quinta-feira, 7 de junho de 2012

NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE


Justiça Moçambicana
Jornalista Jorge Mirione
EUA defendem penas alternativas 

Maputo – A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Maputo, divulgou no dia 30 de Maio, o relatório do Departamento de Estado sobre os direitos humanos em Moçambique para 2011. O governo norte-americano refere que as condições prisionais em Moçambique, não obstante o progresso registado na promoção da reforma penal e algumas medidas concretas tomadas nos complexos penais, permanecem muito perturbadoras.

«Se as reformas continuarem, aumentarem as sentenças alternativas, e as outras medidas em discussão pelo Ministério da Justiça forem bem-sucedidas, as condições prisionais poderiam melhorar de forma notável».

O governo dos EUA, diz no seu relatório que os estabelecimentos prisionais de Moçambique continuam perigosamente superlotados, e o uso prolongado e generalizado da prisão preventiva continua constante.

Várias cadeias do País apresentam-se completamente superlotadas, o que acelera a deterioração das condições de alojamento dos reclusos.

Informações divulgadas pelo Governo moçambicano, indicam que 62 por cento, dos mais de 15 mil reclusos existentes em todo o país, estão a cumprir penas correcionais, ou seja, de três dias a menos de um ano.

Organizações humanitárias entendem que esta percentagem podia estar fora das cadeias, caso o País tivesse as penas alternativas à prisão, o que iria reduzir a situação da superlotação.




terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA DO DESAFIO 2012

Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro,
supera Novo Hamburgo no Dia do Desafio 2012

Confira abaixo os resultados dos municípios participantes do Dia do Desafio 2012 na região de abrangência do Sesc Novo Hamburgo.

Novo Hamburgo mobilizou 46,88% da população no Dia do Desafio 2012. O município enfrentou a cidade de Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro, que superou os gaúchos com a participação de 68,71% dos seus habitantes. Ao todo, foram contabilizados 120.840 atendimentos em Novo Hamburgo nesta quarta-feira (30/05), durante a data que incentiva a prática de atividades físicas, realizada simultaneamente em todo o Continente Americano.

Confira, abaixo, os resultados dos confrontos do Dia do Desafio 2012 na região. A relação de todas as cidades gaúchas participantes pode ser conferida pelo site http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade.

Nesta edição, o Rio Grande do Sul teve número recorde de 481 municípios participantes no Dia do Desafio e no total foram realizados 3.920.792 de atendimentos no Estado. Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades de mesmo porte populacional, conhecidas por meio de sorteio. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

O projeto é realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, sempre em parceria com as prefeituras municipais. O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.

Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.

Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.

Veja abaixo resultados de confrontos da região:

Araricá 75,51% x 40,17% Monte Belo do Sul (Rio Grande do Sul)
Estância Velha 46,91% x 56,39% Aguaí (São Paulo)
Ivoti 61,74% x 32,21% Castilho (São Paulo)
Lindolfo Collor 44% x 85,96% Gália (São Paulo)
Linha Nova 26,15% x 32,87% Itobi (São Paulo)
Morro Reuter 65,48% x  38,47% Cedral (São Paulo)
Picada Café 86,19%  x  21% Brunópolis (Santa Catarina)
Presidente Lucena 69,20% x 49,65%  Salvador do Sul (Rio Grande do Sul)
Santa Maria do Herval 66,99% x  70,28% Três Fronteiras (São Paulo)
São José do Hortêncio 38,27% x 38,29% Taiaçu (São Paulo)
Sapiranga 7,38% x 37,08% Camajuani (Cuba)

NOTÍCIA DA HORTA COMUNITÁRIA

Amig@s da Horta!
 É com imensa alegria que divulgamos o rico trabalho da Horta através da sensibilidade do Escritor Gilberto Abrão.
 O Texto " Plantando solidariedade" está publicado no site da ONG A Corrente do Bem e pode ser acessado neste endereço:

http://www.acorrentedobem.org/horta-comunitaria-joanna-de-angelis-por-gilberto-abrao/
Indicamos a leitura, a divulgação e seu voto no site, pois acreditamos que o BEM precisa usar megafone e ocupar lugar na sociedade.
OrAção e Paz!!

Laura Pruch