sábado, 10 de março de 2012

Grupo de pesquisa seleciona voluntários

O grupo de pesquisa em Doenças crônicas não transmissíveis, da Universidade Feevale, está selecionando voluntários para participarem de um estudo que busca avaliar a modificação do estilo de vida e do risco de doenças cardiovasculares em homens e mulheres com idade entre 18 e 59 anos. Podem se candidatar moradores de Novo Hamburgo e região, sem dificuldade para caminhar e que tenham algumas das seguintes alterações: obesidade abdominal, hipertensão arterial sistêmica, glicose elevada, triglicerídeos elevados e HDL - colesterol baixo.

O projeto acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 min às 16h30 min, no Laboratório de Estudos da Atividade Física, Exercício e dos Esportes (LEAFEES), no Campus I da Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 7133, no horário de atendimento do projeto.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Novo Hamburgo: Vem aí a FIMEC 2012 !!!

CURSO DE WEB DESIGNER

Senac São Leopoldo oferece curso de Web Designer    
As aulas iniciam no dia 12 de março e as inscrições já podem ser feitas na Unidade     
Para quem busca qualificação diferenciada na área de informática, a Escola de Educação Profissional Senac São Leopoldo oferece uma ótima oportunidade de aprendizado no segmento, com o curso de Web Designer. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Unidade, localizada na Rua João Correa, 1350. As aulas iniciam no dia 12 de março.
   
   Com carga horária de 240 horas, a capacitação abordará temas como desenvolvimento de projetos em web design, elaboração e finalização de páginas e sites, além de conhecimentos relacionados a edição de imagens, fotografia digital, animação, entre outros. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.
   
   Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3590-3060, ou através do site www.senacrs.com.br/saoleopoldo.

quinta-feira, 8 de março de 2012

CARNAVAL: 'CRUZEIRINHO' É A CAMPEÃ DE NOVO HAMBURGO

Cruzeiro do Sul é a campeã do Carnaval 2012

Gustavo Henemann
 Cruzeiro do Sul é a Campeã do Carnaval 2012 de NovoHamburgo.


Vitoriosa no Carnaval de 2011, a escola de samba Cruzeiro do Sul tornou-se a campeã do Carnaval de Novo Hamburgo também em 2012. Avaliada nos quesitos bateria, harmonia musical, samba-enredo, tema-enredo, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria e adereços, e evolução, a escola se destacou contando a história do samba na avenida, totalizando 78 pontos. Em segundo lugar ficou a escola Império da São Jorge, com 75 pontos. Já as escolas Portela do Sul e Aí Vem os Marujos foram desclassificadas, pois nenhuma tinha o número necessário de componentes em todo o desfile. Como regra, as escolas devem ter 300 participantes.


Para a presidente da escola de samba Cruzeiro do Sul, Lezi Goulart, 54 anos, foi a união de toda a equipe com a comunidade que possibilitou à escola o título de campeã. “Este resultado foi graças a união e consciência da comunidade com a família Cruzeiro do Sul, de fazer um trabalho sério, para que assim, se tivesse um bom resultado.Trabalhamos unidos desde junho para tornar esta conquista possível. Estamos muitos felizes e agradecemos a todos que fizeram parte deste trabalho”, relatou.

Gustavo Henemann
Mestre-sala e porta-bandeira da escola Cruzeiro do Sul,campeã do Carnaval 2012.


Contente com o sucesso dos eventos de Carnaval do Município, a secretária da Cultura, Anita de Oliveira, agradeceu pelos elogios recebidos quanto a organização do evento. “Ocorreu tudo muito bem. O desfile agradou a toda a comunidade que esteve presente para prestigiar o evento. Estamos recebendo muitos elogios por toda a organização, sem contar os lindos desfiles que prestigiamos das escolas de samba participantes”, aponta Anita.

Gustavo Henemann
 Comissão organizadora: João Neves, Secretária de Cultura Anita de Oliveira e Evaniro fizeram a a leitura das notas


Para comemorar o título de Campeã do Carnaval 2012, a escola Cruzeiro do Sul fará um desfile especial para a comunidade. O evento ocorre em frente a Associação Cruzeiro do Sul (R. Oswaldo Cruz, 96, Primavera), na sexta-feira, 9 de março, a partir das 21 horas.


quarta-feira, 7 de março de 2012

PSDB de Novo Hamburgo realiza primeira reunião do ano



O PSDB de Novo Hamburgo realizou na última segunda-feira (05) a primeira reunião do ano. Na pauta do encontro esteve as eleições municipais e os preparativos para o chá e brechó que ocorrerá no próximo sábado, na sede do partido, localizada na Rua Marcílio Dias, número 511. O evento, de acordo com a presidente do PSDB Mulher, Renilde Ninow, ocorrerá entre 14 e 18 horas.


Em relação as eleições municipais, o presidente da legenda, Renato Oliveira, disse que continuam as tratativas com outros partidos para uma possível composição e que a candidatura própria ainda é a primeira opção do PSDB. Independentemente da decisão que a Executiva tomar, disse ele, o partido tem nomes qualificados tanto para candidatura a prefeito como vice-prefeito. Quanto aos candidatos à Câmara de Vereadores, Oliveira disse que já hoje o partido tem uma nominata praticamente completa.


O líder da Bancada do PSDB na AL, deputado Lucas Redecker, participou da reunião. O parlamentar alertou que é chegado o momento de o partido iniciar os debates sobre o projeto político e de gestão que o PSDB quer para Novo Hamburgo nos próximos quatro anos. “Esse projeto que queremos é um projeto de governo, que vai dizer o que queremos na área da saúde, educação, na segurança pública, infraestrutura e assim por diante. Somos porta-vozes desse desejo do que a cidade quer e precisa”, afirmou.


Redecker insistiu na possibilidade de o partido ter candidatura própria, pois Novo Hamburgo é um dos municípios mais importantes do Estado e porque a Executiva estadual determinou que todos os municípios onde o partido está constituído tenham candidatura à chapa majoritária. Por fim, disse que o PSDB tem um histórico de gestão e bons resultados na esfera pública, que credenciam o partido em qualquer cargo público. “Temos um projeto de governo e não simplesmente um projeto para ocupar cargos e empregar a companheirada”, concluiu
4ª Semana da Mulher promove
show de jazz e lançamento de livro

Mônica Bortolotti
Ivone Pacheco e Henrique Schneider durante oshow da 4° Semana da Mulher de Novo Hamburgo,
após o evento aparceria continua com uma turnê por vários países vizinhos


“Assim como a luta contra a homofobia não é uma causa apenas dos homossexuais, assim como a luta contra o racismo não é apenas dos negros, a luta pelos direitos da mulher não é apenas das mulheres, mas de todos”. Com essa frase, o escritor Henrique Schneider abriu o showViagem da artista Ivone Pacheco, conhecida como a “Dama do Jazz”, na noite do dia 6 de março, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, em Novo Hamburgo. A apresentação promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher (CMulher), foi umadas atrações da 4ª Semana da Mulher do Município.


Com a casa cheia, o evento também foi escolhido para ser palco do lançamento do livro “Mulher – Feminino, Singular”, da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos (ALVALES). A publicação conta com a participação de 24 escritores, que entre uma página e outra, descreveram poemas, crônicas e versos livres sobre as mulheres. Para a coordenadora do livro, Renate Gigel, escrever sobre o gênero feminino requer dedicação. “Desenvolver uma obra com este tema é colocar nas linhas o que as mulheres sentem. Nós tínhamos esta vontade e esta publicação foi uma oportunidade para isso”, revelou a escritora, de 64 anos.


Entre um poema, uma crônica e uma canção de jazz, o evento desta couatrações para todos os públicos. A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, acredita que ao realizar uma semana para as mulheres de Novo Hamburgo, é necessário falar de prevenção e de violência, mas também mostrar um lado cultural. “Esta noite é para evidenciar os destaques que temos no Município, como na literatura, e também trazer uma mulher que se destacou na música, como a Ivone Pacheco. Com isso, mostramos os avanços que já tivemos ao longo dos anos. Elas são exemplos disso”, comentou a coordenadora.

Mônica Bortolotti
 Parte do grupo dos 24 escritores do livro“Mulher – Feminino, Singular” com a coordenadora da CMulher,
Fátima Fraga (terceira da direita para a esquerda, durante lançamento do livro
e também no show de Ivone Pacheco e HenriqueSchneider

O show
A parceria entre o escritor Henrique Schneider e a cantora IvonePacheco mostra que literatura e música caminham juntas. Durante 50 minutos de show, Schneider leu e interpretou alguns dos pequenos contos que escreve desde 2003 no jornal ABC Domingo, enquanto Ivone, nos seus 84 anos, revela porque é considerada um dos grandes nomes da música gaúcha. Para quem foi conferir o show, pode confirmar o porquê do sucesso dos dois artistas. Foi o caso de Maria Cristina Aquino, que acompanhou cada verso e canção. “A noite está linda e agradável. É muito bom poder ser expectadora de um show como esse e ainda presenciar o lançamento de um livro que também faço parte”, destacou.



Senac Novo Hamburgo oferece cursos de idiomas   
Saber falar um segundo idioma é um dos pré-requisitos básicos para quem quer se destacar no mercado de trabalho, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014. Pensando nisso o Senac Novo Hamburgo está com inscrições abertas para os cursos de inglês e espanhol, que iniciam neste mês. As inscrições já podem ser feitas na Unidade, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1537.
   
   Estão abertas turmas de inglês e espanhol, do nível básico ao avançado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-6133, ou através do site www.senacrs.com.br/novohamburgo.
   
   Confira a programação completa dos cursos:
   
   Inglês Básico 1 – 54 horas
   Início: 8 de março
   Aulas: quintas-feiras, das 19h às 22h.
Inicio: 23 de março
   Aulas: quintas-feiras, das 19h às 22h.
Início: 24 de março
   Aulas: sábados, das 9h às 12h.
   
   Inglês Básico 2 – 54 horas
   Início: 10 de março
   Aulas: sábados, das 9h às 12h.
   
   Inglês Pré-intermediário 2 – 54 horas
   Início: 9 de março
   Aulas: sextas-feiras, das 19h às 22h.
   
   Inglês Intermediário 2 – 54 horas
   Início: 10 de março
   Aulas: sábados, das 9h às 12h.
   
Espanhol Nível Avançado 1 – 54 horas
   Início: 8 de março
   Aulas: quintas-feiras, das 19h às 22h.
   
   Espanhol Nível Intermediário 1 – 54 horas
   Início: 9 de março
   Aulas: sextas-feiras, das 19h às 22h.
    
   Espanhol Nível Básico 1 – 54 horas
   Início: 19 de março
   Aulas: segundas-feiras, das 19h às 22h.  

terça-feira, 6 de março de 2012

Vem aí a  1ª Copa Anilada



A inauguração do gramado sintético será em grande estilo. Neste sábado o Esporte Clube Novo Hamburgo vai estrear o gramado realizando a 1ª Copa Anilada. A competição visa integrar escolinhas de futebol da região ao clube. De acordo com o coordenador das categorias de base do ECNH, Anderson de Lima, o objetivo principal desta competição é a integração: “Não estamos fazendo essa copa pensando em título, será uma maneira de aproximar e trazer a comunidade para o Estádio do Vale”, destacou.

A competição será disputada pela categoria 2000, inicia às 9 horas. Estão confirmados além do Novo Hamburgo, o Cairu de Sapiranga, La Sale de  Esteio, Ivoti de Ivoti, Genoma Colorado de Canoas, Vasquinho de Portão, Americano de Novo Hamburgo e Açoreg de Canoas.

Serão entregues medalhas de participação para todos os atletas e também serão premiados com  troféus os três primeiros colocados, todos os materiais foram desenvolvidos pela empresa Zanoello.
Desfile de Carnaval contagiou
o público em Novo Hamburgo



Com muita animação e samba no pé, as escolas Aí vem os Marujos, Portela do Sul, Império da São Jorge, Cruzeiro do Sul e Protegidos da Princesa Isabel animaram a noite de mais de 15 mil pessoas que foram até a Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira conferir o Desfile Oficial de Carnaval de Novo Hamburgo, no sábado, dia 3 de março. Antes das cinco escolas entrarem na avenida, o prefeito Tarcísio Zimmermann lembrou que o evento marcou a inauguração da nova iluminação da Pista de Eventos. “Investimentos na nova iluminação para deixar a festa mais bonita”, afirmou. Além disso, o chefe do executivo entregou uma placa em homenagem à memória de Sebastião Antônio Flores, um dos fundadores da escola Protegidos da Princesa Isabel.


Os primeiros a pisar na avenida foram a Banda Mirim e os blocos das Secretarias da Saúde(SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS). Os participantes do bloco da Saúde entregaram preservativos para o público nas arquibancadas elevaram faixas de conscientização contra o uso de drogas e álcool. Já o bloco da SDS desfilou com roupas customizadas na Fábrica da Cidadania e com a participação de catadores, integrantes do Programa CataVida.


Em seguida foi a vez das cinco escolas entrarem em ação. Neste ano, quatro escolas concorrem ao título de campeã: Aí vem os Marujos, Portela do Sul, Império da São jorge e Cruzeiro do Sul. A escola Protegidos da Princesa Isabel fez uma participação especial no Carnaval hamburguense, pois participa do desfile de Porto Alegre. Para definir a campeã serão avaliados oito quesitos: bateria, harmonia musical, samba-enredo, tema-enredo, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria eadereços, evolução. A apuração dos resultados e entrega dos troféus ocorrerá na quarta-feira, 7 de março, às 19 horas, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112, Centro). Em Novo Hamburgo, o Carnaval é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com Associação Carnavalesca de Novo Hamburgo (ACNH).


Público participou sambando ou assistindo
“Muita academia e dieta balanceada”. Essa foi a receita da passista da escola Império da São Jorge, Luciane Gomes, 34 anos, para fazer bonito na Avenida. “Existe toda uma preparação, é um ano inteiro de sacrifício, mas que vale a pena quando o coração começa a disparar”, declarou. Já o casal de moradores do bairro Canudos,Adenilson de Moura, 33 anos, e Rosângela Stein, 45, prefere não desfilar. Eles chegaram cedo para garantir um bom lugar para assistiro evento. “Vim para cá, perto das 13 horas,  para conseguir um bom lugar. Amarrei minhas duas cadeiras com cadeado e fui embora”, falou Adenilson, entre risos, mostrando a corrente e o cadeado. Já Rosângela ressaltou a organização do evento. “Já venho há cinco anos assistir ao Carnaval, e esta vez está muito bem organizado”, destacou.

O casal, Adenilson de Moura, 33 anos, e Rosângela Stein,45 anos, garantiu um lugar
 para assistir o desfile das escolas desamba.


Ordem do Desfile
- Abertura dos Blocos dasSecretarias da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS) com a Banda Mirim da ACNH;
-Entrega da placa em homenagem ao sambista Sebastião Antônio Flores.
- Escola de Aí Vem Os Marujos – Tema: Uma viagem dentro da imaginação perdida!
- Escola de Samba Portelado Sul - Tema: Ainda não se paga para sonhar!
- Escola de Samba Império da São Jorge - Tema: Com a cara do povo... A voz da comunidade!Somos Império! Somos comunidade!
- Escola de Samba Cruzeiro do Sul - Tema: A História do Samba
- Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel - Tema: Das trevas à Luz... Seguimos Protegidos Rumo ao Paraíso!


Segurança
A Brigada Militar e a Guarda Municipal realizaram o trabalho de monitoramento e segurança dos foliões com duas câmeras de videomonitoramento instaladas ao longo da Pista de Eventos. As câmeras foram controladas na central móvel de comando da Brigada, que ainda esteve presente com 142 homens para fazer a segurança no entorno. A Guarda Municipal atuou com 30 agentes orientando o trânsito e fiscalizando a atuação de flanelinhas. A atividade contou ainda com duas ambulâncias para atender eventuais ocorrências e cinco agentes do Conselho Tutelar. Já na parte interna da pista, a ACNH contratou uma empresa de segurança particular.


Próximos eventos:

7de março
- Apuração dos resultados e entrega dos troféus
Local: Espaço Cultural Albano Hartz, 19 horas

10 de março
- Carnaval Fora de Época
Local: Lomba Grande, 21horas


20 de abril
- Entrega dos troféus aos destaques do Carnaval 2012
Local: Espaço Cultural Albano Hartz, 20 horas


Fotos:(Gustavo Henemann)


A escola de samba, Aí Vem os Marujos, foi a primeira concorrente a entrar na Avenida.



A escola Portela do Sul desfilou ao som do tema-enredo Ainda não se paga para sonhar!


 Império da São Jorge invadiu a Pista de Eventos com otema: Com a cara do povo... A voz da comunidade! Somos Império! Somos comunidade!


 Passista desfila à frente do carro abre-alas da escola Cruzeiro do Sul.


 Protegidos da Princesa Isabel fizeram participaçãoespecial no Carnaval hamburguense.


 Prefeito, Tarcísio Zimmermann, juntamente com avice-prefeita, Lorena Mayer e a secretária de Cultura, Anita de Oliveira, entregaram a família de Sebastião Antônio Flores, uma placa em homenagem ao fundador da escola Protegidos da PrincesaIsabel.



 Passista da Império da São Jorge, Luciane Gomes, 34anos, mostrou samba no pé
durante o desfile.
Senac São Leopoldo realiza palestra gratuita sobre língua inglesa
   O evento será no dia 6 de março, às 19h30      
   Cantar ou escutar uma música em inglês faz parte do aprendizado do novo idioma. Pensando nisso, o Senac São Leopoldo promove a palestra “Aprendendo Inglês com a Música”. O evento, que é aberto à comunidade, será realizado no dia 6 de março, às 19h30 na unidade, localizada na Rua João Correa, 1350. As inscrições podem ser feitas no local, pelo telefone (51) 3590-3060, ou através do e-mail: senacsleo@senacrs.com.br.
   
   A palestra será ministrada pela docente da Escola, Susan Severo, que vai orientar sobre a importância do estudo da língua inglesa para conseguir oportunidades no mercado de trabalho, fazendo a união da música, que é usada para facilitar a aprendizagem. Para participar, basta doar 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo, que serão entregues para Instituições de caridade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3590-3060.