quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Colégio Santa Catarina recolherá
óleo de cozinha usado durante FST


Dentro do tema do Fórum Social Temático (FST) de Novo Hamburgo, que ocorre no dia 25 de janeiro, no Pavilhão 1 e Centro de Eventos da FENAC, das 8h às 22h30, sobre “Sustentabilidade Urbana”, o Colégio Santa Catarina estará contribuindo para que os hamburguenses possam destinar corretamente o óleo vegetal (de cozinha) usado. Isso porque a instituição estará, dentro do Projeto Bio Sabão (Fábrica de Sabão), recolhendo o resíduo. O recolhimento será feito junto ao estande da oficina “O Rio dos Sinos é nosso”, também promovido pelo 'Santa'. Para realizar a entrega, basta levar o óleo até o local, condicionado em um recipiente, e descartá-lo na bombona de coleta.


Porque destinar corretamente o óleo vegetal?
Ao despejar o óleo vegetal (de cozinha) na rede de esgoto ou diretamente na terra, por exemplo, o cidadão está contribuindo para a contaminação dos rios e do solo. Isso porque este material é extremamente poluente. Quando nos rios,  prejudica a oxigenação da água, causando danos a vida de plantas e peixes. Na rede de esgoto ele encarece o tratamento deste, além de causar mau cheiro e contribuir para entupimentos, ajudando a causar refluxos e alagamentos. No solo, o óleo de cozinha pode impermeabilizá-lo e também destruir a cobertura vegetal, deixar a terra infértil e, até mesmo, atingir o lençol freático.
Concluído processo de investigação
de desvios de recursos públicos em Novo Hamburgo


A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Administração (SEMAD) e Procuradoria Geral do Município (PGM), concluiu as investigações do caso de desvios de recursos públicos. Depois de cerca de um ano de investigações e a instalação de um ProcessoAdministrativo Disciplinar, foi definida a demissão da pessoa indiciada. Ao todo, foram desviados dos cofres públicos R$637.546,89, por autoria da servidora que possuía acesso ao setor responsável pelas captações financeiras. A situação foi averiguada pela Administração no final do ano de 2010. Logo que constatada a irregularidade, foi aberto o Processo Administrativo Disciplinar e a servidora afastada de suas atribuições.


Conforme o Procurador Geral do Município, Reginaldo Ennes, a Prefeitura agora busca o total ressarcimento dos valores. “Vamos analisar de que forma esse dinheiro entrou no patrimônio da pessoa e buscar a compensação”, argumenta. A ex-servidora também responderá pelos atos em outras esferas. Ennes explica ainda que o trabalho realizado pela comissão do processo de investigação foi comandado por três funcionários do quadro permanente da Prefeitura. “O documento final conta com mais de 600 páginas, depoimentos de testemunhas e laudos de avaliação, sendo amplamente detalhado”, aponta. A PGM também está trabalhando outras medidas jurídicas que possam surgir a partir deste caso.