sexta-feira, 28 de setembro de 2012

NH quer se tornar referência no tratamento do Câncer


Novo Hamburgo se tornará referência em tratamento para o câncer

O Município está prestes a receber uma grande conquista na área de saúde pública. Isso graças ao Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, mantido pelo Ministério da Saúde, que busca aumentar e qualificar o acesso ao tratamento especializado do câncer. Novo Hamburgo foi incluído no projeto por meio de tratativas com a Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura, em parceria com o Hospital Regina. Com isso, o Ministério da Saúde se dispõe a construir um novo prédio, que será incorporado à Unidade de Oncologia do hospital. Além disso, ele irá fiscalizar as obras e adquirir equipamentos, como o acelerador linear – utilizado na radioterapia. A apresentação do projeto acontece na terça-feira, dia 2 de outubro, às 9 horas, no Gabinete do Prefeito.

A titular da SMS, Clarita de Souza, firmou o termo de adesão em maio e Novo Hamburgo passou a concorrer com outras cidades pelas melhorias. Foram levados em consideração critérios como a carência de tratamento oncológico na região e o número de casos da doença. “Contaremos com um serviço especializado em uma área bastante sensível. Será muito bom poder tratar pacientes aqui, sem a necessidade de mandá-los para Porto Alegre e São Leopoldo”, salienta Clarita. Como o Hospital Regina conta hoje apenas com quimioterapia, a inclusão da radioterapia integralizará o tratamento do câncer no Município pelo SUS. As obras estão em processo licitatório.

O quê: Apresentação do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS em Novo Hamburgo
Quando: Terça-feira, dia 2 de outubro, às 9 horas
Onde: Gabinete do Prefeito, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry


São Leopoldo: Espetáculos de teatro de rua e infantil movimentam programação cultural do município

Na primeira semana do mês de outubro, comunidade
poderá conferir os espetáculos “A Barca” e “O Menino do Dedo Verde”.

Para a primeira semana de outubro, o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc preparou uma programação especial em São Leopoldo. Na terça-feira, 2 de outubro, crianças e adultos vão se emocionar com a história do pequeno Tistu no espetáculo “O Menino do Dedo Verde”. A apresentação da peça do Grupo Ritornelo de Teatro (RS) ocorre no Teatro Municipal de São Leopoldo (Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro) em três sessões: às 10h, às 14 e às 16h. A entrada é franca, mediante agendamento no Sesc (Rua Marquês do Herval, 784).
Já no dia 3 de outubro, por meio do projeto Circuito Palco Giratório, o Grupo Grial (PE) traz a São Leopoldo um espetáculo de rua que conta histórias populares e eruditas das mais diversas maneiras. “A Barca” vai encantar a comunidade com seus elementos festivos, lúdicos, poéticos, vigorosos e musicais. A encenação ocorre a partir das 20h, na Praça 20 de Setembro (Rua Osvaldo Aranha, 934). A entrada é franca.
Mais informações podem ser obtidas no Sesc São Leopoldo pelo pelo telefone(51) 3592.2129.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CAPSi comemora 10 anos de atividades

O Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi) completa 10 anos no próximo dia 26 de setembro. Para marcar a passagem desta primeira década de atividades, a instituição está organizando uma programação comemorativa entre os dias 24 a 29 de setembro. “São momentos bem diversificados, pois queremos integrar não somente as crianças e adolescentes atendidos, mas também a família, a comunidade e toda a rede de atendimento”, informa a assistente social do CAPSi, Karla Mombach. O centro de atenção fica na Rua Gomes Jardim, 291, no Centro de Novo Hamburgo.

Como grande parte da programação prevista para a semana de aniversário do CAPSi é voltada para o público interno (veja programação abaixo), a equipe organizadora tem a expectativa de que o ponto alto das atividades seja o Seminário sobre Medicalização na Educação, que ocorre no dia 29 de setembro, às 19 horas, no Campus 1 da Universidade Feevale.

O CAPSi
Sob a gestão da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), o CAPSi oferece atendimento a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos com sintomas graves de sofrimento mental, transtornos globais de desenvolvimento e situação de vulnerabilidade social. A equipe interdisciplinar do CAPSi é formada por assistente social, psicólogos, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, psiquiatras, oficineiros, estagiários de psicologia, serviço social, assistentes administrativos, serviços gerais e residentes de Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Programação
24/09- segunda-feira:
18h30 - Noite do pijama com grupo de 10 adolescentes.
Local: CAPSi

25/09- terça-feira:
14h - Hora do conto com a Bruxa Filó – participação de crianças do CAPSi e crianças do Maternal Planeta Mágico.
Local: CAPSi

26/09 - quarta-feira:
14h - Partida de futebol entre um time de pré adolescentes do CAPSi e time da UJR
Local: Ginásio do Rola Bola, no Kephas

27/09 - quinta-feira:
14h - Sessão de cinema com o Grupo de Multiplicadores Adolescentes do SPE.
Local: VTVídeo
19h - Seminário sobre Medicalização na Educação com apresentação do coral
da EMEI Negrinho do Pastoreio. (Atividade aberta ao público).
Local: Universidade Feevale - Campus 1

28/09 - sexta-feira:
19h - Baile para familiares com a Banda Tropical e Cover do Guri de Uruguaiana
Local: CAPSi.

29/09- sábado:
9 às 12h - Festa da Criança.
Local: CAPSi.

O quê: CAPSi completa 10 anos
Quando: 26 de setembro de 2012
Onde: CAPSi, na Rua Gomes Jardim, 291, no Centro de Novo Hamburgo. Fone: 3527-2206.