & Cena.




Venha com sua família e participe desta festa!






* Traga sua cadeira.


PARA QUEM GOSTA DE SAMBA




PARA QUEM GOSTA DE SAMBA



TODA SEXTA-FEIRA TEM GRUPO SHOW NA QUADRA DA PORTELA DO SUL - ÀS 21H30







RUA FERNANDO DE NORONHA, 855 - BAIRRO GUARANI - NOVO HAMBURGO






PONTO DE REFERÊNCIA:
 ATRÁS DO CENTRO SOCIAL URBANO
 


DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini



CASINHA BONITA






Na vida, pena inclemente,


que às vezes me faz incréu,


deve ser o lar da gente


um pedacinho do céu.




Uma casinha bonita,


com jardinzinho e quintal,


que tenha, alegre e catita,


a poesia de um pombal.




É uma casa muito assim,


que construí dentro de mim,


para o amor, meu ideal.




E que eu quisera, meu bem,


pôr no sapato de Alguém


nesta noite de Natal. (*)



Autor: Nestor Tangerini






(*) Publicado nos jornais DIÁRIO DA NOITE,



Rio de Janeiro, DF, 1958,









ENTRE AMIGOS, Especial...
Para a Eternidade – Nestor Tangerini,
Editor: Vilnei Kohls,
Ano I – no 3 – pág. 4 – Porto Alegre, RS,

Maio/junho – 1999,



AAC INFORMATIVO – Órgão Informativo
Da Associação Nacional dos Aposentados dos Correios,
Ano VI – no. 17 – pág. 3, Brasileira, DF, out./ nov./dez. 1999,



e ENTRE AMIGOS,
Editor: Vilnei Kohls, pág. 04, no 6,
Porto Alegre, maio de 2003.
Arquivo Família Tangerini:

--------------------------------------------------
nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/

e
http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


SEM COMPROMISSO


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081






Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FALE COM QUEM SABE E


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757






MERCADO FINANCEIRO 08/12/09



IBOVESPA pode chegar aos 81.000 pontos em 2.010

Fonte : Infomoney

"Repercutindo os novos preços-alvo incorporados às empresas da bolsa brasileira e as melhores perspectivas de crescimento da economia doméstica em 2010, a Bradesco Corretora elevou a pontuação esperada para o Ibovespano fim do próximo ano, passando de 67.000 para 81.000 pontos, o que representa um upside de 18,2% em relação ao patamar registrado no dia de ontem.


Tendo em vista as novas projeções dos analistas da corretora, o crescimento do lucro por ação esperado para as empresas que compõem o principal índice de ações da bolsa passou para 26,6% em 2010 e 22,1% em 2011. O Bradesco também espera que os melhores desempenhos setoriais neste período sejam mineração e siderurgia, com expansão de 105% e 89%, respectivamente, em seus níveis de lucro.


PIB e eleições


As premissas macroeconômicas também contribuíram para as melhores perspectivas da corretora. Segundo os responsáveis pela avaliação, as estimativas para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) passaram de 4,3% para 5,3% em 2010.


Ademais, mesmo com as projeções em torno do juro básico – que deve subir pra 11,25% ao ano no final de 2010 – e com expectativa de piora das contas fiscais, eles também argumentam que não há o que possa representar "um catalisador de pressão negativa para o mercado".


Outro fator que historicamente causa certa instabilidade nos negócios está associado às eleições presidenciais, que ocorrerão no próximo ano. Na visão da Bradesco Corretora, a escolha do novo presidente da República não deve trazer problemas para o País. "Os dois principais candidatos, Dilma Rousseff e José Serra, devem fazer poucas mudanças nos pilares da política econômica do Brasil", concluem."




Lá fora, a terça-feira foi de apreensão nos principais mercados globais, em meio a indicadores negativos, queda das commodities e o discurso do presidente norte-americano, Barack Obama. Em discurso realizado em Washington, o presidente norte-americano propôs corte de impostos a pequenas empresas como forma de encorajá-las a contratar mais, e sugeriu participação federal em projetos de obras públicas e medidas de eficiência energética como forma de ajudar na criação de empregos. O ponto central do plano do presidente é o que os impostos de ganhos de capital para os novos investimentos cairiam para zero em um ano, e os benefícios fiscais para contabilização de investimentos seriam prorrogados até o final de 2010. As principais bolsas norte-americanas operam em baixa neste momento, bem como as principais bolsas europeias, que encerraram em queda pelo segundo dia consecutivo, com a agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixando a nota dos títulos de dívida soberana da Grécia e a produção industrial alemã inesperadamente em queda.



Por aqui,o indice domestico seguiu hoje a tendência negativa dos mercados, e acabou a sessõa entregando os ganhos da véspera. As ações da Usiminas se destacaram entre as baixas do Ibovespa, refletindo em parte a recomendação de "abaixo da média do mercado" do Santander. Acompanhando a queda nos preços das commodities, as produtoras brasileiras de matérias-primas registraram perdas nesta sessão, com destaque para a queda das ações ordinárias da Petrobras. Na outra mão, os ativos da GOL e TAM, principais companhias aéreas brasileiras, mantiveram o movimento de alta da véspera e se destacaram na ponta positiva do índice.

Oscilando entre os 67.470 pontos e os 68.510 pontos, com um expressivo volume financeiro de R$ 6,17 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 67.729 pontos, representando uma queda de 1,14% em relação ao fechamento anterior. No gráfico diário, em movimento lateral, mas últimas seis sessões, parece estar estabelecendo o canal 67.603 / 68.628.

Os maiores ganhos do dia ficaram por conta da TAM PN ( 3,90% ), Gol PN ( 3,02% ), Eletrobras ON ( 2,81% ), Braskem PNA ( 1,98% ) e Eletrobras PNB ( 1,72 % ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Souza Cruz ON ( 3,87% ), Usiminas PNA ( 3,21% ), Bradespar PN ( 3,19% ), Redecard ON ( 2,94% ) e MMX Miner ON ( 2,85% ).

Já o dolar comercial, ampliou ganhos ao longo da sessão, o marcou a sua terceira alta consecutiva, registrando forte valorização nesta terça-feira, atingindo seu maior patamar desde o último 28 de outubro. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7550 representando um forte avanço de 1,62% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula valorização de 0,23% e no ano desvalorização de 24,82%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8700, representando um ágio de 6,55% em relação ao dólar comercial.

ÍNDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 1,00% ( 18:40 )

Standard & Poor’s 500 - queda de 1,09% ( 18:40 )

Nasdaq - queda de 0,73% ( 18:40 )

FTSE 100 - queda de 1,65%

Nikkei - queda de 0,27%

Merval - alta de 0,33%

WINFUT queda de 1,51% - 67.740,00pontos - no ano 78,26%

IBOVESPA queda de 1,14% - 67.728,51 pontos - no ano 80,37%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 queda de 0,74% - 12,02 ( MIN 11,88, MAX 12,09) no ano 104,07%

- PETR4 queda de 2,11% - 37,59 ( MIN 37,50, MAX 38,20 ) no ano 64,58%

- VALE5 queda de 1,01% - 41,13 ( MIN 40,75, MAX 41,24 ) no ano 72,16%

- GGBR4 queda de 2,05% - 28,70 ( MIN 28,65, MAX 29,24 ) no ano 90,57%

- ITUB4 queda de 0,50% - 39,85 ( MIN 39,20, MAX 40,20 ) no ano 52,68%

- CSNA3 queda de 1,60% - 59,14 ( MIN 58,65, MAX 59,85 ) no ano 103,93%

- USIM5 queda de 3,21% - 50,30 ( MIN 50,07, MAX 51,55 ) no ano 89,03%

- CYRE3 queda de 1,65% - 25,00 ( MIN 24,83, MAX 25,34 ) no ano 175,33%

- RSID3 queda de 0,63% - 15,70 ( MIN 15,52, MAX 15,89 ) no ano 324,32%

IBOVESPA - Derretou já nos primeiros minutos do pregão e atingiu a minima do dia nos minutos finais. Acabou fechando aos 67.729 pontos, representando uma queda de 1,14% em relação ao fechamento anterior. No gráfico diário, em movimento lateral, mas últimas seis sessões, parece estar estabelecendo o canal 67.603 / 68.628.

MIN do dia 67.470 pontos / MAX do dia 68.510 pontos

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger

É NATAL!










Ouça,



O tocar dos sinos do bem!







Escute,



O Ressoar das Trombetas derrubando



muralhas inimigas da Justiça,



da solidariedade, da fraternidade ...







Viva,



Mensagens de Amor,



de perdão, de sabedoria,



de comprometimento com a verdade



- A verdade de ser melhor ...







Olhe, Amigo!



Na preparação do Advento



espiritual da festa



- O Natal de Cristo!



O Tempo compraz nos



nos desejos de bondade



Esperanças de Caridade,



não que somos homem:



O HOMEM universal! ...







Que o "FELIZ NATAL"



Não seja uma frase,



uma saudação expressão,



de Cumprimento.







Que seja, então,



las NATAL,



Natal, só natal



Nascimento de Intenções,



de vontades



desideratos de paz

Quarta é o último dia de inscrições para Casa de Novo Hamburgo na Couromoda

As empresas do setor coureiro hamburguense interessadas em participar da “Casa de Novo Hamburgo na Couromoda 2010” têm até quarta-feira, dia 9 de dezembro, para realizarem a inscrição. A participação no estande coletivo deve ser solicitada pelos fabricantes de calçados e artefatos de couro por meio de um formulário de inscrições junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), que deve ser solicitado através do telefone (51) 3594-9943 .

Os inscritos passarão por uma seleção onde as entidades parceiras (Feevale, Senac, Sebrae e Sindicato das Indústrias de Novo Hamburgo) irão analisar a coleção e o acabamento dos produtos. Na sexta-feira, dia 11 de dezembro, será divulgado o nome das 20 empresas contempladas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, Novo Hamburgo será único município com estande próprio na feira, que ocorrerá de 18 a 21 de janeiro, no Parque Anhembi, em São Paulo. A Casa de Novo Hamburgo na Couromoda 2010 terá 220 metros quadrados, espaço que será compartilhado entre os 20 expositores hamburguenses e a Fenac.

Figurinista da Globo estará em Novo Hamburgo nesta quarta e quinta-feira

No Brasil, as novelas são, sem dúvida, as maiores lançadoras de tendências de moda. Quem não se lembra da sandália e da meia de lurex usados por Júlia Matos, personagem de Sonia Braga em Dancin´ Days, de 1978/79, e que viraram febre na época? Ou dos tererês no cabelo e joias de Mariana Ximenes, no papel de Bionda na novela Uga Uga (2000/2001)? Ou, ainda, dos tecidos, lenços coloridos, pulseiras e maquiagem marcante de Jade, vivida por Giovana Antonelli, em O Clone (2001/2002)?

Responsável por essas e muitas outras tendências lançadas pela teledramaturgia, a figurinista da Rede Globo, Marília Carneiro, é a convidada do Comitê de Moda - NH Fashion, formado por representantes de entidades da área de moda e comunicação, para uma visita especial a Novo Hamburgo, nos dias 9 e 10 de dezembro. Marília vem ao município para uma série de atividades - visitas a empresas, palestras a estudantes do curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale e coletiva com a imprensa. A proposta é valorizar empresários e estudantes que trabalham na área, enriquecendo os trabalhos na região.
Marília Carneiro tem mais de 35 anos de carreira e no currículo projetos para mais de 20 novelas, filmes, seriados e filmes. Seus trabalhos na dramaturgia sugerem sempre inovações estéticas e comportamentais, traduzidas em figurinos impecáveis, nacionalmente desejados e copiados.

A figurinista visitará as empresas Luz da Lua, Berlonzi e o showroom do Laboratório do Pé, que estará montado no Locanda Hotel. Ela também participará do evento Projeta-me da Feevale e ministrará palestra para o curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale. A Sinoscar veículos será a responsável pelo transporte da figurinista e o Locanda Hotel a hospedará.
A coletiva para os jornalistas está marcada para o dia 10 de dezembro, às 17h50min, no auditório da Reitoria, 4º andar do prédio Lilás, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco


Benedito Franco

“...Nas Índias, os governantes chamam-se sátrapas (Sat = assaz e rapio = eu roubo), porque costumam roubar assaz. E este assaz é o que especificou melhor S. Francisco Xavier, dizendo que conjugam o verbo rapio por todos os modos. O que eu posso acrescentar, pela experiência que tenho, é, que não só do cabo da Boa Esperança para lá, mas também das partes daqui, se usa igualmente a mesma conjugação. Conjugam por todos os modos o verbo rapio;


- porque furtam por todos os modos da arte, não falando em outros novos e esquisitos, que não conheceu Donato, nem Despautério...” – Pe. Antonio Vieira.

NB.: ...já pensou se Vieira conhecesse Brasília!...





014 - Vieira



Cheguei ao Rio na exata hora em que a seleção brasileira de futebol passava pela Avenida Brasil, vinda da Suécia, onde foi Campeã do Mundo de Futebol - 1958.

O Presidente da República era o JK; a televisão dava os primeiros passos e os bondes ainda corriam; carro só para os muito ricos; a eletricidade era em 50 Hertz e não existiam a Ponte Rio-Niterói, Itaipu, Três Marias, nem fábricas de carro ou a Usiminas e a cidade de Brasília no início de sua construção; o leite, em garrafas de vidro, entregue em engradados de arame colocados, pelo lado de fora, nas portas dos edifícios - e ninguém roubava. Uma das boas coisas era escutar o Paulo Autran ler as crônicas do Carlos Drumond, pelo rádio, depois do Angelus, assim como os debates dos Deputados na Câmara Federal. Todo mundo lia jornais!- Jornal do Brasil, O Globo, Correio da Manhã, O Dia, A Noite, Jornal dos Esportes, Tribuna da Imprensa...

Morei em Copacabana e no Catete.

Trabalhava ao lado da Rádio Nacional, no auge da fama, na Praça Mauá, perto da Rodoviária e da Imprensa Nacional. De quando em vez visitava a Imprensa para matar a curiosidade sobre o que editava - acabei descobrindo a obra completa do Ruy Barbosa; com os preços módicos, comecei a comprar um volume de cada vez, até adquirir toda a coleção – uns trinta volumes. Mais tarde dei essa coleção para alguém e não consigo me lembrar a quem.



A Feira



Aos treze anos, no internato, conheci algo sobre os Sermões do Padre Antônio Vieira, através de uma Antologia recebida no segundo ano do ginásio - sexta série de hoje. Vieira cativou-me de cara - sempre que lia, aqueles pedaços de cultura deixavam-me maravilhado.

Pouco tempo depois de estar no Rio, na Cinelândia, centro do Rio, a primeira Feira do Livro na capital do país.

Visitando a Feira, deparei-me com a coleção dos Sermões do Padre Antônio Vieira - quinze livros em cinco volumes. Olhei, admirei e namorei. Tomei algumas informações com o vendedor e prometi-lhe voltar no dia seguinte para comprá-la - faltava-me o dinheiro no momento.

Consegui o dinheiro. Ganhava menos de dois salários mínimos, mas representava uns dois mil reais de hoje. Apesar de estarmos hoje em um governo do PT – presenteia os banqueiros com os juros mais caros do mundo e maltrata os aposentados com quatro por cento (será que o Lula – o inimigo dos aposentados... - e os ministros receberam só isso também?); e ainda deixa os bancos, as telefônicas e as multinacionais nos assaltar (e o pior... legalmente!); vangloria de estar bem com os grupos financeiros, enviando-lhes tudo que nos açambarca, e não se envergonha de descumprir os compromissos conosco, o povo que tanto acreditou nele. Vejam, e sofram as estradas, a saúde e a educação - e nem falemos dos impostos exorbitantes, a cada dia maiores e o retorno a cada dia menor! Acorde Lula-la-la!... Ou acordemos nós?... Tiremos o bumbum da cadeira! Que diferença do JK...



O Reitor



Voltemos à Feira. À noite, estava lá folheando um dos volumes dos Sermões. Olhando para um lado, notei a aproximação de um grupo de jovens, volteando um respeitável senhor de terno escuro e gravata. O elegante senhor parou em minha frente, mirou a mim e ao livro em minhas mãos, com um pequeno sorriso e pedindo licença, tomou-o e o abrindo:

- Está gostando do livro?

- Pretendo comprar a coleção...

Dirigindo-se a mim e aos jovens:

- Quem lê Vieira, sabe português. Quem lê muito Vieira, sabe muito português. Quem lê tudo de Vieira, sabe tudo de português. Muito prazer! Apertando-me a mão:- Sou o Professor Pedro Calmon. Adquira-a. Vale a pena, pois é um tesouro não só de nossa língua, mas da literatura universal. Vieira, de erudição enciclopédica, o maior orador de todos os tempos.

E se foi... rodeado dos jovens. Pareciam embevecidos com aquele senhor.



O Professor Pedro Calmon era Reitor da Universidade Federal do Brasil, no Rio de Janeiro. Professor, político, historiador biógrafo, ensaísta e orador - pertencia à Academia Brasileira de Letras, cadeira n. 16. Há um grupo escolar estadual, em Coronel Fabriciano, com seu nome.



Vida...



Padre Antônio Vieira (1608-1697), jesuíta, orador sacro e missionário português. Viveu no Brasil cinqüenta e dois de seus oitenta e nove anos. Prestou serviços diplomáticos ao governo de seu país e deixou cartas que se constituem no maior monumento do gênero em nossa língua. Em sua obra coexistem elementos barrocos, místicos, heréticos e nacionalistas, em uma linguagem rebuscada e riquíssimos recursos estilísticos, léxicos e sintáticos. Sua obra completa abrange cerca de duzentos sermões, mais de quinhentas cartas e muitos estudos políticos e literários.

Os Sermões... meus livros de cabeceira...



Benedito Franco





Gostou?... Repasse para os amigos!

Veja também: www.paralerepensar.com.br/beneditofranco.htm

Vamos doar sangue? Se você não pode, encaminhe um parente ou um amigo!

COLUNA DA ALVALES - Renate Gigel


Renate Gigel

Olá, amigos !
apenas um pequeno lembrete:



Sarau de Advento

Dia 10 de dezembro a partir das 19:30 horas


Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser


Av.Daltro Filho 911 - Hamburgo Velho




A sua presença e participação será o brilho da noite!

Abraços!



Renate Gigel





ps:Teremos uma pequena mesa com doces natalinos- contribuições serão bem-vindas- obrigado.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


SEM COMPROMISSO


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081






Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FALE COM QUEM SABE E


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757








MERCADO FINANCEIRO 07/12/09



Principais Equívocos Psicológicos dos Investidores

1. Excesso de Confiança (Overconfidence Bias)

O indivíduo julga-se acima da média e acha que os outros irão julgá-lo melhor do que realmente é. Na prática a grande maioria dos investidores não pode estar acima da média...

2. Aposta Errônea (Gambler’s Fallacy)

Se você acompanhar alguém jogando moeda (cara vs. corôa) e der uma sequência de 20 corôas, você aposta que a próxima dará o quê? Muitos raciocinam que dará cara porque já deu corôa demais… Raciocínio errado. A jogada individual tem chances exatamente iguais de dar qualquer uma das hipóteses. No Mercado os investidores vendem quando o a ação “subiu demais” cometendo o mesmo erro. As chances de continuar subindo podem existir e serem desconsideradas.

3. Ancoragem (Anchoring)

Foi demonstrado científicamente que o simples fato de estarmos conversando sobre grandes números aumenta as chances de fazer um investidor operar maiores quantias do que se estivessemos conversando sobre pequenos números. Agora o mais curioso: podemos estar conversando sobre números de qualquer coisa (potência de automóveis, valor de casas, vêzes que seu time foi campeão etc.).

4. Contabilidade Mental (Mental Accountability)

Diz respeito a tendência das pessoas em dividir seu patrimônio em partes com finalidades específicas. É o caso da pessoa que faz poupança para férias mas paga juros no cartão de crédito.

5. Tendência ao Exagero (Overrreaction) e Erro da Disponibilidade (Availability Bias)

É a tendência ao exagero frente a uma nova informação. As pessoas tendem a hipervalorizar informações mais recentes. Exemplo: você presenciou um acidente de carro no seu caminho habitual. Provavelmente você dirigirá de forma mais cautelosa nos próximos dias.

6. Efeito Manada (Herd Behavior)

É a tendência de um indivíduo de imitar as ações (sejam racionais ou irracionais) do grupo maior. Temos necessidade de agir em conformidade com o grupo com qual estamos vivendo. Se todos estão vendendo então vendemos. A idéia é que errar na companhia de muitos é menos estressante do que errar sozinho.

7. Viés da Confirmação (Confirmation Bias)

Ocorre quando se tem uma opinião pré concebida. Nosso cérebro busca evidências confirmatórias para nossas expectativas e despreza as que não se encaixam.

8. Viés do Retrospecto (Hindsight Bias)

Crença de que um evento passado era previsível e completamente óbvio, quando de fato isso não era possível. Muitos analistas acham que os sinais da bolha da internet eram óbvios. Se a formação de uma bolha era óbvia na época ela simplesmente não teria se formado porque os investidores teriam medo de continuar comprando.

9. Ordenamento e Estrutura (Framing Effects)

Ocorre quando um processo de decisão é afetado pelo enunciado do problema ou por seu ordenamento. O exemplo clássico: você tem uma doença terminal e vou lhe oferecer dois tratamentos; um tem 90 % de chances de lhe curar; o outro tem 10 % de chances de lhe matar; qual você escolheria? Cerca de 78 % das pessoas escolheriam o primeiro tratamento embora ambos sejam rigorosamente iguais em chances. A diferença é o modo como são apresentados. O primeiro fala de curar e o segundo de matar...

10. Erro da Representatividade

Linda tem 31 anos, extrovertida e brilhante. Ela se formou em filosofia. Como estudante foi engajada nos movimentos a favor da igualdade e contra a discriminação. É mais provável que a Linda seja... (a) Bancária; (b) Bancária e ativa no movimento feminista. A maioria das pessoas escolhe a segunda opção embora as chances de uma mulher como Linda ser só bancária são muito maiores do que ser os dois atributos.


-------------------------------------------


Lá fora, enquanto as bolsas norte-americanas se apresentam sem tendência definida, após os ganhos registrados na última semana, as principais bolsas europeias encerraram em queda nesta segunda-feira, com as commodities e os principais bancos pressionando a sessão. As principais empresas de matérias-primas e energia encerraram em baixa no pregão, com o preço das commodities metálicas e petróleo recuando na sessão. A Eurasian Natural mostrou queda de 2,12%, enquanto os ativos da companhia Fresnillo registraram baixa de 1,79% em Londres.


Por aqui,o indice domestico se descolou das incertezas externas, iniciou a semana marcando avanços. Os ativos da Braskem e Fibria estão entre as maiores altas do Ibovespa no primeiro pregão da semana, assim como os ativos das companhias aéreas TAM e GOL, que avançaram após a GOL mostrar em seus dados preliminares um crescimento de 41,1% em sua demanda em novembro em comparação ao mesmo mês de 2008. Os ativos da CCR, por sua vez, se beneficiaram da recomendação de compra do Bank of America Merrill Lynch para os papéis e avançaram, Já na outra mão, os papéis das varejistas B2W e Lojas Renner mantiveram o movimento de queda do último pregão, assim como Eletropaulo e Redecard.

Oscilando entre os 67.610 pontos e os 68.866 pontos, com um expressivo volume financeiro de R$ 6,01 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 68.512 pontos, representando uma alta de 1,34% em relação ao fechamento anterior. No gráfico diário, em movimento lateral, testou a RES dos 68.628 pontos.

Os maiores ganhos do dia ficaram por conta da Braskem PNA ( 7,35% ), Fibria ON ( 6,14% ), Gol PN ( 5,41% ), TAM PN ( 4,87% ), e CCR Rod ON ( 4,70% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da B2W Var ON ( 2,15% ), Redecard ON ( 1,39% ), Eletropaulo PNB ( 0,90% ), ALL UNT ( 0,72% ) e Lojas Renner ON ( 0,21% ).

Já o dólar comercial, aós registrar ganhos próximos a 1% durante a manhã, foi perdendo força ao longo do dia, acompanhando a melhora do humor dos mercados, contudo, conseguiu fechar o dia no campo positivo pela segunda sessão consecutiva,. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7270 representando um avanço de 0,17% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 1,37% e no ano chega a 26,02%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8400, representando um ágio de 6,54% em relação ao dólar comercial.



ÍNDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,17% ( 18:40 )

Standard & Poor’s 500 - queda de 0,19% ( 18:40 )

Nasdaq - queda de 0,24% ( 18:40 )

FTSE 100 - queda de 0,22%

Nikkei - alta de 0,22%

Merval - alta de 0,33%

WINFUT alta de 1,49% - 68.780,00pontos - no ano 80,66%%

IBOVESPA alta de 1,34% - 68.512,19 pontos - no ano 82,46%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 alta de 0,50% - 12,11 ( MIN 11,95, MAX 12,15 ) no ano 105,60%

- PETR4 sem var 0,00% - 38,40 ( MIN 38,15, MAX 38,89 ) no ano 68,13%

- VALE5 alta de 0,48% - 41,55 ( MIN 40,90, MAX 41,90 ) no ano 73,92%

- GGBR4 alta de 2,99% - 29,30 ( MIN 28,65, MAX 29,60 ) no ano 94,56%

- ITUB4 alta de 1,91% - 40,05 ( MIN 39,06, MAX 40,40 ) no ano 53,45%

- CSNA3 alta de 0,50% - 60,10 ( MIN 59,52, MAX 60,39 ) no ano 107,24%

- USIM5 alta de 1,60% - 51,97 ( MIN 51,09, MAX 52,30 ) no ano 95,97%

- CYRE3 alta de 2,50% - 25,42 ( MIN 25,11, MAX 25,65 ) no ano 179,96%

- RSID3 alta de 2,53% - 15,80 ( MIN 15,52, MAX 15,89 ) no ano 327,03%

IBOVESPA - Subiu 1,83% até as 16:20 horas, quando apresentou a máxima do dia, quando não resitiu , inverteu a tendência e acabou fechando aos 68.512 pontos, representando uma alta de 1,34% em relação ao fechamento anterior. No gráfico diário, em movimento lateral, testou a RES dos 68.628 pontos.

MIN do dia 67.610 pontos / MAX do dia 68.866 pontos

Java/Feevale/Estância Velha é vice-campeão Estadual de Basquete

Cestinhas do Estadual são do time do Vale do Sinos

A equipe do Vale do Sinos, Java/Estância Velha/Feevale conquistou o título de Vice-campeã do Estadual Adulto Masculino de Basquete 2009. A partida final aconteceu contra o time do Caxias do Sul/Festa da Uva 2010 no último sábado, dia 5, no clube Juvenil, em Caxias do Sul. O jogo encerrou em 104 x 67, com parciais de 23 x 16, 32 x 11, 29 x 22 e 20 x 18. Conforme o técnico Luis Eurico Kerber a disputa foi tensa e a equipe de Caxias do Sul contou com uma forte torcida, que portou-se de forma agressiva e desrespeitosa, que exigiu a intervenção do delegado da Federação Gaúcha de Basquete e dos dirigentes de Caxias.

Neste jogo decisivo jogaram pelo time do Vale do Sinos o capitão Juliano Selbach (Nenê), Jardel Selbach, Jonathan Schirmer, Tomé Pergher, Eduardo Grade, Michel Fritscher, Tiago Silveira (Tiagão), Marcelo Mayer, Ezequiel de Oliveira (Jaca), Nícolas Wilbert da Silva (Caveira) e Daniel Maronez (Dani). Juliano Selbach foi o cestinha da competição, com 169 pontos e média de 21,12 pontos por partida, seguido por Michel Fritscher, com 95 pontos e média de 11, 87 pontos; e Nicolas da Silva, com 83 pontos e média de 10,37 pontos.

O time do Java/Estância Velha/Feevale confirmou sua presença no Estadual de Basquete de 2010 e busca patrocínio para custeio das taxas de arbitragem, equipamentos e alimentação. "Agradecemos o apoio da Prefeitura de Estância Velha, pelo custeio do transporte; a prefeitura de Campo Bom, pela cedência do ginásio para treinos e jogos; a GVD-Spalding, pela doação de bolas de basquete que foram sorteadas nos intervalos dos jogos em Campo Bom; e a Feevale, que mantém a base da equipe Java com toda estrutura de pessoal e material para treinamento, através do projeto Equipes Universitárias", ressalta Kerber. Mais informações podem ser obtidas no site da Federação Gaúcha de Basketball: www.basquetegaucho.com.br


Sobre o Java/Feevale/Estância Velha


A equipe do Vale do Sinos, que disputa o Campeonato Gaúcho de Basquete Adulto Masculino 2009 é formada por integrantes do time de Basquete Universitário da Feevale. Estes alunos/atletas da instituição de ensino hamburguense contam com os benefícios de bolsa de estudo e acesso livre às clinicas de saúde que a Feevale possui.
O time Java/Feevale/Estância Velha, através da parceria com a Prefeitura Municipal de Estância Velha, recebe o transporte. Além disso, da Prefeitura Municipal de Campo Bom, parceira da Feevale em projetos de extensão, a equipe conta com a estrutura do ginásio do Centro de Educação Integrada (CEI) e apoio de material e pessoal nos jogos.


A equipe realiza seus treinamentos nas terças e quintas-feiras, das 22h às 24h e aos sábado, das 16h30min às 18h30min. Para os treinos, o time utiliza a sede atual do Java, em Estância Velha.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini




FLORIANDO


Luiz Leitão




Estava, à noite, na confeitaria,



Bebendo um chope, festejando a Baco,



Quando, em meio de grande freguesia,



Aparece-me a noiva... Que “buraco”!



Neste instante, meu Deus, senti-me fraco:



Como, em que termos a receberia?...

E, por momentos, como um burro, empaco,

 
Inda se ela bebesse... Não bebia!...





E encalistrado, “aquático”, “pamonha”,



Quase que vivo pelo chão me enterro,



Pois não tinha bebido inda a vergonha.



De repente, porém, saio da entala:



“Banquei” na vida o Marechal de ferro,



e recebi a minha noiva a “bala”...





Autor: Luiz Leitão






Do livro VIDA APERTADA,





[2a. Edição]

Ed. Nitpress,

Niterói, RJ, 2009.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


Ione Jaeger

CONSULTA MÉDICA







Doutor!


Trago as “chapas” batidas dos meus joelhos,



o esquerdo é que dói,


como dói!


Dizem os esculápios,


encarnados em amigos e conhecidos,


(pois de médico, poeta e louco todos nós temos um pouco)


dizem que é osteoporose, artrose, reumato, lordose...


mas na verdade o que há


é uma dose cavalar de paciência


não poder caminhar, porém,


aos sessenta e oito anos e meio atingi


a idade sábia


saber tirar proveito de todas as adversidades da vida:


se a perna da esquerda tira-me


a faculdade de ir onde quero,


(direito constitucional – ir e vir)


mais tempo me dá


para ficar frente à Olivetti Práxis 204.


Se a perna não atua, as mãos combatem


e batem nas teclas meus pensamentos.


Destarte, viajo na inspiração, na imaginação,


noite e dia, fazendo poesia


procurando lenitivo para dois males:


esqueço a dor do joelho, curo a dor de cotovelo!








Ione Jaeger

Novo Hamburgo, 21 de novembro de 2000

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini


Com a ajuda dos "amigos",



o Flamengo consegue ser Campeão Brasileiro de 2009.

Este foi o pior Campeonato Brasileiro

de todos os tempos.

Lamentável que toda a imprensa do Rio

seja conviente com este circo.


Lima Barreto odiava futebol.

Ele era um gênio. Previa toda esta alienação.









NMT.