sábado, 5 de fevereiro de 2011

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer


A OVELHA PERDIDA




“Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles. Então, lhes propôs Jesus esta parábola: Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15. 1-7, Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Atualizada).



Muitas vezes nós não entendemos, ou distorcemos trechos da Bíblia por não contextualizarmos historicamente tais citações. Outras vezes pelo próprio interesse, e por não querer abandonar os vícios e os pecados que carregamos. O texto acima nos revela o tamanho amor de Deus e o Seu desejo de trazer para seus braços o pecador, não importa o que este tenha feito de errado. Nesta parábola, o Senhor Jesus conta a história do pastor e suas ovelhas. Naqueles tempos, ser pastor não era uma profissão de grande valor social ou financeiro. Contudo, havia uma grande virtude nesses trabalhadores: geralmente eles eram movidos por um profundo amor por seus animais. Muitas vezes tinham que enfrentar predadores do campo, como lobos e raposas, para preservar a vida de suas ovelhas. Davi, em 1° Samuel 17. 34-35, mostra quão corajoso era um pastor ao defender a vida de suas ovelhas. É neste entendimento de pastor e ovelhas que Jesus expõe aos Seus seguidores os versos acima.

Sendo assim, podemos dar nomes aos personagens. O pastor da história é Jesus. As ovelhas somos todos nós, seres humanos. O ato de se perder significa se afastar de Deus, indo em direção ao pecado. As noventa e nove são os seres humanos que são obedientes aos mandamentos de Deus, os chamados crentes. Aquele que se perdeu é o que se afundou no pecado. Pecado, neste sentido, não significa só roubar ou matar, como a maioria dos cristãos creem. É também o adultério, a mentira, a pornografia, o ódio, inveja, o sexo fora do casamento, o orgulho, a malícia, o vício, etc. Mas o que Jesus quis mostrar nesta história? No início do texto se vê os publicanos (judeus que cobravam os impostos do povo para o imperador romano, e que eram mal vistos por sua avareza e engano) e os pecadores (neste contexto, aqueles que eram pecadores discriminados pela sociedade: prostitutas, ladrões, homossexuais, viciados, etc.) indo até Jesus para ouvirem Suas palavras e ensinamentos. Os fariseus e os escribas, os quais também eram pecadores, porém não se reconheciam desta forma, criticavam Jesus por estar perto daqueles que, na visão distorcida deles, “não mereciam o amor de Deus”, quais sejam, os pecadores. Os fariseus pensavam que, se Jesus fosse realmente Filho de Deus, Ele não se misturaria com aqueles que praticavam as coisas que Deus não permitia. Eles criam que Deus não amava tais pessoas, e discriminavam os pecadores, condenando-os apenas com um olhar. Eu pergunto: Não se parecem com muitos de nós atualmente? O que eles não entendiam é que amar o pecador não significa concordar com o seu pecado; mas também não entendiam que discordar do ato pecaminoso de uma pessoa não significa que devemos maltratá-la, isolá-la ou marginalizá-la. Ao contrário, o Senhor mostrava aos fariseus que deviam estar perto dessas pessoas, para que elas pudessem conhecer o amor de Deus e serem transformadas por este amor.

Desta forma, Jesus comparou a nossa situação com a da ovelha perdida. Ele nos mostrou que Deus tem seus filhos, que estão sob o seu amor, mas que deixa esses filhos em um local seguro e sai a procurar aquele que se desviou, mesmo que seja apenas um. Quando este pecador é encontrado por Cristo, Ele o põe nos ombros e o leva pra casa, cuida das suas feridas, dos seus traumas e complexos, e é realizada uma grande festa no céu. Jesus afirma que há maior alegria por este um que estava perdido no pecado e hoje se arrepende, do que por aqueles que não se perderam. Parece injusto não é? Aqueles que sempre obedeceram são preteridos em relação àquele que desobedeceu? Contudo, no Reino de Deus não é assim, não há egoísmo ou vaidade. Aqueles que tiveram uma experiência com Cristo sabem que já foram perdoados por Seus pecados, e que já tem a maior festa que poderia ser feita: participam do amor íntimo de Deus. Estes, que não se perderam, ficam felizes com Cristo por mais um pecador que se arrepende e encontra a verdadeira vida: Jesus!

Eu não sou a pessoa mais correta, nem tenho autoridade própria para falar dessas coisas. Falo apenas do que Deus nos dá em Sua Palavra. Em minha vida convertida ao Senhor, posso testemunhar o quão grande é esse Deus, o quanto amor Ele tem por todos nós. Deus não é um tirano, Ele é amor. Se fosse um tirano, eu não estaria aqui vos escrevendo este texto. Só Deus e eu sabemos tudo que fiz, mesmo depois de ter entregado minha vida a Ele. Se estivesse no lugar de Deus, eu não me perdoaria. Só isso me basta para afirmar a todos que Deus não é um déspota. Por isso apelo a você, leitor: Não sei qual é o seu pecado, não sei como está sua vida, mas se você estiver precisando de ajuda, de amor, de restauração; se nada do que você tem feito te trouxe paz e alegria plena até hoje; eu lhe digo que existe um Deus no céu, que te ama e quer te fazer feliz. Venha como você está, não importa o que você tenha feito, Deus quer te abraçar e restaurá-lo à Sua imagem e semelhança.

Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com .

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!
CRISTIAN DAHMER

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco













**** Tatiana construía sua casa. Um dos operários falou para os meninos:



- Nossa, essa sua casa está muito bonita! Por quanto vocês me vendiam ela?


- Um real!... Não!... Dois reais!- disse o Luis Filipe, quatro anos.


- Mil reais! Falou o João Pedro – seis anos.


Luis Filipe correu para o pai e perguntou:


- Pai, qual o número que vale muito?






**** - Mãe, quando a gente sobe lá pro céu, o avião não pega a gente não?

- Não, meu filho.

- E lá, tem praia?

- Não, meu filho.

- E se a gente pedir a Jesus, ele faz uma praia lá?

- Pode ser...

Conversa do João Pedro com a mãe.





062 - Coelho



Numa época de fáceis empregos na região, difícil arranjar bons empregados. Por indicação, empreguei o Coelho. Calmo, mole mesmo, sempre desconfiado e nunca disposto a prestar ajuda a alguém. Tinha qualidade: muito honesto e satisfeito com o que ganhava, e não se esforçava por ganhar mais: - Sô Bené, tô muito contente com o Salário Mínimo. Dá pra viver bem e não precisa ser mais.

Favor?... Pra ninguém - recomendação expressa, desde pequeno, vinda da mãe: “- Não ajuda a ninguém, meu fio!”. Fui à sua casa, pois falecera um seu irmão. Vi quatro pés carregados de pimenta malagueta vermelhinhas da silva.

- Coelho, amanhã vou cozinhar uma carne. Poderia me arranjar quatro pimentas malaguetas, uma de cada pé.

- Sô Bené, num pode não. Mamãe ia raiá comigo... e dispois, num tem tanta assim não. É pra mamãe colocá na carne dela... Ela faiz uns quatro litro e pode fartá.



O horário, sagrado, não abria mão nem para mais e nem para menos - para menos nem tanto. Mudei seu horário - passou a vir meia hora depois de aberta a loja.

O Roberto, que deveria ajudar abrir a loja, não apareceu, mas apareceram muitos clientes no primeiro momento. Um dos clientes precisava de um saco de cimento e necessitaria de um empregado para colocá-lo no carro. Olhando para os lados da rua para ver se o Roberto chegava, avistei o Coelho sentado em um banco na praça ao lado. Chamei-o uma, duas, três vezes. Fez ouvido de mercador. Na quarta ele não mais estava... desaparecera.

Nesse ínterim, chegou o Roberto. Quando o Coelho entrou na loja, no horário exato, perguntei-lhe o porquê de não ter atendido ao chamado.

- Meu compromisso com o senhor é das oito até às quatro e meia da tarde...

- Coelho, u’a mão lava a outra. Amanhã poderá precisar de alguém.

Não deu a mínima e retirou-se para o fundo da loja.

No mesmo dia, na hora do almoço, o Coelho chegou atrasado, justificando-se que o pai passava muito mal e que deveria ir ao Pronto Socorro conseguir uma ambulância.

- Coelho, volte à sua casa e diga para seu pai começar a passar mal só depois das quatro e meia da tarde, pois até lá você tem compromisso comigo.

Muito sem jeito e balançando o corpo, dando sinais de nervoso:

- Mais tenho que chamá a ambulânça...

- Viu?... U’a mão lava a outra.

- Mais agora é duença...

Depois de pausa proposital:

- Nada disso. O motorista da ambulância sabe que seu pai vai começar a passar mal só depois das quatro e meia e que até lá o seu compromisso...

- Num tem disso não...

- Também o médico...

- Mais eu vou lá...

Foi saindo apressado, não me dando oportunidade de lhe oferecer para levá-lo de carro ao Pronto Socorro.



Benedito Franco

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini









Amigos e parentes,


Lanço, este ano, pela Editora Nitpress, o livro NA TABA DE ARARIBÓIA,

de Nestor Tangerini.


Este livro contém crônicas e sonetos de Nestor Tangerini

escritos e publicados em jornais de Niterói, nos Anos 1920.

Os jornais que publicaram seus trabalhos não existem mais.

Muitos se perderam para sempre.

As crônicas foram recortadas por Domingas Tambourindeguy,

mãe de Nestor Tangerini e minha avó.

Chegaram a mim pelas mãos de minha tia Elsa, irmã de meu pai.

É um retrato vivo da Niterói dos Anos 1920.


Durante anos, "com paciência de vigário", venho, sozinho, montando o quebra-cabeça deixado por meu pai e minha avó materna, Antônia Marzullo.

Foi uma pesquisa árdua. Traduzi para para o português atual

tudo o que foi escrito nos Anos 1920,

quando Nestor tinha uns 26 ou 27 anos.

Espero contar com a ajuda de todos.

Divulguem Na taba de Araribóia.

Durante todo este tempo mergulhei seriamente neste trabalho

- jornalístico, histórico e literário.

Niterói e o Estado do Rio de Janeiro agradecem.

Viva a Memória Histórica, Jornalística e Literária Fluminense.

Ajudem-nos nesta causa.


Atenciosamente, Nelson Tangerini, Escritor.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Abertas inscrições para concurso público da FSNH




Estão abertas as inscrições para o novo concurso da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). A seleção é destinada apenas para médicos. São 87 vagas, divididas em nove cargos diferentes. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro. O edital está publicado no site da Fundação La Salle (http://www.fundacaolasalle.org.br/concursos/inscricoes.php). A prova teórica-objetiva deverá ser aplicada no dia 13 de março, das 9h30min às 12h30min. O local da seleção ainda será definido, pois depende do número de inscritos.





Conforme a secretária da Saúde, Clarita de Souza, o concurso busca ampliar os serviços no Município. “É uma medida que aumentará o número de profissionais no Hospital Municipal, no Pronto Atendimento, nas unidades de saúde e nos Centros de Atenção Psico-Social (CAPS)”, salientou. A seleção também auxiliará na composição das equipes de saúde para futuros serviços, como a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canudos e nas Unidades Saúde da Família (USF), todas em construção e que devem ser finalizadas em abril.





As vagas abertas

Anestesiologista – 4 vagas – vencimento estimado de R$ 7.158,00

Emergencista – 19 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60

Clínico Geral – 11 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60

Internista - 4 vagas – vencimento estimado de R$ 6.624,60

Ortopedista/Traumatologista – 2 vagas – vencimento estimado de R$ 6.624,60

Pediatra – 21 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60

Plantonista de UTI – 4 vagas – vencimento estimado de R$ 7.158,00

Psiquiatra – 3 vagas – vencimento estimado de R$ 5.124,60

Médico de Saúde da Família (Saúde Coletiva) - 19 vagas – vencimento estimado de R$ 9.650,00

James Cameron foi quem mais faturou no cinema em 2010 - Celebridades - Notícia - VEJA.com

James Cameron foi quem mais faturou no cinema em 2010 - Celebridades - Notícia - VEJA.com

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini

Exposição '40 ANOS DE ARTE'




No próximo dia 6, domingo, no Centro Cultural Justiça Federal, a partir das 17 horas, encerraremos a exposição Nássara 100 Anos. Na oportunidade, vamos exibir o documentário “40 anos de arte” em homenagem ao artista plástico Jorge de Salles, curador desta exposição e amigo de Nássara e a quem o artista centenário doou considerável parte de seus originais (dos quais 36 obras compõem esta exposição).




Para você que não teve condições de comparecer na inauguração desta mostra não pode perder a oportunidade de ver 36 originais raros de Nássara. Para você que já esteve presente na exposição, poderá rever os desenhos além de confraternizar conosco. Não deixem de ir. Conto com a presença dos amigos.

Zé Roberto Graúna

http://zerobertograuna.blogspot.com/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Prefeitura oferece curso gratuito no bairro Canudos



A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e SENAC, oferece gratuitamente o curso de Vendedor, que ocorrerá de 28 de março a 30 de junho. A capacitação é destinada aos comerciantes e comunidade em geral do bairro Canudos. Ao todo são 25 vagas para o curso que terá 160 horas. A atividade ocorrerá de segundas à quintas-feiras das 19h30 às 22h30, na Escola Municipal Salgado Filho, que fica na Rua Vereador Oscar Horn, 1046, bairro Canudos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por telefone, 3594-9940, ou diretamente na SEDETUR, que fica no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos). Os interessados devem preencher os seguintes pré-requisitos: ter no mínimo 16 anos de idade e ensino fundamental completo.

Na capacitação serão abordados assuntos como: Mercado Varejista, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Merchandising, Negociação e Telemarketing, Cálculos Financeiros Aplicados ao Varejo e Administração de Vendas. O objetivo do curso é capacitar as pessoas em virtude da grande oferta de vagas no mercado para profissionais da área comercial.
A Restinga na Protegidos


O Encontro das Tricolores

''A Verde Vermelho e Branco vai ficar ainda mais Colorida ''


Sexta dia 4 de fevereiro de 2011

22 horas inicia o Grupo Show da Protegidos

A Meia Noite o Grupo Show da Restinga

Ingressos a 5 reais geral

Em dia de Show somente o Grupo show não paga

Não vai se atrasar! Os ensaios da Protegidos tem hora para acabar!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Novo Hamburgo envia 21 toneladas de doações para desabrigados do RJ





Na terça-feira, 1º de fevereiro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, encaminhou uma carreta com 21 toneladas de doações aos desabrigados pelas enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro. A maior parte dos materiais arrecadados é água potável, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, somando 12,3 toneladas. Mas também há muitas roupas e materiais de higiene pessoal.





O coordenador da Defesa Civil, Claudinei Moyano, destacou o esforço de sua equipe para arrecadar doações. “Foi um trabalho conjunto e exigiu muito esforço de nossa parte. O apoio da Guarda Municipal foi fundamental, pois ao longo da campanha tivemos que prestar atendimento para as pessoas atingidas pelo temporal”, relembrou Moyano.

Outro fator importante, enfatizado por Moyano, para o sucesso da operação foi a colaboração da comunidade. “As pessoas chegavam aqui na sede da Defesa Civil a pé com uma sacola de doações. Também tivemos apoio das comunidades religiosas. Graças a essa união conseguimos chegar a esse número expressivo de materiais arrecadados”, comemorou. O coordenador da Defesa Civil do Município fez um agradecimento especial para a empresa de Transporte Spolier, de São Leopoldo. “O dono da empresa disse que cedia uma carreta com motorista, mas era necessário encher o caminhão. Com muito esforço conseguimos lotar a carreta”, afirmou.

O veículo com os mantimentos saiu da sede da Defesa Civil (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos). De acordo com Moyano, a carga deve chegar à sede da defesa Civil Fluminense após 25 horas de viagem.


A Defesa Civil de Novo Hamburgo continuará arrecadando donativos até o dia 21 de fevereiro. A prioridade é para água potável e alimentos não perecíveis. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelos telefones (51) 3587-7863, ou 9964-3889.